Jump to content
  • 0

O que acontece com nossas ações quando a Empresa é vendida para Outra?


Frederico Hajas

Pergunta

Olá! Umas dúvidas que tenho relacionado às ações de empresas que estão para ser vendidas.

Por exemplo, tenho ações da ABCD3 e por exemplo a empresa XPTO3 (outra empresa também na bolsa) compra a empresa ABCD.

As minhas ações ABCD3 viram automaticamente XPTO3? Ou o que acontece?

Outro exemplo, tenho ações da ABCD3 e por exemplo outra empresa que NÃO ESTÁ na bolsa compra a empresa ABCD. O que aconteceriam com minhas ações?

Obrigado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Frederico Hajas disse:

Olá! Umas dúvidas que tenho relacionado às ações de empresas que estão para ser vendidas.

Por exemplo, tenho ações da ABCD3 e por exemplo a empresa XPTO3 (outra empresa também na bolsa) compra a empresa ABCD.

As minhas ações ABCD3 viram automaticamente XPTO3? Ou o que acontece?

Outro exemplo, tenho ações da ABCD3 e por exemplo outra empresa que NÃO ESTÁ na bolsa compra a empresa ABCD. O que aconteceriam com minhas ações?

Obrigado

Boa tarde, Frederico!

Quando uma empresa é vendida o que vai mandar para o investidor é o tag along.

Tag along é o direito que o acionista minoritário tem de vender sua participação pelo mesmo preço que o controlador.

Vamos ao seu exemplo:

O controlador da ABCD3 vai vender sua participação acionária majoritária por R$10 cada ação para a XPTO3.

Supondo que a ABCD3 tem 100% de tag along, você poderá também vender suas ações pelo mesmo preço que o controlador, neste caso, também a R$10 para a XPTO3.

Agora veja que se o tag along da empresa fosse de 80%, você poderia vender por R$8, não mais que isso.

Já em um cenário de tag along 0, o novo controlador pode adquirir suas ações ao preço que ele quiser. Se por ventura ele não quiser pagar nada, ele assim poderá fazer.

Por isso a importância do tag along para investidores de longo prazo e o utilizamos como fator eliminatório na escolha de uma ação para investir.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Frederico Hajas disse:

Olá! Umas dúvidas que tenho relacionado às ações de empresas que estão para ser vendidas.

Por exemplo, tenho ações da ABCD3 e por exemplo a empresa XPTO3 (outra empresa também na bolsa) compra a empresa ABCD.

As minhas ações ABCD3 viram automaticamente XPTO3? Ou o que acontece?

Outro exemplo, tenho ações da ABCD3 e por exemplo outra empresa que NÃO ESTÁ na bolsa compra a empresa ABCD. O que aconteceriam com minhas ações?

Obrigado

@Frederico Hajas vai depender de como o negócio será feito.

Na primeira situação, a XPTO3 pode manter as ações da ABCD3, e nada muda para o investidor. Ou então pode haver uma conversão de X ações de ABCD3 por Y ações de XPTO3.

Na segunda situação, a empresa que não está na bolsa vai manter as ações da ABCD3 como estão e nada muda. Ou então ela pode fechar o capital da ABCD3 e o acionista minoritário decide se quer vender as suas ações ou ficar sócio de uma empresa de capital fechado. E nesta situação entra a tag along. Se for zero, a XPTO3 não tem obrigação de comprar as sua ações, se for 80%, ela vai pagar 80% do que pagou para os majoritários, e se for 100% de tag along você tem o direito de vender pelo mesmo valor que o majoritário recebeu.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Frederico Hajas disse:

Valeu! Entendo sobre o Tag Along, mas vamos supor que seja 100% e mesmo assim eu não queira vender, pois o que eu sei e vcs mesmo falaram, eu teria a opção, mas não sou obrigado a vender.

O que aconteceria com minhas ações?

Boa tarde @Frederico Hajas. Se a empresa fechar o capital e voce não aceitar a OPA (Oferta Publica de Aquisição) voce sera socio de uma empresa de capital fechado.

Se ela não fechar o capital, voce continuara a ser socio da empresa de capital aberto mas que pode tomar rumos diferentes daqueles presentes no momento que voce decidiu se tornar socio da mesma.

Ou seja, em momentos de aquisição com mudança do socio controlador temos que avaliar se continuamos a ser socios de uma empresa que pode não manter os fundamentos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ok Adriano, isso está entendido, mas a minha resposta não foi respondida.

Vou dar um exemplo possivelmente real para ilustrar.

Por exemplo, a OI tá mal das pernas, vamos supor que outra operadora como a VIVO compre a OI.

A OI deixará de existir e tudo será VIVO, nem sei o tag along pq não tenho OI, mas neste exemplo vamos supor que seja 100%. Então eu poderia vender minhas ações pelo mesmo valor que a VIVO as comprou. Blz! Não há dúvidas aqui.

Agora que vem a dúvida, se eu me recuso a vender, minhas ações passam ser VIVO? Por que não existe mais OI, nem empresa, e nem ações.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, Frederico Hajas disse:

Ok Adriano, isso está entendido, mas a minha resposta não foi respondida.

Vou dar um exemplo possivelmente real para ilustrar.

Por exemplo, a OI tá mal das pernas, vamos supor que outra operadora como a VIVO compre a OI.

A OI deixará de existir e tudo será VIVO, nem sei o tag along pq não tenho OI, mas neste exemplo vamos supor que seja 100%. Então eu poderia vender minhas ações pelo mesmo valor que a VIVO as comprou. Blz! Não há dúvidas aqui.

Agora que vem a dúvida, se eu me recuso a vender, minhas ações passam ser VIVO? Por que não existe mais OI, nem empresa, e nem ações.

Podem existir basicamente 2 situações:

Uma fusão das empresas. A fusão acontece quando duas ou mais empresas se unem, formando um novo negócio. Aqui, o grande diferencial é que todas as companhias que se fundiram deixam de existir para formar uma nova empresa. Por esse motivo, esse é um processo voluntário, que costuma ser realizado para expandir e fortalecer os envolvidos. Nesta situação caso voce não venda as ações elas irão se transformar em ações da nova empresa.

Contudo geralmente no processo de fusão as 2 empresas estarão consolidadas no mercado, o que não parece ser o caso que voce exemplificou.

Uma aquisição da empresa. A aquisição acontece quando uma companhia compra outra, fazendo com que o negócio adquirido passe a compor suas operações. Nesse caso, a compradora se mantém em funcionamento e ativa no mercado, enquanto a empresa comprada pode ou não continuar existindo.

Entretanto, o mais comum é que o processo envolva o encerramento legal da empresa adquirida, enquanto a outra absorve todos os seus processos. O seu exemplo se encaixaria mais nessa situação. Veja que neste caso não serviria de nada voce não vender as ações na OPA. Voce acabaria sendo socio de uma empresa que provavelmente sera desmontada e acabara com nada.

Nesta situação de aquisição, pode acontecer tambem de uma empresa comprar a participação de uma outra empresa para se tornar socio controlador da mesma. Ela pode manter a empresa em bolsa com suas operações e ter o controle da mesma. Neste caso voce continuaria a ser socio da empresa, com as mesmas ações.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Veja que neste caso não serviria de nada voce não vender as ações na OPA. Voce acabaria sendo socio de uma empresa que provavelmente sera desmontada e acabara com nada.

é realmente um campo cinzento aqui, pois se vc não é obrigado a vender mas ela vai deixar de existir, vc na verdade é obrigado a vender.

o correto seria suas ações virarem automaticamente da nova empresa, seja ela uma nova ou da empresa que comprou.

obrigado pelas respostas.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...