Jump to content
  • 0

Endividada para Investidora


Convidado Anônimo

Pergunta

Boa Tarde,
Tenho 38 anos, tenho uma Agência de Viagens ( mas descobrir lendo Pai rico e Pai pobre que na verdade só sou autônoma ), ano passado comecei a trabalhar com milhas aéreas com mtos cartões de créditos e acabei me endividando mto! Hj em dia já me organizei financeiramente e estou em processo de negociação dessas dívidas!
Nesse processo de organização financeira comecei a me interessar nos investimentos e perceber como errei no passado de nunca guardar nada e como meu futuro e da minha família fica incerto!
Hoje temos um apartamento quitado e um carro e para acelerar esse processo tive uma ideia que gostaria muito da opinião de vocês! Estou pensando em vender meu apartamento que acredito valer aprox. 450 mil e comprar um de no máximo 350 mil com 3 quartos que acomode bem minha família (sou casada com 2 filhos). Com esse valor restante fazer minha reserva de emergência e separar uma parte para o processo de negociação q estou com os cartões e a outra parte começar meus investimentos!

Espero poderem me dar uma luz nesse processo, estou mto ansiosa para resolver essa falta de planejamento que tive um minha vida!

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa Tarde,
Tenho 38 anos, tenho uma Agência de Viagens ( mas descobrir lendo Pai rico e Pai pobre que na verdade só sou autônoma ), ano passado comecei a trabalhar com milhas aéreas com mtos cartões de créditos e acabei me endividando mto! Hj em dia já me organizei financeiramente e estou em processo de negociação dessas dívidas!
Nesse processo de organização financeira comecei a me interessar nos investimentos e perceber como errei no passado de nunca guardar nada e como meu futuro e da minha família fica incerto!
Hoje temos um apartamento quitado e um carro e para acelerar esse processo tive uma ideia que gostaria muito da opinião de vocês! Estou pensando em vender meu apartamento que acredito valer aprox. 450 mil e comprar um de no máximo 350 mil com 3 quartos que acomode bem minha família (sou casada com 2 filhos). Com esse valor restante fazer minha reserva de emergência e separar uma parte para o processo de negociação q estou com os cartões e a outra parte começar meus investimentos!

Espero poderem me dar uma luz nesse processo, estou mto ansiosa para resolver essa falta de planejamento que tive um minha vida!

Boa tarde, anônima!

Que legal ver que conseguir dar um jeito na vida e garantir um futuro melhor!

 

Na minha opinião se você conseguir mudar um pouco o padrão da moradia indo morar em um apartamento menor mas que ainda seja confortável e o mais importante, que seja de vocês (não morar de aluguel), é super válido.

Você garantirà de acordo com seus planos sua reserva de emergência o que super importante (12 meses de seus custos fixos no caso de ser autônoma) e ter dinheiro para negociar e quitar dividas é ótimo. Se tem uma coisa que atrasa o ser humano é dívida.

A partir daí é possível dormir mais tranquila sem pensar em contas e também conseguir se planejar para investimentos depois da conclusão do cvrso.

 

Está no caminho certo!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite Anônima 

Faça muito bem as contas sobre a venda do apartamento. vender por 450k (Considere comissão do corretor e custos) para comprar um de 350k (Considere gastos de documentação, novas mobílias e eventuais adaptações) e veja se vai sobrar realmente uma quantia significativa. As vezes fica melhor deixar o apartamento como está e ajustar os custos de vida pra sobrar o máximo possível para quitar as dívidas. 

 

Como já consegue enxergar os erros, metade do caminho já tá percorrido. 

Sucesso 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa Tarde,
Tenho 38 anos, tenho uma Agência de Viagens ( mas descobrir lendo Pai rico e Pai pobre que na verdade só sou autônoma ), ano passado comecei a trabalhar com milhas aéreas com mtos cartões de créditos e acabei me endividando mto! Hj em dia já me organizei financeiramente e estou em processo de negociação dessas dívidas!
Nesse processo de organização financeira comecei a me interessar nos investimentos e perceber como errei no passado de nunca guardar nada e como meu futuro e da minha família fica incerto!
Hoje temos um apartamento quitado e um carro e para acelerar esse processo tive uma ideia que gostaria muito da opinião de vocês! Estou pensando em vender meu apartamento que acredito valer aprox. 450 mil e comprar um de no máximo 350 mil com 3 quartos que acomode bem minha família (sou casada com 2 filhos). Com esse valor restante fazer minha reserva de emergência e separar uma parte para o processo de negociação q estou com os cartões e a outra parte começar meus investimentos!

Espero poderem me dar uma luz nesse processo, estou mto ansiosa para resolver essa falta de planejamento que tive um minha vida!

Anônima, complementando os colegas, minha sugestão é você usar o GCAP para calcular qual seria o valor líquido que você vai receber após pagar corretagem e imposto de renda sobre o ganho de capital. Segue o link:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/gcap

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...