Jump to content
  • 0

Segurança/corretoras


Convidado Anônimo

Pergunta

Fala pessoal, desculpem a ignorância, posso abrir os programas das corretoras sem medo no computador ? Preciso de algum cuidado especifico para não ter meus dados roubados ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
45 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Fala pessoal, desculpem a ignorância, posso abrir os programas das corretoras sem medo no computador ? Preciso de algum cuidado especifico para não ter meus dados roubados ? 

Bom dia, anonimo

Acrescentando ao Adriano disse, sei que foge um pouco do assunto mas alguns bancos (BB e Caixa) só permitem acesso ao internet banking após instalação de software de segurança da instituição. Ademais, recomendo fortemente que utilize ao menos um antivírus free, se não puder pagar um.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/01/2024 at 23:26, Bruno Diniz disse:

Sugestão de quem lida com isso todo dia, e vive de impedir invasão e resolver o caos de quem foi invadido.

  • Nada é 100% seguro.
  • Aqueles módulos de banco não servem pra nada. Tanto que o itaú e instituições mais seguras e avançadas não exigem esse módulo no PC.
  • Autenticaçao de 2 fatores para tudo 2FA. Evite 2FA via SMS, é inseguro.
  • Nunca use software crackeado ou pirata no computador.
  • Esqueça antivírus pago, não servem pra nada, só para roubar dados dos usuários (kaspersky, avg, etc).
  • Em wifi público sempre use VPN (sugestão expressVPN).
  • Se a conexão é HTTP muda de corretora pois é um lixo, segurança zero.
  • Senhas de 12 caracteres ou mais, misturando tudo que for possível, em especial o caracter `ç`, que não faz parte da maioria dos dicionários hackers.
  • Sempre pergunte o motivo de ter recebido email com link, nunca clique se não for algo que esteja esperando e mesmo assim desconfie.
  • Estude a respeito de engenharia social.
  • Mais para o lado técnico, firewall, DNS sob HTTPS, etc.

Assinei o kaspersky não tem nem 2 meses, achando que era super seguro 🤡🤡

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/01/2024 at 13:26, Bruno Diniz disse:

Sugestão de quem lida com isso todo dia, e vive de impedir invasão e resolver o caos de quem foi invadido.

  • Nada é 100% seguro.
  • Aqueles módulos de banco não servem pra nada. Tanto que o itaú e instituições mais seguras e avançadas não exigem esse módulo no PC.
  • Autenticaçao de 2 fatores para tudo 2FA. Evite 2FA via SMS, é inseguro.
  • Nunca use software crackeado ou pirata no computador.
  • Esqueça antivírus pago, não servem pra nada, só para roubar dados dos usuários (kaspersky, avg, etc).
  • Em wifi público sempre use VPN (sugestão expressVPN).
  • Se a conexão é HTTP muda de corretora pois é um lixo, segurança zero.
  • Senhas de 12 caracteres ou mais, misturando tudo que for possível, em especial o caracter `ç`, que não faz parte da maioria dos dicionários hackers.
  • Sempre pergunte o motivo de ter recebido email com link, nunca clique se não for algo que esteja esperando e mesmo assim desconfie.
  • Estude a respeito de engenharia social.
  • Mais para o lado técnico, firewall, DNS sob HTTPS, etc.

Antivirus pago roubar os dados do usuário???? Eita como assim? Eu uso o AVG

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Em um passado bem distante kaspersky era um produto confiável. O que acontece com frequencia, isso vários contextos, inclusive financeiros, se cria um software/empresa lindo, maravilhoso, cativa um público. E depois lentamente começa a mudar as coisas, seja para adicionar backdoor, com motivo de montirar possíveis alvos, seja por um governo/grupo/indivíduo. Vender informações ou roubar dados sigilosos de um determinado alvo. É a mágica de conseguir info, trabalho de anos.

Atualmente o windows defender é ok, no passado era horrível. Mas nenhum antivirus vai te ajudar se você for sucetível a engenharia social. AVG, AVAST, Kaspersky, e vários outros antivirus pagos é a mesma coisa que entregar dinheiro pra bandido.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

3 meses atrás fui em uma pequena empresa averiguar uma situação de ransonware. Como que aconteceu? Toda empresa adora um leitor biométrico para marcar ponto e quer gastar o mínimo possível (não que isso seja errado). Compraram um aparelho em SP (proveniente da china), baratinho, sem ser de procedência confiável, funcionando tranquilamente.

Onde tava o problema? No software que instalava no PC para ler o dados do leitor biométrico... E ai já era. Não teve antivirus que detectou nada... nem do windows, no site virustotal, só uma flag apontava para ransonware na época. A empresa de TI que instalou nem fez verificação do software. A empresa de TI que falou que fazia backups dos dados do cliente, nunca fez... enfim.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O Bruno mineiro é conhecido por desconfiar até da sombra, agora você me deu mais um motivo hahaha parabéns. Trabalho com dados de saúde, onde posso armazenar esse trem com segurança ? Num caderno? mas preciso ter controle dos dados. Cê soltou a bomba. Nos dê por gentileza soluções 😁, claro se for possível.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Laís Chaves disse:

O Bruno mineiro é conhecido por desconfiar até da sombra, agora você me deu mais um motivo hahaha parabéns. Trabalho com dados de saúde, onde posso armazenar esse trem com segurança ? Num caderno? mas preciso ter controle dos dados. Cê soltou a bomba. Nos dê por gentileza soluções 😁, claro se for possível.

Um pouco dos descaso, a questão do bitcoin subindo o valor... tudo por conta de um miserável que provavelmente usou senha fraca, e não tinha 2FA habilitado. E o miserável que soltou um tweet que desgovernou bastante coisa.

https://www.helpnetsecurity.com/2024/01/10/sec-x-account-hijacked/

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Laís Chaves disse:

O Bruno mineiro é conhecido por desconfiar até da sombra, agora você me deu mais um motivo hahaha parabéns. Trabalho com dados de saúde, onde posso armazenar esse trem com segurança ? Num caderno? mas preciso ter controle dos dados. Cê soltou a bomba. Nos dê por gentileza soluções 😁, claro se for possível.

Há muita coisa pra ser avaliada em vários contextos. A solução é sempre um conjunto de fatores em constante evolução. Chama no linkein https://www.linkedin.com/in/bkd-it/ , há muito detalhe pra explicar e o assunto vai fugir do tópico aqui, explico sem custo, ajudo você trilhar um pouco mais esse caminho de segurança de info.

Para quem tiver interesse há um site https://www.itpro.tv/ com muito conteúdo bom, pago em USD, e somente em inglês.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/01/2024 at 14:22, Bruno Diniz disse:

3 meses atrás fui em uma pequena empresa averiguar uma situação de ransonware. Como que aconteceu? Toda empresa adora um leitor biométrico para marcar ponto e quer gastar o mínimo possível (não que isso seja errado). Compraram um aparelho em SP (proveniente da china), baratinho, sem ser de procedência confiável, funcionando tranquilamente.

Onde tava o problema? No software que instalava no PC para ler o dados do leitor biométrico... E ai já era. Não teve antivirus que detectou nada... nem do windows, no site virustotal, só uma flag apontava para ransonware na época. A empresa de TI que instalou nem fez verificação do software. A empresa de TI que falou que fazia backups dos dados do cliente, nunca fez... enfim.

É raro, mas acontece muito haha

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...