Jump to content
  • 0

Dividendos todos os meses


Ricardo Miguel

Pergunta

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
22 minutes ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Pessoal, é possível montar uma carteira onde tenhamos ações que todos os meses recebamos os dividendos?

Alguma estratégia?

Tipo, encontrar qual empresa paga dividendos em janeiro, fevereiro, e etc (analisar, claro) e montar?

Alguma dica ou nada a ver não faz sentido?

@Ricardo Alexandre Miguel não tem como garantir que a empresa vá pagar exatamente todo mês, ou semestral, ou trimestral etc. As empresas são livres para definir quando e quanto farão o pagamento de dividendos. O que você pode olhar é para o histórico pago, mas sabendo que não é garantido. Mesmo no caso dos FIIs não há garantia, pois os FIIs são obrigados a pagar 95% do lucro auferidos em 6 meses. Eles pagam mensal para estimular os investidores a negociar as cotas.

Você pode olhar no Investidor10 o histórico de pagamento dos dividendos das empresas.

Vale lembrar que pagamento de dividendos é simplesmente mudança de bolso do dinheiro, não é geração de dinheiro do nada. Claro que para quem está mais próximo da fase de usufruir da renda passiva (como é o meu caso) faz sentido colocar empresas pagadoras de dividendos, porém não somente elas.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Ricardo Alexandre Miguel não tem como garantir que a empresa vá pagar exatamente todo mês, ou semestral, ou trimestral etc. As empresas são livres para definir quando e quanto farão o pagamento de dividendos. O que você pode olhar é para o histórico pago, mas sabendo que não é garantido. Mesmo no caso dos FIIs não há garantia, pois os FIIs são obrigados a pagar 95% do lucro auferidos em 6 meses. Eles pagam mensal para estimular os investidores a negociar as cotas.

Você pode olhar no Investidor10 o histórico de pagamento dos dividendos das empresas.

Vale lembrar que pagamento de dividendos é simplesmente mudança de bolso do dinheiro, não é geração de dinheiro do nada. Claro que para quem está mais próximo da fase de usufruir da renda passiva (como é o meu caso) faz sentido colocar empresas pagadoras de dividendos, porém não somente elas.

Espero ter ajudado.

Investidor 10, legal vou dar uma olhada por lá, obrigado

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Pessoal, é possível montar uma carteira onde tenhamos ações que todos os meses recebamos os dividendos?

Alguma estratégia?

Tipo, encontrar qual empresa paga dividendos em janeiro, fevereiro, e etc (analisar, claro) e montar?

Alguma dica ou nada a ver não faz sentido?

Possível é, mas não faz sentido (lembrando que o valor do dividendo é subtraído do valor da ação).

Se a ideia é montar uma carteira de pagamento mensal mais regular (e mesmo assim pode variar) seria melhor partir para FIIs.

Mas lembrando que mesmo em uma fase de viver de renda, o mais inteligente e assertivo seria fazer uma programação de recebimentos (que cubram seus custos e planos mensais) com renda fixa x vencimentos trimestrais, semestrais, etc, ja que a previsibilidade dos valores e datas 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Pessoal, é possível montar uma carteira onde tenhamos ações que todos os meses recebamos os dividendos?

Alguma estratégia?

Tipo, encontrar qual empresa paga dividendos em janeiro, fevereiro, e etc (analisar, claro) e montar?

Alguma dica ou nada a ver não faz sentido?

Se sua ideia for pra quando estiver vivendo na fase de viver de renda, o melhor é fazer provisionamento anual, num horizonte maior (ano) fica mais equilibrado.

Neste caso você teria que começar o provisionamento 1 ano antes, e colocar em renda fixa com liquidez conforme seu planejamento para o ano...

E assim este montante de RF faz o equilíbrio de quanto tem que gastar mensalmente, e os dividendos de acoes, fiis, RF vencendo... vão entrando neste montante anual

Acredito que esta seja uma boa forma de gerenciar isso, não sei se ficou claro.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Marcelo R disse:

Se sua ideia for pra quando estiver vivendo na fase de viver de renda, o melhor é fazer provisionamento anual, num horizonte maior (ano) fica mais equilibrado.

Neste caso você teria que começar o provisionamento 1 ano antes, e colocar em renda fixa com liquidez conforme seu planejamento para o ano...

E assim este montante de RF faz o equilíbrio de quanto tem que gastar mensalmente, e os dividendos de acoes, fiis, RF vencendo... vão entrando neste montante anual

Acredito que esta seja uma boa forma de gerenciar isso, não sei se ficou claro.

 

Deixa ver se entendi então, supondo que eu precise de 5k por mês para viver, eu então teria de separar antecipadamente 60k e colocar esse montante numa aplicação de RF para ir usando no decorrer do ano. Claro que deveria fazer isso todos os anos dali pra frente imagino. Agora a questão é, qual tipo de renda fixa que eu poderia colocar todo esse montante e ir sacando gradativamente?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Deixa ver se entendi então, supondo que eu precise de 5k por mês para viver, eu então teria de separar antecipadamente 60k e colocar esse montante numa aplicação de RF para ir usando no decorrer do ano. Claro que deveria fazer isso todos os anos dali pra frente imagino. Agora a questão é, qual tipo de renda fixa que eu poderia colocar todo esse montante e ir sacando gradativamente?

 

Depende de como você quiser se programar...

R$15k = Por exemplo, pode deixar liquido sempre 3 meses (para oscilações) então seria no CDB 100% CDI liquidez diária

R$15k = ai a outra perna ficaria numa LCI/LCA vencimento 90 dias

R$15k = e a outra perna numa LCI/LCA vencimento 180 dias

R$15k = e a outra em LCI/LCA vencimento 270 dias

Ai você pode compor com o que estiver melhor no momento da aplicação...

e durante o ano todos eventos que forem acontecendo de ações, vai investindo em LCI/LCA ou CDBs com vencimentos de 360 a 720 dais... para "encher" as caixas do próximo ano

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Deixa ver se entendi então, supondo que eu precise de 5k por mês para viver, eu então teria de separar antecipadamente 60k e colocar esse montante numa aplicação de RF para ir usando no decorrer do ano. Claro que deveria fazer isso todos os anos dali pra frente imagino. Agora a questão é, qual tipo de renda fixa que eu poderia colocar todo esse montante e ir sacando gradativamente?

 

@Ricardo Alexandre Miguel talvez este post e este video te ajude a entender o processo 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo R disse:

Depende de como você quiser se programar...

R$15k = Por exemplo, pode deixar liquido sempre 3 meses (para oscilações) então seria no CDB 100% CDI liquidez diária

R$15k = ai a outra perna ficaria numa LCI/LCA vencimento 90 dias

R$15k = e a outra perna numa LCI/LCA vencimento 180 dias

R$15k = e a outra em LCI/LCA vencimento 270 dias

Ai você pode compor com o que estiver melhor no momento da aplicação...

e durante o ano todos eventos que forem acontecendo de ações, vai investindo em LCI/LCA ou CDBs com vencimentos de 360 a 720 dais... para "encher" as caixas do próximo ano

 

Ai sim, entendi valeu mesmo ! E só pra ter certeza, esses "eventos que forem acontecendo" seriam os dividendos e JCP correto?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Ai sim, entendi valeu mesmo ! E só pra ter certeza, esses "eventos que forem acontecendo" seriam os dividendos e JCP correto?

Isso mesmo...

E quando "encher" a provisão do próximo ano, o que sobrar você reinveste nos ativos...

Imagina que já provisionou os 60k para o ano que vem, e ainda assim entram mais proventos... você pode reinvestir nos ativos... ou dar uma pequena esticada no provisionamento, indo para até 1 ano e meio.

Vale lembrar que é bom ir aumentando o provisionamento ano a ano, por exemplo pelo IPCA, senão fica pra trás...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Marcelo R disse:

Isso mesmo...

E quando "encher" a provisão do próximo ano, o que sobrar você reinveste nos ativos...

Imagina que já provisionou os 60k para o ano que vem, e ainda assim entram mais proventos... você pode reinvestir nos ativos... ou dar uma pequena esticada no provisionamento, indo para até 1 ano e meio.

Vale lembrar que é bom ir aumentando o provisionamento ano a ano, por exemplo pelo IPCA, senão fica pra trás...

 

@Marcelo R show valeu mesmo !

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/01/2024 at 09:47, Ricardo Alexandre Miguel disse:

Pessoal, é possível montar uma carteira onde tenhamos ações que todos os meses recebamos os dividendos?

Alguma estratégia?

Tipo, encontrar qual empresa paga dividendos em janeiro, fevereiro, e etc (analisar, claro) e montar?

Alguma dica ou nada a ver não faz sentido?

Bom dia, seria muito difícil acertar os dividendos por mês, mas com um fluxo de caixa, você pode usar a renda fixa em conjunto com os pagamentos e assim acertar a disponibilidade mensal dos proventos, por exemplo, você tem uma renda anual de 120 mil reais em dividendos, pagos em meses diversos, você pode aplicar o dinheiro com datas distintas de vencimento, organizando o fluxo conforme a necessidade sem perder rendimento, ou pelo menos perdendo pouco. Da forma que tenha um desfrute medio de 10 mil por mês. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...