Jump to content
  • 0

Preço médio quando faço venda parcial


Flávio Antonio Siviero

Pergunta

Boa tarde família Sardinha.

Tenha uma dúvida com relação aos cálculos de preço médio. Para fazer o cálculo quando aumento o meu número de ações é fácil.

No entanto não consegui chegar a uma conclusão para o caso de venda parcial ( embora eu saiba que nosso objetivo é sempre manter as ações compradas). Mas,  vamos dizer que eu precisei vender por algum motivo hipotético qualquer.

Imagine a situação hipotética:

Dia 1x/x/23  - compra de 500 papeis a R$ 5,00 cada (Total de R$ 2.500,00)

Dia 2x/y/23 - compra de 200 papeis a R$ 4,00 cada (total de R$ 800,000

Dia 3x/z/23 - Compra de 300 papeis a R$ 4,00 cada (Total de R$ 1.200,00)

Com estas compras, tenho 1.000 papeis ao preço médio de R$ 4,50 pela seguinte conta: { (500x5,00)+(200x4,00)+(300x4,00) }/ (500+200+300)

Dia 4x/k/23 Vendi 600 papeis a R$ 6,00 (Total de R$ 3.600,00)

Como calculo este novo preço médio das 400 ações que sobraram na carteira????

Obrigado

 

Siviero

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Flávio Antonio Siviero,

O preço médio só muda quando você adiciona valor à carteira.  Quando você vende, preço médio permanece inalterado.

Pense da seguinte forma:  Você tem um estoque de dinheiro em ações/Fiis, etc...  Toda vez que você faz uma compra, seu novo preço médio é a quantidade de dinheiro novo somando ao estoque, compondo um novo "estoque de dinheiro", e o novo saldo é dividido por quantas ações/cota você tem.  Na venda, o seu "estoque" é reduzido de um valor igual à quantidade que vendeu multiplicado pelo preço médio anterior e, assim sendo, não há mudança no seu PM nessa operação de venda.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Flávio Antonio Siviero como disseram os colegas, venda de ações/cotas não muda o preço médio que você tem n momento da venda, independente da cotação de venda.

No seu exemplo, você tinha 1.000 ações e pagou por elas R$4.500,00.

Após a venda você ficou com 400 ações e o valor pego por elas foi de R$1.800,00 (400 x R$4,50).

O preço de venda importa para calcular se você teve lucro ou prejuízo. No seu exemplo você teve lucro, pois as 600 ações te custaram R$2.700,00 e você vendeu por R$3.600,00. Um lucro de R$900,00.

PS: dependendo da movimentação do mês, pode ser um lucro isento ou pode ser que você tenha que pagar 15% sobre o lucro. E se tiver prejuízo acumulado pode deduzir do lucro para diminuir ou zero o IR a pagar.

Espero ter ajudado.

Obrigado família pelas respostas.

Para reforçar o meu entendimento:

Se eu entendi bem, significa que para saber se tive prejuízo ou lucro na próxima venda (aqueles 400 papeis que sobraram) eu devo considerar o valor médio de R$4,50, sendo esse R$ 4,50 a média calculada ao final das minhas compras dos 1.000 papeis?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
50 minutes ago, Flávio Antonio Siviero disse:

Obrigado família pelas respostas.

Para reforçar o meu entendimento:

Se eu entendi bem, significa que para saber se tive prejuízo ou lucro na próxima venda (aqueles 400 papeis que sobraram) eu devo considerar o valor médio de R$4,50, sendo esse R$ 4,50 a média calculada ao final das minhas compras dos 1.000 papeis?

Boa tarde @Flávio Antonio Siviero. Sim, as ações que restaram irão manter o preço medio

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Já vai ganhar o prêmio Mão de Alface!

Brincadeiras a parte, pense bem antes de vender ações, eu sempre levei chumbo nas vendas, no inicio da minha vida na bolsa, era um compra e vende lascado, fazia ate um lucro, mas com o tempo a bolsa andou e eu perdi ganhos enormes, o arrependimento.

Quando parei de vender e tive paciência para esperar é que eu vi o tamanho da presepada que eu tinha feito.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/01/2024 at 08:21, Cézar Busato disse:

Já vai ganhar o prêmio Mão de Alface!

Brincadeiras a parte, pense bem antes de vender ações, eu sempre levei chumbo nas vendas, no inicio da minha vida na bolsa, era um compra e vende lascado, fazia ate um lucro, mas com o tempo a bolsa andou e eu perdi ganhos enormes, o arrependimento.

Quando parei de vender e tive paciência para esperar é que eu vi o tamanho da presepada que eu tinha feito.

KKKKK Boa Cezinha.....

Na verdade eu não tenho intenção de vender assim tão rápido, mas o conceito de preço médio  precisa estar bem arraigado na cabeça.

Obrigado pelo seu depoimento, tenha certeza que para mim faz muito sentido o que você escreveu. Valeu.

Abração

Siviero

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Flávio Antonio Siviero disse:

KKKKK Boa Cezinha.....

Na verdade eu não tenho intenção de vender assim tão rápido, mas o conceito de preço médio  precisa estar bem arraigado na cabeça.

Obrigado pelo seu depoimento, tenha certeza que para mim faz muito sentido o que você escreveu. Valeu.

Abração

Siviero

Cara, cuida com preço médio de app. quando tem bonificação, você pagou zero e no app aparece 17 reais, como aconteceu com Itausa 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Cézar Busato disse:

Cara, cuida com preço médio de app. quando tem bonificação, você pagou zero e no app aparece 17 reais, como aconteceu com Itausa 

@Cézar Busato na verdade você precisa olhar a qual preço a bonificação foi registrada contabilmente. Na divulgação do fato relevante a empresa coloca o preço e é com este preço que você calcula o seu novo preço médio, mesmo que você não tenha desembolsado diretamente o dinheiro.

Imagina que a empresa pegou o lucro, distribuiu para você a sua parte e a própria empresa fez uma ordem de compra pelo preço que ela contabilizou.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Cézar Busato na verdade você precisa olhar a qual preço a bonificação foi registrada contabilmente. Na divulgação do fato relevante a empresa coloca o preço e é com este preço que você calcula o seu novo preço médio, mesmo que você não tenha desembolsado diretamente o dinheiro.

Imagina que a empresa pegou o lucro, distribuiu para você a sua parte e a própria empresa fez uma ordem de compra pelo preço que ela contabilizou.

Flavio, tem como você discorrer mais sobre isso, pois nas minhas contas eu pego o desembolso total do investimento e divido pela quantidade de ações em carteira, chegando ao preço medio do papel pelo rateio do investimento, estaria errado?

Pelo que entendi o fato da empresa lançar a bonificação a altos preços estaria atrelado mais a questões fiscais, para a empresa e para o investidor, e não teria impacto no investimento. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Cézar Busato disse:

Flavio, tem como você discorrer mais sobre isso, pois nas minhas contas eu pego o desembolso total do investimento e divido pela quantidade de ações em carteira, chegando ao preço medio do papel pelo rateio do investimento, estaria errado?

Pelo que entendi o fato da empresa lançar a bonificação a altos preços estaria atrelado mais a questões fiscais, para a empresa e para o investidor, e não teria impacto no investimento. 

@Cézar Busato as suas contas estão corretas quando não temos a bonificação. Quando são somente compras/vendas "normais" basta dividir o valor das compras pela quantidade de ações para chegar no preço médio. 

Quando há uma bonificação a empresa está "dando" para o investidor uma certa quantidade de ações e estas ações têm um valor, que é divulgado no fato relevante.

É como expliquei acima, a bonificação é uma "distribuição" de dividendos atrelada a compra de ações, ou seja, é uma compra e vai afetar o seu preço médio.

Vamos a um exemplo.

Você fez várias compras ao longo do tempo e tem 1.000 ações de SARD3 ao preço médio de R$50,00, ou seja, você desembolsou R$50.000,00. A empresa resolveu fazer uma bonificação de 10% ao preço de R$61,00.

Você tem o direito a 100 ações ao preço de R$61,00, portanto ao invés de receber R$6.100,00 em dividendos você está recebendo em ações. 

Então você passou a ter 1.100 ações (1.000 + 100) e com um desembolso de R$56.100,00 (R$50.000 + R$6.100), e o preço médio passa a ser R$56.100,00 divididos por 1.100 ações = R$51,00.

Vantagem neste exemplo, seu preço médio aumentou e numa eventual venda, seu lucro será menor ou seu prejuizo maior.

Desvantagem neste exemplo, pode ser que o preço atual de SARD3 seja menor que R$61,00 e se você tivesse recebido os dividendos poderia comprar uma quantidade maior de ações de SARD3. 

Especificamente no caso de ITAUSA o preço da bonificação foi mais que o dobro do preço a mercado, o que é um benefício ao investidor que aumenta seu preço médio e no caso de vender terá um lucro menor, e portanto menos IR a pagar.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...