Jump to content
  • 0

perdi metade do meu patrimônio investido


Convidado Anônimo

Pergunta

Acho que fiz besteira , sou médica , 54 anos , separada , ganho em torno de 30.000,00 ao mÊs contando meu salário e parte do acordo de separação , tinha 600.000,00 investido na bolsa na XP , esse valor após 3 anos diminuiu para metade , possuo também um apartamento avaliado em 2.400.00,00 ...mas não estou  vendo perspectiva de  aposentadoria com uma renda aceitável e tenho medo de perder todo o valor invetido na bolsa ...tenho gasto fixo muito alto com pets , viagens ,  filhos ...

 

Raul me ajudaaaa

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
13 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Acho que fiz besteira , sou médica , 54 anos , separada , ganho em torno de 30.000,00 ao mÊs contando meu salário e parte do acordo de separação , tinha 600.000,00 investido na bolsa na XP , esse valor após 3 anos diminuiu para metade , possuo também um apartamento avaliado em 2.400.00,00 ...mas não estou  vendo perspectiva de  aposentadoria com uma renda aceitável e tenho medo de perder todo o valor invetido na bolsa ...tenho gasto fixo muito alto com pets , viagens ,  filhos ...

 

Raul me ajudaaaa

Anônima, primeiro é finalizar todas as aulas para saber analisar a sua carteira atual e poder tomar uma ação mais assertiva. E qualquer novo aporte deve ser feito em Tesouro Selic.

Qual a composição da sua carteira? Como ela foi formada? Assessor ajudou? Foi você decidindo? Continua aportando? Precisamos de mais informações para saber como opinar.

Você ainda tem lives para ver? Assinou a AUVP SEMPRE para continuar vendo as lives e as aulas?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Acho que fiz besteira , sou médica , 54 anos , separada , ganho em torno de 30.000,00 ao mÊs contando meu salário e parte do acordo de separação , tinha 600.000,00 investido na bolsa na XP , esse valor após 3 anos diminuiu para metade , possuo também um apartamento avaliado em 2.400.00,00 ...mas não estou  vendo perspectiva de  aposentadoria com uma renda aceitável e tenho medo de perder todo o valor invetido na bolsa ...tenho gasto fixo muito alto com pets , viagens ,  filhos ...

 

Raul me ajudaaaa

Bom dia!

Sendo sincero, pra conseguir se aposentar de forma sustentável com R$30 mil por mês você precisaria de um patrimônio de R$6 milhões... Ou seja, você precisa combinar dois fatores pra conseguir ter uma boa perspectiva - diminuir seu padrão de vida e investir mais.

Vamos supor que você diminua seus gastos para R$15 mil e aporte os outros 15. Nesse ritmo, em cerca de 10 anos você conseguiria um patrimônio de R$3,3 milhões (considerando uma taxa real de 8% ao ano), que conseguem tranquilamente bancar esse padrão de vida.

image.png.32a3fb425eece788fcd66a31abb3654c.png

Claro, esse é apenas um dos cenários, mas já te mostra o seguinte: se não mudar bastante seu padrão da vida e sem dilapidar/vender seu patrimônio, você não vai conseguir se aposentar em uma idade boa.

No entanto, tem mais dois caminhos:

1) Não considerar seu patrimônio na perpetuidade - quando digo que você precisa de R$3 milhões para bancar um padrão de vida de R$15 mil/mês, seria de forma sustentável, mas você também pode projetar uma expectativa de vida de 100 anos (bem alta, para evitar erros), e calcular quanto pode gastar do patrimônio para que nessa idade ele seja igual a zero.

Nesse cenário, vamos supor que você vai tentar se aposentar aos 65 anos, ou seja, 35 anos usando o patrimônio e mais 11 de acumulação. Nesse cenário, você precisaria ter R$2,2 milhões aos 65 anos, rendendo 0,64% ao mês (taxa real), retirando R$15 mil por mês para que aos 100 anos de idade seu patrimônio seja zero. Considerando seu valor inicial, o aporte precisaria ser de R$7.300 por mês. Ou seja, pode viver com cerca de R$22,7 mil por 11 anos e após esse período R$15 mil durante sua aposentadoria (considerando que vai viver até os 100 anos).

2) Outra possibilidade ainda seria vender seu apartamento. Apenas os R$2,4 mi + R$300 mil inciais já seriam quase R$6 mi dentro de 10 anos, suficiente para bancar um padrão de vida de R$30 mil/mês ad aeternum.

Com tudo isso, chegamos a uma conclusão: ainda tem o que fazer, mas você precisa abaixar esse custo de vida urgentemente ou mexer no seu patrimônio. Podemos agendar uma reunião para ver se a AUVP Consultoria faz sentido no seu caso, para te ajudar a atingir seus objetivos. Pode me mandar uma mensagem por aqui ou pode responder o tópico se achar que faz sentido pra você.

Espero que tenha conseguido te dar uma luz no fim do túnel, abraços!

  • Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Acho que fiz besteira , sou médica , 54 anos , separada , ganho em torno de 30.000,00 ao mÊs contando meu salário e parte do acordo de separação , tinha 600.000,00 investido na bolsa na XP , esse valor após 3 anos diminuiu para metade , possuo também um apartamento avaliado em 2.400.00,00 ...mas não estou  vendo perspectiva de  aposentadoria com uma renda aceitável e tenho medo de perder todo o valor invetido na bolsa ...tenho gasto fixo muito alto com pets , viagens ,  filhos ...

Ola "Anonima", besteira podemos corrigir.. mas temos que saber quem há um prazo e um numero possivel a chegar...

pontos que acredito que voce possa avaliar:

a) custos altos que vc menciona - seria importante voce se organizar, tentar reduzir ou adequar o custo de vida (sem mexer tanto no padrao, mas sejamos honestos tera que mexer um pouco)

b) manter uns aportes mais robustos ou pensar se vale a pena ou faz sentido um apto de quase 2,5Milhoes (nao entendi se mora sozinha, ja que diz que é separada)

c) o valor de sua renda, considerando Brasil é uma otima renda, mas para ter isso de renda passiva , assim como o Matheus mencionou acima, teria que ter vindo construindo uma carteira ha uns bons anos atras..

ou seja, organizar, estabelecer um rendimento plausivel (possivel) num horizonte de tempo ao qual deseje parar de trabalhar ou diminuir o ritmo, e aportar valor coerente com este montante x prazo... e sim avaliar a questao do imovel (trocar por um imovel de menor valor e investir a diferença)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...