Jump to content
  • 0

Entendendo mais sobre bonificações


Edison Luis Paulini

Pergunta

Boa tarde, sardinhas!

 

Gostaria de me aprofundar nesse tema a fins de curiosidade mesmo.

Como funciona para a empresa fazer a bonificação?

Até onde entendo, a empresa pode optar por fazer uma bonificação aos acionistas ao invés de, por exemplo, pagar os convencionais rendimentos em formas de dividendos ou JCP.

Se essa premissa é correta, queria entender melhor sobre como isso se reflete para a empresa. Por que ela optaria por isso ao invés de rendimentos? Ajuda a segurar o investidor? Tem algum benefício financeiro e/ou fiscal?

Ainda para ilustrar um pouco mais. Sabemos que quando se tem pagamentos de proventos o dinheiro troca de bolso. Eu tenho 100 ações SARD3 a R$5 cada. Logo um patrimônio de quinhentos. Eles pagam um dividendo de 1 real e as ações são corrigidas para 4. Mas como eu recebi 100 em provento e minhas ações agora valem um total de R$400, ainda tenho os mesmos quinhentos de patrimônio.

E no caso das bonificações? Preços de ações de alteram ? (Não que isso importe, o objetivo é entender mesmo como a coisa toda).

 

Valeu desde já!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, sardinhas!

 

Gostaria de me aprofundar nesse tema a fins de curiosidade mesmo.

Como funciona para a empresa fazer a bonificação?

Até onde entendo, a empresa pode optar por fazer uma bonificação aos acionistas ao invés de, por exemplo, pagar os convencionais rendimentos em formas de dividendos ou JCP.

Se essa premissa é correta, queria entender melhor sobre como isso se reflete para a empresa. Por que ela optaria por isso ao invés de rendimentos? Ajuda a segurar o investidor? Tem algum benefício financeiro e/ou fiscal?

Ainda para ilustrar um pouco mais. Sabemos que quando se tem pagamentos de proventos o dinheiro troca de bolso. Eu tenho 100 ações SARD3 a R$5 cada. Logo um patrimônio de quinhentos. Eles pagam um dividendo de 1 real e as ações são corrigidas para 4. Mas como eu recebi 100 em provento e minhas ações agora valem um total de R$400, ainda tenho os mesmos quinhentos de patrimônio.

E no caso das bonificações? Preços de ações de alteram ? (Não que isso importe, o objetivo é entender mesmo como a coisa toda).

 

Valeu desde já!

@Edison Paulini quando a empresa faz bonificação ela está usando o dinheiro para aumentar o capital social dela e "dando" as ações proporcionalmente aos acionistas que têm posição da empresa. Na bonificação a empresa não desembolsa o dinheiro podendo usá-lo no negócio. Não há IR a ser pago, se fosse JCP, haveria o IR retido na fonte. A empresa melhora a liquidez uma vez que teremos mais ações em circulação e podendo com isto ter um "ganho" no aumento da cotação. Com a bonificação o acionista fica com uma quantidade maior de ações possibilitando um ganho maior em novas distribuições de lucro (dividendos/JCP).

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde @Edison Paulini. Lembra quando fizemos a nossa planilha de ativos e passivos? O resultado final seria o nosso patrimonio liquido

Com as empresas acontece a mesma coisa. As empresas possuem os ativos que resumidamente são os bens e direitos em determinado momento (caixa, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, imobilizado, intangivel) e os passivos que são as obrigações (pagamento de fornecedores, emprestimos). O resultado da subtração dos ativos versus os passivos de uma empresa resulta no patrimonio liquido.

De forma simplista o patrimonio liquido é o valor que pertence aos acionistas. Este patrimonio liquido é composto por:

- capital social: representa o que foi colocado pelos sócios na empresa via aporte inicial para a empresa começar a funcionar bem como o levantado via IPOs
- reserva de lucros: representa uma parte dos lucros que são direcionados para uma reserva com propositos especificos
- ações em tesouraria: são as ações que a empresa recomprou, a qual podem ser reemitidas ou canceladas

O que acontece em uma bonificação é que parte da reserva de lucro é convertida em ações aumentando o capital social da empresa. Veja que não houve aporte de recursos novos na emprersa, somente um aumento no numero de ações. É a mesma historia do dinheiro trocar de bolso. Como ocorre um aumento do numero de ações é esperado tambem que ocorra um reajuste para baixo no valor da mesma. Para o invetsidor isso não faz diferença ja que o valor investido continuara o mesmo devido ao fato de que aumentaram o numero de ações em sua posse. A vantagem poderia ser um aumento na liquidez das ações e futuramente uma maior remuneração via dividendos e JCP

Para empresa a vantagem é em não ter que retirar dinheiro do seu caixa para realizar o pagamento via dividendos. Mantendo um valor maior em caixa a empresa pode realizar mais investimentos e possibilitar um maior crescimento dos seus lucros.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado, @Adriano Umemura e @Flavio Prado!

 

Posso concluir então que bonificação para acionista acaba sendo até mais benefico uma bonificação quando ele está na fase de construção de patrimônio? Ou não necessariamente?

Digo isso pois apesar de termos uma lógica semelhante então da troca de bolso, a bonificação ao que entendi gera um benefício mesmo que futuro para uma fase de viver de renda onde eu receberia proventos a mais sem ter aportado mais a grosso modo falando.

É correto este raciocínio?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Edison Paulini disse:

Obrigado, @Adriano Umemura e @Flavio Prado!

 

Posso concluir então que bonificação para acionista acaba sendo até mais benefico uma bonificação quando ele está na fase de construção de patrimônio? Ou não necessariamente?

Digo isso pois apesar de termos uma lógica semelhante então da troca de bolso, a bonificação ao que entendi gera um benefício mesmo que futuro para uma fase de viver de renda onde eu receberia proventos a mais sem ter aportado mais a grosso modo falando.

É correto este raciocínio?

@Edison Paulini eu vejo a bonificação como tendo mais coisas positivas do que negativas. Basicamente eu vejo apenas uma coisa negativa, que seria no caso da bonificação gerar um desbalanceamento da carteira, pois a bonificação é um aporte em que se eu recebesse o dinheiro estaria investindo conforme o Diagrama e talvez no momento fosse em outro ativo, mas eu entendo que o benéfico supera em muito esta situação negativa que coloquei acima.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Um grande beneficio que eu vejo é o aumento do preço medio, em uma venda futura vai incidir menos imposto de renda, como os dividendos sao pagos proporcionais ao volume de papel, eles também vão ser impactados positivamente, para quem compra com a intenção de fazer um Swing ou ficar um tempo pre determinado com o papel, não sei se vale tanto a pena, pois as bonificações aumentam o volume negociado e seguram o preço do papel, Itausa é um bom exemplo, pois faz bonificações recorrentes e o preço do papel nunca explode, mas para quem pega a bonificação e segura as vantagens são muito maiores que as desvantagens  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Cézar Busato disse:

Um grande beneficio que eu vejo é o aumento do preço medio, em uma venda futura vai incidir menos imposto de renda, como os dividendos sao pagos proporcionais ao volume de papel, eles também vão ser impactados positivamente, para quem compra com a intenção de fazer um Swing ou ficar um tempo pre determinado com o papel, não sei se vale tanto a pena, pois as bonificações aumentam o volume negociado e seguram o preço do papel, Itausa é um bom exemplo, pois faz bonificações recorrentes e o preço do papel nunca explode, mas para quem pega a bonificação e segura as vantagens são muito maiores que as desvantagens  

@Cézar Busato não necessariamente vai aumentar o seu preço médio, pois depende do preço que a empresa contabilizou a bonificação e vai depender do preço médio que o investidor tenha, então pode ou não aumentar o preço médio.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...