Jump to content
  • 0

DINHEIRO NÃO DECLARADO


Convidado Anônimo

Pergunta

SOCORRO! Passei anos recebendo comissões por fora da carteira na minha conta, na época não investia e comprei casas e terrenos, agora estou vendendo alguns imóveis  (inclusive o comprador irá financiar pela caixa) e esse dinheiro vai voltar pra minha conta sem "procedência" o que fazer? tô morrendo de medo da receita e sendo bem sincero gostaria de não pagar imposto.

O Raul na última live deu a entender que existe uma forma de resolver.

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

SOCORRO! Passei anos recebendo comissões por fora da carteira na minha conta, na época não investia e comprei casas e terrenos, agora estou vendendo alguns imóveis  (inclusive o comprador irá financiar pela caixa) e esse dinheiro vai voltar pra minha conta sem "procedência" o que fazer? tô morrendo de medo da receita e sendo bem sincero gostaria de não pagar imposto.

O Raul na última live deu a entender que existe uma forma de resolver.

Anônimo, algumas informações são necessárias para podermos tentar ajudar. Você faz declaração anual? Qual o valor anual declarado como renda? Tem bens declarados? Qual o valor de aquisição dos imóveis e qual o valor de venda deles?

De qualquer maneira o ideal é buscar orientação profissional de um Contador para auxiliar, pois vai depender de várias informações para conseguir equacionar a sua situação.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa! sou registrado com R$ 4000,00 declaro IR. referente a esse valor, só tenho uma casa que esta financiada pela caixa (que não vou vender) declarado no imposto de renda, de resto nada mais, valor dos imóveis que vou vender:

casa R$ 350.000,00  comprador está financiando pela caixa.

2 aptos de aluguel em terreno de 699 m2 vai me sobrar após quitar o terreno R$ 565.000,00

pretendo pegar todo esse dinheiro e investir conforme aprendi aqui.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Flavio Prado disse:

Anônimo, algumas informações são necessárias para podermos tentar ajudar. Você faz declaração anual? Qual o valor anual declarado como renda? Tem bens declarados? Qual o valor de aquisição dos imóveis e qual o valor de venda deles?

De qualquer maneira o ideal é buscar orientação profissional de um Contador para auxiliar, pois vai depender de várias informações para conseguir equacionar a sua situação.

Desculpa esqueci de citar, sou registrado com R$ 4000,00 declaro IR. referente a esse valor, só tenho uma casa que esta financiada pela caixa (que não vou vender) declarado no imposto de renda, de resto nada mais, valor dos imóveis que vou vender:

casa R$ 350.000,00  comprador está financiando pela caixa.

2 aptos de aluguel em terreno de 699 m2 vai me sobrar após quitar o terreno R$ 565.000,00

pretendo pegar todo esse dinheiro e investir conforme aprendi aqui.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Convidado Anônimo disse:

Opa! sou registrado com R$ 4000,00 declaro IR. referente a esse valor, só tenho uma casa que esta financiada pela caixa (que não vou vender) declarado no imposto de renda, de resto nada mais, valor dos imóveis que vou vender:

casa R$ 350.000,00  comprador está financiando pela caixa.

2 aptos de aluguel em terreno de 699 m2 vai me sobrar após quitar o terreno R$ 565.000,00

pretendo pegar todo esse dinheiro e investir conforme aprendi aqui.

Bom dia, anônimo!

Faz tempo que vocês tem esses imóveis por fora? Você comenta de anos, mas quanto tempo seria?

Acredito que você terá que fazer retificações neste caso.

Mas o melhor mesmo seria achar um bom profissionais contábil que lhe assista nisso. Ele poderá lhe orientar melhor e ver alguns por menores que talvez não saibamos por aqui.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, anônimo!

Faz tempo que vocês tem esses imóveis por fora? Você comenta de anos, mas quanto tempo seria?

Acredito que você terá que fazer retificações neste caso.

Mas o melhor mesmo seria achar um bom profissionais contábil que lhe assista nisso. Ele poderá lhe orientar melhor e ver alguns por menores que talvez não saibamos por aqui.

Não não, eu passei anos recebendo comissões por fora, os imóveis mais antigos tem 2 anos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Não não, eu passei anos recebendo comissões por fora, os imóveis mais antigos tem 2 anos.

Anônimo, 2 anos é pouco tempo. A Receita contesta os últimos 5 anos, após este prazo, é como se a Receita desse o OK que está tudo certo na declaração anual.

Vamos ver mais algumas informações:

- uma casa que você está vendendo por R$350mil. Está registrado no seu nome? Tem escritura em cartório? Por qual valor ele está na escritura?

- 2 apartamentos em terreno de 669m2. Não entendi bem. São apartamentos ou são 2 casas em um terreno? 

- você fala que na venda dos 2 apartamentos vai quitar o terreno. Então ele está financiado? Se está, entendo que tem escritura e que está em seu nome. Por qual valor os apartamentos estão na escritura?

Independente das respostas acima, pensando no racional da situação, o correto seria você retificar as declarações anteriores incluindo a casa e os apartamentos. Na venda você vai preencher o GCAP 2024 (imagino que você está vendendo este ano, se vendeu no ano passado será o GCAP 2023). Para quem tem um único imóvel e a venda está sendo feita pelo valor de até R$440mil haverá a isenção do recolhimento do imposto de renda, desde que não tenha se beneficiado desta isenção nos últimos 5 anos. Pelo seu caso, não é o seu único imóvel, então não tem o benefício. Você terá isenção total ou parcial de pagar imposto de renda sobre o lucro da venda caso usei em até 180 dias o valor total ou parcial recebido na venda, e somente poderá ser sobre um imóvel e não pode ter se beneficiado desta isenção nos últimos 5 anos.

Supondo que você retifique as declarações anuais anteriores e inclua os imóveis, a questão seria há como comprovar a origem do dinheiro usado nas compras. Não sabemos os valores de compra. Você tem cônjuge? O cônjuge tem renda e faz declaração ou entra como dependente na sua declaração anual?

Vale sempre colocar (você já sabe, mas para quem não leu todas as mensagens) é importante buscar um Contador para verificar a melhor alternativa para regularizar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...