Jump to content
  • 0

Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre a VIVA3 - Vivara


Lorenna Miranda Muniz

Pergunta

Olá, pessoal! Estou estudando empresas pra minha carteira (sou iniciante) e das Mid Caps a Vivara me chamou atenção, pois é uma empresa muito bem consolidada no mercado em que atua, apresenta Lucro todos os anos, divida menor que o lucro, e patrimônio de 1 bi, mass o P/VP (4,36) e o P/L (21,38) me 'assustaram', estão bem longe de um índice ideal pra investimento. Então, a nível de conhecimento, gostaria da opinião da comunidade, sobre o que posso levar em consideração ao me deparar com isso durante uma análise. Ou se simplesmente seria o tipo de coisa que a gente bate o olho e vai pra próxima mesmo ? Enfim, desde já obrigada a quem responder! :) 

Editado por Lorenna Miranda Muniz
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 horas atrás, Lorenna Miranda Muniz disse:

mass o P/VP (4,36) e o P/L (21,38) me 'assustaram', estão bem longe de um índice ideal pra investimento.

Bom dia @Lorenna Miranda Muniz. Não estudei a empresa, mas qual seria o motivo de voce achar que os indicadores de preço estão longe de um indice ideal para investir? A empresa não tem mais perspectiva de crescimento?

Veja que estes multiplos são indicadores de resultados passados, mas o mercado precifica o preço nas expectativas dos resultados futuros. Em 2020 por exemplo a VIvara estava sendo negociada a multiplos de P/L de 47,4.

É necessario então avaliar quais as perspectivas de resultados futuros para saber se os multiplos estão esticados ou alinhados com a previsão de resultados da empresa

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi, Lorenna.

Não sei se o que fiz foi o correto a se fazer, como sou iniciante tenho muita dificuldade em retirar alguns viéses. Mas o que me fez querer ter Vivara em carteira foi, além dos ótimos números que ela possui ao longo dos anos, o que eu vejo dela onde vou. A Vivara, pelo menos pra classe média, é a porta de entrada para o mercado de luxo e, para classes mais baixas, um sonho de consumo. Ela é bastante popular e quando converso com as pessoas vejo elas comentarem que possuem muita vontade de comprar tal jóia que viram na Vivara ou me contam com um tom de orgulho que comprou tal item lá. 

Fora que o plano de expansão dela tá indo muito bem, ao contrário do que foi com o Subway, por exemplo. Em Goiânia (onde moro), vejo a Vivara em vários Shoppings importantes e estratégicos da cidade. Além dos números, os bons comentários de pessoas que não tem contato com mercado financeiro foram um bom diferencial pra adicionar ela em carteira.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vou dar o meu pitaco, mas estou no começo da minha jornada de investidor. 

Olhando os índices de VIVA3, percebo que não é uma empresa de dividendos, certo? Então, na minha cabeça, teria que ser uma empresa de crescimento para valer apena. 

Ok, nos últimos 12 meses o preço do papel subiu mesmo quase 50%, quem entrou lá atrás entrou bem. Mas se vc olhar os preços numa perspectiva de 5 e de 10 anos, ela não teve quase tanta variação, ela valia cerca de 31 reais. 

Se você olhar a os índices VIVA3 x IBOV vai ver que ela basicamente segue o IBOV, certinho. 

image.png.1557a6a9fb29bfe61f8f84ebfc886bba.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Lorenna Miranda Muniz. Não estudei a empresa, mas qual seria o motivo de voce achar que os indicadores de preço estão longe de um indice ideal para investir? A empresa não tem mais perspectiva de crescimento?

Veja que estes multiplos são indicadores de resultados passados, mas o mercado precifica o preço nas expectativas dos resultados futuros. Em 2020 por exemplo a VIvara estava sendo negociada a multiplos de P/L de 47,4.

É necessario então avaliar quais as perspectivas de resultados futuros para saber se os multiplos estão esticados ou alinhados com a previsão de resultados da empresa

Oi @Adriano Umemura, boa noite!
Então, parti das premissas do curso, de que o P/VP quanto mais próximo de 1 melhor, e um P/L ok seria algo em torno de 7.
Mas obrigada pelo ponto de vista, eu realmente estava olhando apenas os dados históricos, e não a projeção. :)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Lucas Correia Naves disse:

Oi, Lorenna.

Não sei se o que fiz foi o correto a se fazer, como sou iniciante tenho muita dificuldade em retirar alguns viéses. Mas o que me fez querer ter Vivara em carteira foi, além dos ótimos números que ela possui ao longo dos anos, o que eu vejo dela onde vou. A Vivara, pelo menos pra classe média, é a porta de entrada para o mercado de luxo e, para classes mais baixas, um sonho de consumo. Ela é bastante popular e quando converso com as pessoas vejo elas comentarem que possuem muita vontade de comprar tal jóia que viram na Vivara ou me contam com um tom de orgulho que comprou tal item lá. 

Fora que o plano de expansão dela tá indo muito bem, ao contrário do que foi com o Subway, por exemplo. Em Goiânia (onde moro), vejo a Vivara em vários Shoppings importantes e estratégicos da cidade. Além dos números, os bons comentários de pessoas que não tem contato com mercado financeiro foram um bom diferencial pra adicionar ela em carteira.

Oi, @Lucas Correia Naves! Eu diria que vc ja tem o olhar de sócio mesmo, rs.
De fato, Vivara é item de desejo né, seu ponto de vista faz sentido também. Thanks!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

só complementando minha resposta. 

Sabemos que a cotação vem seguindo o IBOV, e a tendência do IBOV é de alta, uma vez que a tendência da SELIC é de queda. 

Outra coisa que observei é que a empresa apresenta receita crescente nos últimos 4 anos (desde o IPO) e lucro crescente nos últimos 3 anos, e sabendo que ela paga apenas 20% de Payout, e que tem divida baixa, ela realmente deve estar com caixa para expandir a empresa. Eu não estudei a empresa, nunca nem entrei no site do RI dela, mas os números me parecem mostrar isso. Dessa forma, ela tem potencial para descolar do IBOV e crescer acima disso. 

 

image.png.16bc6e5c406e4e1baf2e70007397b13b.png

Claramente uma empresa em expansão. 

Acredito que pelo que falei, os analistas estão recomendando compra FORTE:

image.png.8e03628c319b842a1ddd697987c96832.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...