Jump to content
  • 0

Investimentos no Exterior


Bruna Araujo

Pergunta

Olá pessoal!

Vi em alguns posts aqui na comunidade algumas pessoas falando que talvez investir no exterior só seja vantajoso caso se tenha a intenção de no futuro usar o dinheiro lá fora devido às taxas para retornar o dinheiro para o Brasil. O que acham disso?
Considerando isso, estou pensando em alocar apenas 5% da minha carteira para investimentos no exterior.

Editado por Bruna Araujo
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Bruna Araujo disse:

Olá pessoal!

Vi em alguns posts aqui na comunidade algumas pessoas falando que talvez investir no exterior só seja vantajoso caso se tenha a intenção de no futuro usar o dinheiro lá fora devido às taxas para retornar o dinheiro para o Brasil. O que acham disso?
Considerando isso, estou pensando em alocar apenas 5% da minha carteira para investimentos no exterior.

@Bruna Araujo acredito que o "usar o dinheiro lá fora" seja mais no sentido de você não converter novamente em R$ pra não pagar novamente impostos como IOF na conversão da moeda.

No entanto, nada impede que você abra uma conta internacional e utilize o dinheiro na moeda que estiver como Dólar ou Euro ou qualquer outra. (Tipo como os turistas fazem quando vem pro Brasil).

Outra coisa, não acho que apenas a questão das taxas deveriam fazer você desconsiderar o investimento internacional, além de ajudar na diversificação dos riscos, você também vai estar se expondo em um mercado muito mais maduro que o do Brasil. 

Meu conselho, comece devagar, pode usar os 5% da carteira, com o tempo, se você se sentir mais confiante e achar que a estratégia dessa diversificação faz sentido na sua carteira, você repensa esse percentual.

Espero ter conseguido contribuir.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Bruna Araujo disse:

Olá pessoal!

Vi em alguns posts aqui na comunidade algumas pessoas falando que talvez investir no exterior só seja vantajoso caso se tenha a intenção de no futuro usar o dinheiro lá fora devido às taxas para retornar o dinheiro para o Brasil. O que acham disso?
Considerando isso, estou pensando em alocar apenas 5% da minha carteira para investimentos no exterior.

Boa noite, Bruna!

Como sempre acho que o objetivo que o investidor tem é o que dará o norte do que se fazer.

Usufruir do dinheiro lá fora como já citado.

Mas também temos outros objetivos os quais na minha opinião passam a ser plausíveis para uma carteira como, por exemplo, o investimento visando a diversificação não só da moeda mas também como categoria de ativos.

Aqui no Brasil eu não vejo nada que me chame a atenção em ativos voltados a tecnologia ou saúde. No exterior é possível se expor a este tipo de setor de forma mais tranquila com ativos digamos mais maduros.

 

Não existe uma regra em si. A única coisa que ultimamente venho defendendo mais é que ter um certo patrimônio para começar a diversificação no exterior faz mais sentido devido a questão das conversões que o próprio Raul comenta.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Bruna Araujo disse:

Olá pessoal!

Vi em alguns posts aqui na comunidade algumas pessoas falando que talvez investir no exterior só seja vantajoso caso se tenha a intenção de no futuro usar o dinheiro lá fora devido às taxas para retornar o dinheiro para o Brasil. O que acham disso?
Considerando isso, estou pensando em alocar apenas 5% da minha carteira para investimentos no exterior.

Boa tarde @Bruna Araujo. Acho legal começar com esses 5% e ir aumentando conforme você adquira maior experiência no mercado externo. Tanto pra utilizar o dinheiro em viagens ou pra diversificar sua carteira, acho super benéfico esse tipo de exposição desde que seja analisada e que seja conforme sua estratégia de investimentos.

Sucesso. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde, comecei a investir esse mês nos EUA, comecei com pouco, nem 1% do patrimonio, alguém sabe dizer qual a atual situação dos impostos pra quem investe fora do Brasil? Me recordo de ter um debate sobre isso ano passado, mp das offshores e tudo mais, porém não to ligado em como ficou para os pequenos investidores.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Bruna Araujo disse:

Olá pessoal!

Vi em alguns posts aqui na comunidade algumas pessoas falando que talvez investir no exterior só seja vantajoso caso se tenha a intenção de no futuro usar o dinheiro lá fora devido às taxas para retornar o dinheiro para o Brasil. O que acham disso?
Considerando isso, estou pensando em alocar apenas 5% da minha carteira para investimentos no exterior.

@Bruna Araujo complementando os colegas, os investimento no exterior não são com a única finalidade. Entre várias finalidades temos, diversificar em setores que no Brasil são pequenos ou pouco desenvolvidos, ter uma "reserva" protegida em moeda forte, para usar em viagens, para aqueles que pretendem se mudar do Brasil e por aí vai.

Com relação ao percentual, dependendo da sua estratégia o percentual vai variar. Também não há uma regra de quanto de patrimônio faz sentido investir fora, ou de quanto de aporte mensal o investidor tem capacidade ou o percentual do patrimônio. No meu caso, estou com 55 anos, na fase de construção do patrimônio, não pretendo morar fora do Brasil e acho que para mim ainda não faz sentido investir fora, mas é totalmente pessoal. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Bruna,
Essa decisão é muito pessoal entre investir no Brasil ou fora, mas vou te contar sobre minha experiência. 
No meu caso, essa decisão de investir fora foi primeiramente para tirar o Risco Brasil de parte dos investimentos e segundo, possuir investimentos em moeda Forte. Mas por outro lado, acho legal começar quando já tiver uma reserva de emergência e um percentual no Brasil. Não aconselho para quem estiver iniciando nos investimentos, pois torna mais complexo o IR, fora custos de IOF etc. Mas também não é bixo de 7 cabeças.
Te recomendo a começar por ETFs, nos EUA tem ETF de tudo que você imaginar (Tecnologia, Canabis, Elétricas, Serviços Básicos, de tudo mesmo). E por que ETFs, pq na média o ETF vence a maioria dos gestores qualificados, que dirá nós que não somos profissionais. Através dos ETFs pode até acessar outras economias, por exemplo, tenho o INDA que segue empresas indianas e economia Indiana.
Tenho vários outros como o QQQ, IVV, WDIV (Divdendos).
Como disse John Bogle: "Não procure a agulha no Palheiro, simplesmente compre o Palheiro Inteiro!" 
Por fim, com o tempo você pode adquirir empresas que admira e que tem diferenciais, como Apple, Google, Coca Cola etc.
Mas por outro lado, as vezes, como em geral existe uma correlação inversa entre dólar e nossa bolsa, pode ocorrer que de vez em quando você se sintir "Acelerando e Freando ao mesmo tempo!", porque a bolsa Brasil sobe e vc vê o dólar baixar, depois inverte-se. Mas eu prefiro a segurança de ter uma parte em dólar.
Fora a parte de que realmente em viagens no exterior já estou como cartão de débito em dólar e tudo fica muito prático.
Espero ter ajudado na sua decisão. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Andre Bianchi disse:

Boa tarde, comecei a investir esse mês nos EUA, comecei com pouco, nem 1% do patrimonio, alguém sabe dizer qual a atual situação dos impostos pra quem investe fora do Brasil? Me recordo de ter um debate sobre isso ano passado, mp das offshores e tudo mais, porém não to ligado em como ficou para os pequenos investidores.

Oi Andre,

Pelo que pesquisei a algumas semanas atrás, o brasileiro, ao negociar papéis no exterior, ele será taxado em 15% sobre os lucros obtidos na venda de ações, desde que esse valor supere os R$ 20.000.

Ou seja, você paga 15% sobre os lucros, mas só quando vende e se o valor for maior que 20.000 reais por ano. Pra comprar, a ação, você paga a conversão da moeda (real para dólar| Spread + IOF).

Referente a dividendo, os EUA cobram 30% sobre o dividendo que já vem descontado.

Vale indicar que vários países tem acordo de "não bi-tributação", incluindo Brasil e EUA, ou seja, voce pagaria os 15% apenas para o Brasil, na venda das ações.

Não sou expert, moro em Portugal e não costumo investir mto nos EUA, mas acredito ser isso.

----

Referente ao tópico principal do Post. Acredito que investir fora seja mais como "segurança" para o seu patrimônio. Colocar o dinheiro nos EUA, ou Europa, é um mercado que oscila menos e tem menos risco de queda. Isso faz com que a sua carteira não seja tão refém das oscilações do Brasil. A intenção não é vender e "lucrar", é mais essa de segurança e diversificação.

Editado por Rafael Vasconcelos Correa De Oliveira
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa bom dia,

dando um pitaco aqui também sobre minha experiência.

como nosso amigo ali em cima disse investir ou não lá fora é algo muito pessoal, eu acredito que investir la fora é questão de segurança da carteira, por aumentar a diversificação não so da moeda mas também de ativos, Mesmo que que o dólar não tenha lastro continua sendo uma moeda muito mais segura que o real.

O Raul fala bastante disso nas 2 primeiras aulas do modo de investir no exterior. 
Agora sobre gastar ou não la fora fica a seu critério, eu acredito que depende muito da fase em que você está; eu por exemplo estou na fase de construção patrimonial, então busco investir para o meu futuro.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...