Jump to content
  • 0

Ticker 12 de subscrição


Károly Hunkár

Pergunta

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Uma curiosidade. Quando vai comprar um ativo. Por exemplo: BTLG11. Daí tem o BTLG12. 
o ticker 11 está no valor normal. Mas o 12 ele é centavos. Porque isso? O BTLG12 custa 0,09 centavos 

Boa tarde, Károly!

Pode ser o valor sendo negociado do direito de subscrição na bolsa.

Já vi alguns casos em que pessoas aderem ao direito de subscrição apenas para poder fazer trade com elas. E os preços foram na casa de centavos mesmo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Károly!

Pode ser o valor sendo negociado do direito de subscrição na bolsa.

Já vi alguns casos em que pessoas aderem ao direito de subscrição apenas para poder fazer trade com elas. E os preços foram na casa de centavos mesmo.

Ainda ficou confuso. Pode me explicar melhor ? Pq está a esse valor baixo. O valor maior q teve foi de 0,20 centavos 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Ainda ficou confuso. Pode me explicar melhor ? Pq está a esse valor baixo. O valor maior q teve foi de 0,20 centavos 

Vamos lá!

Um direito se subscrição nada mais é do que o aumento de capital de um fundo imobiliário neste caso.

Para que os acionistas ainda tenham um mesmo percentual de participação no fundo, o mesmo emite novas cotas normalmente a preços mais baixos que os negociados em bolsa.

Quando aderimos a subscrição, temos o direito de receber as cotas que em primeira oferta vem com o ticker de final 12.

Vamos a um cenário hipotético para melhor ilustrar.

O FII SARD11 emitiu a subscrição e eu tenho o direito de 10 cotas a R$95 cada sendo que o preço na bolsa do FII está em R$100. Eu decido aderir então terei 10 contas de SARD12.

Porém eu decido por vender as mesmas uma vez que não quero manter minha participação no FII. Então no mercado secundário, eu vendo meus direitos, ou seja, colocarei a venda 10 cotas de SARD12. 

Levando em conta que as cotas de subscrição são uma fração de cotas já em circulação seu preço tende a ser menor chegando inclusive na casa de centavos. Neste ponto, acredito vá variar de acordo com oferta em demanda de quem está negociando entre os que tem interesse em comprar e os que estão vendendo.

O comprador que adquirir minhas cotas de SARD12 assumirá para ele o pagamento de direito da subscrição. 

Vamos imaginar que o investidor Károly pagou R$2 nas 10 cotas de SARD12. Quando o período de subscrição encerrar, será do investidor Károly que o débito de R$950 referente a subscrição será debitado. 

Se ele fosse comprar as mesmas 10 cotas de SARD11 na bolsa, ele pagaria R$1000. Comprando o direito subscrição de um outro investidor, ele desembolsou R$952 sendo R$2 da compra no mercado secundário e R$950 referente ao direito. Em tese ele estaria adquirindo uma mesma quantidade de cotas por um valor menor do que comprar direto o ticker SARD11.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Károly Hunkár disse:

Ainda ficou confuso. Pode me explicar melhor ? Pq está a esse valor baixo. O valor maior q teve foi de 0,20 centavos 

@Károly Hunkár como explicado pelo @Edison Paulini, os cotistas que não querem entrar na nova emissão do FII (final 12) podem vender seus direitos por um valor que o próprio Mercado vai regulando. Há um prazo para a negociação dos direitos, pois quem compra os direitos está aceitando pagar pelas cotas da nova emissão, ou seja, no exemplo do Edison, o comprador teria pago R$2,00 para quem vendeu os direitos e mais R$950,00 para o Fundo, portanto desembolsou R$952,00 pelas contas.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Edison Paulini disse:

Vamos lá!

Um direito se subscrição nada mais é do que o aumento de capital de um fundo imobiliário neste caso.

Para que os acionistas ainda tenham um mesmo percentual de participação no fundo, o mesmo emite novas cotas normalmente a preços mais baixos que os negociados em bolsa.

Quando aderimos a subscrição, temos o direito de receber as cotas que em primeira oferta vem com o ticker de final 12.

Vamos a um cenário hipotético para melhor ilustrar.

O FII SARD11 emitiu a subscrição e eu tenho o direito de 10 cotas a R$95 cada sendo que o preço na bolsa do FII está em R$100. Eu decido aderir então terei 10 contas de SARD12.

Porém eu decido por vender as mesmas uma vez que não quero manter minha participação no FII. Então no mercado secundário, eu vendo meus direitos, ou seja, colocarei a venda 10 cotas de SARD12. 

Levando em conta que as cotas de subscrição são uma fração de cotas já em circulação seu preço tende a ser menor chegando inclusive na casa de centavos. Neste ponto, acredito vá variar de acordo com oferta em demanda de quem está negociando entre os que tem interesse em comprar e os que estão vendendo.

O comprador que adquirir minhas cotas de SARD12 assumirá para ele o pagamento de direito da subscrição. 

Vamos imaginar que o investidor Károly pagou R$2 nas 10 cotas de SARD12. Quando o período de subscrição encerrar, será do investidor Károly que o débito de R$950 referente a subscrição será debitado. 

Se ele fosse comprar as mesmas 10 cotas de SARD11 na bolsa, ele pagaria R$1000. Comprando o direito subscrição de um outro investidor, ele desembolsou R$952 sendo R$2 da compra no mercado secundário e R$950 referente ao direito. Em tese ele estaria adquirindo uma mesma quantidade de cotas por um valor menor do que comprar direto o ticker SARD11.

 

Espero que tenha ficado claro!

Agora sim. 🔝 obrigado 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Károly Hunkár como explicado pelo @Edison Paulini, os cotistas que não querem entrar na nova emissão do FII (final 12) podem vender seus direitos por um valor que o próprio Mercado vai regulando. Há um prazo para a negociação dos direitos, pois quem compra os direitos está aceitando pagar pelas cotas da nova emissão, ou seja, no exemplo do Edison, o comprador teria pago R$2,00 para quem vendeu os direitos e mais R$950,00 para o Fundo, portanto desembolsou R$952,00 pelas contas.

Agora a ficha caiu kkkkk obrigado 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Károly Hunkár. O codigo 11 se refere ao fundo imobiliario. Ja os outros codigos:

12 - geralmente representa o direito de subscrição. Quando o fii emite novas cotas os cotistas recebem direitos que lhe permitem adquirir estas novas cotas na proporção a qual ele possui com o intuito de evitar a diluição da sua participação no fundo

13 - quano o cotista exerce seu direito de subscrição ele recebe o ativo com codigo 13 que representa o recibo da subscrição

14 - o cotista que subscreveu o direito de sobras recebe este recibo com codigo 14

15 - se refere a oferta publica ou oferta restrita

Sendo assim o valor de 0,20 se refere ao direito de subscrição que, dependendo do fundo pode ser negociado na bolsa. Este valor não pode ser muito alto ja que, para quem adquirir ele através da compra tera ainda que adicionar o valor da subscrição para exercer o direito

Excelente 🙏🏼

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Károly Hunkár disse:

Esse é muito doido. Tem lá baratinho e tal. O nego que não sabe mete lá . 1000 de 0,20 e depois vem baguncinha para pagar kkkkkkkkkk

@Károly Hunkár se o desavisado perceber a tempo ele cancela as 1000 cotas do direito a subscrição para não ter que pagar mais de R$100mil e perde "somente" os R$200,00 pela compra do direito.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...