Jump to content
  • 0

Carteira de Ações Brasileiras


Pergunta

Fala pessoal, tudo bem?

 

Conclui o curso e decidi fazer uma reviravolta da minha carteira. AUVP me deixou claro que eu estava tomando rasteira da assessora de investimentos (era previdência privada, fundo de investimento que andava de lado há 4 anos...) enfim, muito obrigado Raul por dar luz à ignorância hehe.

 

Vendi tudo que era fundo de investimento e dividi minha carteira da seguinte forma:

- Renda fixa Nacional: 50%
- Ações Nacionais: 15%
- Fundos Imobiliários: 7%
- Cripto (já tinha, não to comprando agora): 3% 
- ETFs de ações internacionais: 20%
- Renda fixa ameicana: 5%

 

Depois de estudar bastante, decidi investir nas seguintes ações nacionais, seguindo o diagrama do Cerrado:

Base (63%)
- ITUB4: 18%
- PETR4: 16%
- WEGE3: 16%
- B3SA: 13%

Meio (30%)
- SMTO3: 9%
- SUZB3: 9%
- TRPL4: 6%
- EGIE3: 6%

Topo (7%):
- TRIS3: 3%
- SBSP3: 2%
- FLRY3: 2%

 

Dado que é minha primeira vez montando a carteira sozinho, queria a opinião de vocês:

(1) O que acham da divisão de classes de ativos?
(2) Qual a opinião de vocês sobre a escolha dos ativos de ações nacionais?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 minutes ago, André Weinberg Gomes Leite disse:

Fala pessoal, tudo bem?

 

Conclui o curso e decidi fazer uma reviravolta da minha carteira. AUVP me deixou claro que eu estava tomando rasteira da assessora de investimentos (era previdência privada, fundo de investimento que andava de lado há 4 anos...) enfim, muito obrigado Raul por dar luz à ignorância hehe.

 

Vendi tudo que era fundo de investimento e dividi minha carteira da seguinte forma:

- Renda fixa Nacional: 50%
- Ações Nacionais: 15%
- Fundos Imobiliários: 7%
- Cripto (já tinha, não to comprando agora): 3% 
- ETFs de ações internacionais: 20%
- Renda fixa ameicana: 5%

 

Depois de estudar bastante, decidi investir nas seguintes ações nacionais, seguindo o diagrama do Cerrado:

Base (63%)
- ITUB4: 18%
- PETR4: 16%
- WEGE3: 16%
- B3SA: 13%

Meio (30%)
- SMTO3: 9%
- SUZB3: 9%
- TRPL4: 6%
- EGIE3: 6%

Topo (7%):
- TRIS3: 3%
- SBSP3: 2%
- FLRY3: 2%

 

Dado que é minha primeira vez montando a carteira sozinho, queria a opinião de vocês:

(1) O que acham da divisão de classes de ativos?
(2) Qual a opinião de vocês sobre a escolha dos ativos de ações nacionais?

Bom dia, André!

 

Primeiro, parabéns pela conclusão! E também ganhou estrelinha por demitir o assessor (sensação boa, fala aí hauahauha)

Brincadeiras a parte, vamos lá:

 

Minha única ressalva na divisão (mais uma opinião na verdade) seria sobre uma empresa cíclica na base. É uma empresa enorme de fato, que teve seus lucros mas também é sensível vamos assim dizer justamente por ser cíclica bem como já ter tido problemas no passado.

Mas aqui é um opinião bem enviesada minha.

No mais, gostei da sua carteira e achei bem balanceado os ativos!

Talvez estudar uma empresa de saneamento para uma diversificada a mais seria legal também. Vale a pena pensar!

 

Uma curiosidade. Ter uma exposição de 25% da carteira em moeda estrangeira, como você chegou nesse número?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Valeu pela resposta, Edison!

 

De fato, demitir assessor é uma das melhores sensações hehehe.

 

Eu entendo o ponto de ter empresa cíclica na base, confesso que não sou ultra fã de PETR, especialmente pelo impacto estatal, mas é uma empresa com lucro consistente, em setor perene, pouco endividada e de sobra paga bastante dividendo.

 

Sobre 25% de investimento no exterior não teve muita ciência: acredito que as melhores empresas do planeta estão fora do Brasil e honestamente achei mais fácil investir em ETF gringo do que fazer stock picking nesse começo, por isso coloquei mais em RV internacional do que nacional.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/03/2024 at 09:46, André Weinberg Gomes Leite disse:

Fala pessoal, tudo bem?

 

Conclui o curso e decidi fazer uma reviravolta da minha carteira. AUVP me deixou claro que eu estava tomando rasteira da assessora de investimentos (era previdência privada, fundo de investimento que andava de lado há 4 anos...) enfim, muito obrigado Raul por dar luz à ignorância hehe.

 

Vendi tudo que era fundo de investimento e dividi minha carteira da seguinte forma:

- Renda fixa Nacional: 50%
- Ações Nacionais: 15%
- Fundos Imobiliários: 7%
- Cripto (já tinha, não to comprando agora): 3% 
- ETFs de ações internacionais: 20%
- Renda fixa ameicana: 5%

 

Depois de estudar bastante, decidi investir nas seguintes ações nacionais, seguindo o diagrama do Cerrado:

Base (63%)
- ITUB4: 18%
- PETR4: 16%
- WEGE3: 16%
- B3SA: 13%

Meio (30%)
- SMTO3: 9%
- SUZB3: 9%
- TRPL4: 6%
- EGIE3: 6%

Topo (7%):
- TRIS3: 3%
- SBSP3: 2%
- FLRY3: 2%

 

Dado que é minha primeira vez montando a carteira sozinho, queria a opinião de vocês:

(1) O que acham da divisão de classes de ativos?
(2) Qual a opinião de vocês sobre a escolha dos ativos de ações nacionais?

TRPL4 não tem tag along. TRPL3 tem tag along de 80%, apesar de o PL e P/VP serem maiores, eu ficaria com a que tem algum tag along. É só minha opinião, tbm estou iniciando a minha carteira. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, DianaBraga disse:

TRPL4 não tem tag along. TRPL3 tem tag along de 80%, apesar de o PL e P/VP serem maiores, eu ficaria com a que tem algum tag along. É só minha opinião, tbm estou iniciando a minha carteira. 

@DianaBraga a questão da TRPL3 é que apesar dela ter 80% de tag along, a liquidez diária dela é muuuuito pequena, ou seja, são pouquíssimas negociações por dia e isto faz com que a cotação oscile muito e dificulta em um momento de precisar sair dela. Já a TRPL4, apesar de ter liquidez diária, o tag along é zero, então no caso de uma mudança de controle acionário, quem tem TRPL4 não tem nada.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...