Jump to content
  • 0

Comparação de titulos com IR e sem IR


Igor Inácio

Pergunta

Ola pessoal, tudo bem?

Só uma dúvida, caso eu queira fazer uma comparação de qual titulo compensaria mais, um titulo determinado porém com IR e outro titulo sem IR.

Nas aulas de renda fixa o Raul faz esta comparação por uma ferramenta dentro da corretora rico. Tenha alguma outra que posso usar ou quais calculos posso fazer para chegar nesta comparação. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 minutes ago, Igor Inácio disse:

Ola pessoal, tudo bem?

Só uma dúvida, caso eu queira fazer uma comparação de qual titulo compensaria mais, um titulo determinado porém com IR e outro titulo sem IR.

Nas aulas de renda fixa o Raul faz esta comparação por uma ferramenta dentro da corretora rico. Tenha alguma outra que posso usar ou quais calculos posso fazer para chegar nesta comparação. 

Boa tarde, Igor!

Salvo engano, na própria AUVP investimentos é possível ver uma coluna dos investimentos com a consideração de IR simulando qual seria a rentabilidade se o título a tivesse (no caso das LCIs, LCAs, CRIs e CRAs).

Isso facilita na hora de você analisar com títulos que de fato possuem o IR.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Igor Inácio disse:

Ola pessoal, tudo bem?

Só uma dúvida, caso eu queira fazer uma comparação de qual titulo compensaria mais, um titulo determinado porém com IR e outro titulo sem IR.

Nas aulas de renda fixa o Raul faz esta comparação por uma ferramenta dentro da corretora rico. Tenha alguma outra que posso usar ou quais calculos posso fazer para chegar nesta comparação. 

Boa tarde @Igor Inácio. Como o @Edison Luis Paulini comentou, na AUVP investimentos é mostrado a rentabilidade de um titulo isento comparando com aquele a qual é cobrado o IR.

Contudo voce pode fazer o calculo: 

Para saber a rentabilidade de um CDB equivalente a uma LCI ou LCA é possível utilizar a fórmula abaixo:

Taxa LCI/LCA = Taxa CDB X (1 − IR)

Por exemplo, um CDB que paga uma taxa prefixada de 15%aa seria o equivalente a uma LCI/LCA que paga 12,75%aa  para um prazo de vencimento acima de 721 dias

Ja para saber a rentabilidade de uma LCI ou LCA equivalente a um CDB, basta utilizar a fórmula abaixo:

taxa CDB =Taxa LCI/LCA / (1 − IR)

Uma LCI ou LCA que pague uma taxa de 10%aa seria o equivalente a um CDB pagando 11,76% para um prazo de vencimento acima de 721 dias

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Igor Inácio,

Isso vai depender da rentabildade de um ou de outro.  Investimentos livre de IR como LCI/LCA e alguns CRIs/CRAs é fácil calcular.  Pega a taxa, multiplica no principal e sabe quanto vai ganhar.  CDBs e CRIs/CRAs não incentivados, precisa tirar entre 22,5% e 15% do valor do rendimento, conforme os prazos.  Basicamente começa em 22,5% de 'desconto' nos seu rendimentos para títulos vencendo em menos de 6 meses, depois 20% se vencer entre 1 ano, 17,5% se vencer  1 ano e meio e 15% vencendo em 2 ou mais anos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...