Jump to content
  • 0

Sai do aluguel, para um financiamento infinito!


Convidado Anônimo

Pergunta

A pouco mais de um ano e meio, eu e minha esposa financiamos um apartamento no valor de 318 mil em 420 meses, com uma pequena entrada, financiando cerca de 270mil

Comecamos com uma parcela de R$ 3,2 mil por mês, que ao passar do tempo vai diminuindo chegando hoje, ao valor de R$ 2,8 mil a mensalidade.

No decorrer desses um ano e meio, as coisas prosperaram na empresa, e hoje tenho dinheiro pra quitar os 260mil restantes da dívida, e gostaria de uma ajuda para tomar essa decisão.

Quito o apartamento e me livro dessa dívida infinita?

Guardo este dinheiro para poder fazer aportes mais inteligentes no futuro, como comprar um imovel de leilao, investir em franquia de negocios, expansao do meu negocio, telecomunicacoes provedor de internet ou algo do tipo ?

Só a cargo de conhecimento, mesmo quitando o apartamento eu não ficaria desamparado sem um fundo de reserva.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

A pouco mais de um ano e meio, eu e minha esposa financiamos um apartamento no valor de 318 mil em 420 meses, com uma pequena entrada, financiando cerca de 270mil

Comecamos com uma parcela de R$ 3,2 mil por mês, que ao passar do tempo vai diminuindo chegando hoje, ao valor de R$ 2,8 mil a mensalidade.

No decorrer desses um ano e meio, as coisas prosperaram na empresa, e hoje tenho dinheiro pra quitar os 260mil restantes da dívida, e gostaria de uma ajuda para tomar essa decisão.

Quito o apartamento e me livro dessa dívida infinita?

Guardo este dinheiro para poder fazer aportes mais inteligentes no futuro, como comprar um imovel de leilao, investir em franquia de negocios, expansao do meu negocio, telecomunicacoes provedor de internet ou algo do tipo ?

Só a cargo de conhecimento, mesmo quitando o apartamento eu não ficaria desamparado sem um fundo de reserva.

Bom dia, anônimo!

 

Qual o CET do seu financiamento?

A depender dele, poderemos ter um melhor caminho a ser tomado.

Além disso, outro ponto Importante seria a função deste imóvel. É a moradia de vocês? Ou compraram pensando como forma de  investimento?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/03/2024 at 00:53, Raul Tunico Quinzani disse:

se o CET do seu financiamento for baixo, quitar ele vai ser mais um valor emocional do que logico

as vezes o mesmo dinheiro numa renda fixa semestral ja rende o valor das parcelas, sem diminuir o seu montante

o que é um CET baixo ? porque a questão é descapitalizar ou não descapitalizar ( como avaliar se a oportunidade de ter o dinheiro livre  vale mais que quitar a divida)
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Lucas Mateus Fernandes disse:

o que é um CET baixo ? porque a questão é descapitalizar ou não descapitalizar ( como avaliar se a oportunidade de ter o dinheiro livre  vale mais que quitar a divida)
 

Voce compara o CET com a taxa oferecida em um investimento com liquidez e baixo risco, que seria o tesouro selic por exemplo. Se o seu CET for abaixo do que a rentabilidade liquida da selic vale a pena continuar investindo, se for acima vale a pena amortizar

Não se trata de descapitalizar ou não, mas sim se voce esta ganhando ou pagando mais. Se deixar o seu dinheiro investido a uma taxa menor do que os juros pagos voce esta perdendo dinheiro

Contudo o que o amigo citou acima é que alem da parte matematica existe a parte emocional tambem a ser avaliada. Tratando-se de um imovel a qual se firma residencia com a familia, realizar a quitação o quanto antes, independente do resultado financeiro, pode trazer uma tranquilidade maior para a vida da pessoa

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...