Jump to content
  • 0

Realocação de Carteira


Hermes Schneider

Pergunta

Pessoal, boa tarde!

Incrivel o quanto a gente pode aprender no forum... muito legal a quantidade de ideia, respostas e pensamentos fundamentados.

Bem, vamos lá! Atualmente toda a minha aplicação em renda fixa está em um Fundo DI com liquidez diária ( algo em torno de 100k) atrelada a CDI. A escolha foi prioritariamente porque estava fazendo o curso e não queria investir nada antes de analisar.

Vendo o cenário macro economico da renda fixa atual e pensando no contrafluxo, gostaria de uma opinião e ver se estou no caminho certo.

Realocar 40k em um CDB  IPCA+ algo ( em torno de 7% na minha pesquisa) em um prazo de 2,5 anos.

Realocar 40k em um CDB PRÉ (ainda analisando os melhores, mas algo em torno de 12,2%) em um prazo de 2,0 anos.

Deixar 20k no Fundo DI para ter liquidez e deixar como reserva de oportunidade.

Todos os títulos estou verificando prazos x premio x IR.

 

Obrigado pelo ajuda!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
55 minutes ago, Hermes Schneider disse:

Pessoal, boa tarde!

Incrivel o quanto a gente pode aprender no forum... muito legal a quantidade de ideia, respostas e pensamentos fundamentados.

Bem, vamos lá! Atualmente toda a minha aplicação em renda fixa está em um Fundo DI com liquidez diária ( algo em torno de 100k) atrelada a CDI. A escolha foi prioritariamente porque estava fazendo o curso e não queria investir nada antes de analisar.

Vendo o cenário macro economico da renda fixa atual e pensando no contrafluxo, gostaria de uma opinião e ver se estou no caminho certo.

Realocar 40k em um CDB  IPCA+ algo ( em torno de 7% na minha pesquisa) em um prazo de 2,5 anos.

Realocar 40k em um CDB PRÉ (ainda analisando os melhores, mas algo em torno de 12,2%) em um prazo de 2,0 anos.

Deixar 20k no Fundo DI para ter liquidez e deixar como reserva de oportunidade.

Todos os títulos estou verificando prazos x premio x IR.

 

Obrigado pelo ajuda!

 

Boa tarde, Hermes!

Cara, que legal que está curtindo aqui! Só faz crer como a comunidade realmente e uma das maiores cerejas do bolo da AUVP.

 

Vamos lá!

Você disse que estava fazendo o cvrso. Devemos entender que você já terminou?

Caso sim, meus pitacos para você seriam os seguintes:

- alocar no momento em IPCA+ e prefixados são boas opções realmente. Só está meio difícil achar algumas boas taxas mas há quem ache ainda;

- Quanto aos prazos para os títulos, eu particularmente gosto de prazos um pouquinho mais longo, algo em torno de 3 a 4 anos. Acho que abre mais margens para se aproveitar os ciclos e fazer remanejamentos de carteira quando os títulos forem vencer;

- sobre a distribuição de valores, partindo da premissa que você concluiu o cvrso eu acho que o ideal seria aportar via sugestões do diagrama do cerrado para ir equilibrando sua carteira;

- como complemento ao item acima, acho importante frisar sobre o montante a ser investido que no seu caso é algo em torno de 100mil o que é um valor deveras relevante. Aqui vale refletir sobre quanto tempo você levaria para juntar este montante novamente para investir. Isso lhe ajudará a dividir este valor e ir aportando aos poucos (em 3, 45, 10, 12 vezes). Isso é uma forma de se diminuir um pouco o risco dado o montante a ser aplicado;

- por último, eu também deixo uma opinião em particular sobre uso de reserva de oportunidade. Eu sou a favor de estar sempre posicionado com aportes mensais em ativos da minha carteira já previamente estudados do que ficar de fora esperando uma oportunidade para acertar o butico da mosca  😅.  Ademais, quando falamos de reserva de oportunidade entendo que o ideal para ela seria estar em uma aplicação com liquidez diária para se quando achar a tal oportunidade se poder sacar o valor e reaplicar. Além da liquidez diária, seria interessante este valor não ficar deteriorando ali "parado" esperando a oportunidade. A grande questão é onde alocar este valor. Hoje estamos com a taxa básica de juros ainda na casa dos 10%+. Mas e há uns anos atrás quando a taxa era 2%? Matematicamente falando o dinheiro parado na reserva de oportunidade fica inviável em comparação ao mesmo valor estar sendo posicionado em uma carteira com ativos fundamentados e de qualidade onde a rentabilidade deste valor seria muito superior.

 

Agora caso você não tenha concluído ainda o cvrso, a recomendação é terminar ele primeiro antes de se levar em consideração os pitacos anteriores  😅

Acho que lhe seria mais produtivo gerenciar sua carteira como um todo e com estratégia formada e já com uma boa bagagem de conhecimento do que tomar algumas decisões enquanto ainda estamos amadurecendo nossos conhecimentos com as aulas.

 

Espero que lhe ajude a pensar!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Hermes Schneider disse:

Realocar 40k em um CDB  IPCA+ algo ( em torno de 7% na minha pesquisa) em um prazo de 2,5 anos.

Realocar 40k em um CDB PRÉ (ainda analisando os melhores, mas algo em torno de 12,2%) em um prazo de 2,0 anos.

 

Boa tarde @Hermes Schneider. No ciclo de mercado atual são os titulos prefixados que são indicados pelo contrafluxo. Os titulos indexados ao IPCA tambem se beneficiam da queda da taxa de juros, mas a escolha dele na minha opinião estaria mais condicionada a taxa oferecida. Se esta se mostrar interessante seria tambem uma boa alternativa de investimento

Em relação as taxas oferecidas, a avaliação deve ser sempre vinculada ao risco. Um emissor com um risco maior deve oferecer um premio melhor. Da mesma forma o risco de liquidez deve ser avaliado. Um titulo com vencimento mais longo deve tambem oferecer uma taxa melhor. Baseado nestes criterios somados a sua estratégia de investimentos voce ira direcionar a escolha dos titulos

1 hour ago, Hermes Schneider disse:

Deixar 20k no Fundo DI para ter liquidez e deixar como reserva de oportunidade.

Aqui eu vejo 2 problemas. Na minha opinião o primeiro seria o conceito de reserva de oportunidade. Para o investidor que esta na fase de crescimento de patrimonio, ficar fora de posição traz mais prejuizo do que os ganhos que as posiveis oportunidades podem gerar. No momento estamos com uma selic em 11,25%, mas a 3 anos atras ela estava em 2%. Desta forma montar uma posição e realizar aportes mensais aumentando os investimentos nos ativos escolhidos, na minha opinião seria a melhor escolha.

Contudo caso queira deixar este valor reservado enquanto estuda os ativos, tenho algumas considerações em relação aos fundos DI. Se a taxa de administração for maior do que 0,20% seria mais rentavel voce investir diretamente no tesouro selic. Alem disso o tesouro selic é considerado hoje o investimento de renda fixa mais segura, possui rentabilidade e liquidez diaria alem de basicamente não sofrer de marcação a mercado, te possibilitando resgatar a qualquer momento sem perda da rentabilidade.

O segundo fator a ser considerado esta relacionado ao come cotas. Os fundos de renda fixa possuem o come cotas, que seria uma antecipação do pagamento do IR que ocorre nos meses de maio e novembro, diminuindo o numero de cotas do investidor e consequentemente sua rentabilidade

Procure avaliar os aspectos citados, e caso alguma duvida se mantenha pergunte aqui na comunidade para podermos ajudar.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Luis Paulini, perfeitas as colocações!

Terminei o curso faz algumas semanas e acho

que estou “viciado” em algo estudar e consumir conteúdos de “qualidade” para crescimento pessoal e do patrimônio hehe

Ainda estou entendendo os ciclos financeiros e acredito que sua colocação sobre um prazo mais longo faz sentido, terei em consideracao!

Em relação a aportar em 2,3,10, 20 vezes e não tudo de uma vez, entendo que teria uma diversificação bastante grande no portifolio de renda fixa… nessa fase de construção de patrimônio, faz sentido uma diversificação muito grande? Deixo aqui também para o @Adriano Umemura complementar pq esse é a minha maior dúvida em sair do fundo DI e começar uma “transferência” desse ativo e inclusive de financeira hehehe

Quanto a reserva de oportunidade, ficou

muito claro com a exposição sua e do @Adriano Umemura!

Fantástica a comunidade!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Hermes Schneider disse:

Deixo aqui também para o @Adriano Umemura complementar pq esse é a minha maior dúvida em sair do fundo DI e começar uma “transferência” desse ativo e inclusive de financeira

Sua carteira seria somente em renda fixa ou voce tera ativos de renda variavel?

Veja que quando falamos em diversificação o motivo principal seria a gestão de risco. O segundo motivo esta relacionado aos ciclos de mercado. Geralmente existe uma balança entre a renda fixa e renda variavel, e podemos aproveitar destas variações para aumentar os nossos ganhos

Quando ja temos uma visão de como sera a estrutura da nossa carteira, o diagrama do cerrado sera a ferramenta que ira direcionar os aportes baseado na gestão de risco.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Umemura hoje tenho já estrutura da minha carteira para esse momento ( algo entre 50% e 60% em renda fixa).

Minha carteira já tem alguma coisa em renda variavel ( FII, ações, etc) e estou me aprimorando nesse quesito.

Ficou super claro em relação a gestão do risco da carteira para ter essa diversificação em relação aos ciclos e balanço de renda fixa/ variável.

Vou rearranjar meus portifolio no diagrama do cerrado com e seguir por lá.

 

Muitissimo obrigado... =D

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...