Jump to content
  • 0

FIIS DE PAPEL


Marlon Molina

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
22 minutes ago, Marlon Molina disse:

boa tarde, tenho alguns Fii's de papel em carteira, gostaria de saber como faço uma boa analise referente a esses Fiis para tomar minhas decisoes.... quais criterios sao importantes avaliar exclusivamente nesse tipo de fii?
exemplos de Fiis em carteira: IRDM11, HCTR11 etc...

Boa tarde, Marlon!

FIIs de papel acho importante avaliar a gestão do fundo, ou seja, como vem sendo o desempenho e administração do mesmo, as taxas cobradas, o risco do contratos, se o fundo está alavancado se também os indexadores no portifólio do FII.

Um fundo que esteja majoritariamente atrelado a um indexador do momento (por exemplo, um fundo com mais de 90% do portifólio atrelado ao DI em um cenário de taxas de juros elevadas) fará com que o FII esteja lucrativo naquele momento mas quando o cenário mudar ele vai sofrer.

FIIs de papel que possuem uma certa diversificação dos indicadores no seu portifólio e que sigam um contrafluxo na minha opinião são bons indícios para um FII de qualidade.

Por fim, achar interessante avaliar o espaço que você tem na carteira para inclusão destes FIIs. Além de ser renda variável e trazer mais volatilidade que um FII de tijolo, acho importante lembrar que um FII de papel é uma forma de se expor com um pouco menos de risco em CRIs.

 

Espero que te ajude a pensar!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Marlon Molina disse:

boa tarde, tenho alguns Fii's de papel em carteira, gostaria de saber como faço uma boa analise referente a esses Fiis para tomar minhas decisoes.... quais criterios sao importantes avaliar exclusivamente nesse tipo de fii?
exemplos de Fiis em carteira: IRDM11, HCTR11 etc...

Boa tarde @Marlon Molina. Somente complementando o @Edison Luis Paulini. Quando avaliamos um fii de papel, temos que ter em mente que são titulos de divida que estão sendo negociados.

De forma ampla voce teria que ter uma visão dos CRIs que podem estar tendo ocorrencias de inadimplencia e quanto eles representam no portfolio do fundo. Avaliar o LTV (Loan to Value) que estabelece uma relação da divida com as garantias. Geralmente um fundo de papel apresenta o LTV medio do fundo. Uma relação de 0,5 na minha opinião seria um bom valor

Deixando a sua analise mais minuciosa voce pode dar uma analisada nos CRis que individualmente representam um percentual maior do fundo, avaliando o empreendimento, o fluxo de pagamento e as garantias individuais.

Em termos de indicadores, voce pode verificar se o fundo esta pagando acima ou abaixo do que o yeld medio relativos aos fiis do mesmo segmento. Alem disso, lembrar que como são titulos de divida atualizados diariamente, pagar acima do que seu valor patrimonial não seria um bom negócio

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Luiz Felipe Dos Santos Pacheco Da Fonseca disse:

Interessante, como calcula o LTV? Pq nos sites de investimentos como investidor10 ou founds explorer não existe esse indicador.

Bom dia @Luiz Felipe Dos Santos Pacheco Da Fonseca. O LTV é atrelado a cada CRI, ja que são dividas diferentes com garantias diferentes. Este dado é fornecido geralmente pelos fundos nos relatorios mensais, juntamente com o LTV medio do fundo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...