Jump to content
  • 0

Tenho um pouco de ação de cada banco, pode?


Alexandre Silvestre

Pergunta

Boa tarde sardinhas...

Eu tenho um pouco de ação de cada banco, uns 3 particulares ( os grandão) e Brasil, cada um com sua pontuação. Posso continuar aportando todo mês de acordo com o que o diagrama me diz? Ou vocês apostaria em apenas um banco? Pergunto isso por que vi um vídeo do Raul onde ele falava para diversificar nos setores também, como esse setor é financeiro se der uma bagunçada acaba que vou perder muito pelo fato de ter ações em 4 bancos. 

Além disso tenho ações em outros setores perenes. Energia, saneamento e algumas empresas como a WEG. O único setor que tenho mais de uma empresa em ações é o setor financeiro.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
17 minutes ago, Alexandre Silvestre disse:

Boa tarde sardinhas...

Eu tenho um pouco de ação de cada banco, uns 3 particulares ( os grandão) e Brasil, cada um com sua pontuação. Posso continuar aportando todo mês de acordo com o que o diagrama me diz? Ou vocês apostaria em apenas um banco? Pergunto isso por que vi um vídeo do Raul onde ele falava para diversificar nos setores também, como esse setor é financeiro se der uma bagunçada acaba que vou perder muito pelo fato de ter ações em 4 bancos. 

Além disso tenho ações em outros setores perenes. Energia, saneamento e algumas empresas como a WEG. O único setor que tenho mais de uma empresa em ações é o setor financeiro.

Boa tarde, Alexandre!

Ter mais de uma empresa de um mesmo setor tem seus ônus e bônus.

Um ponto bom na minha opinião é estar diversificando até mesmo em diferentes tipos de atividades no setor que uma empresa exerce mais e/ou melhor que outra.

Exemplos:

Banco do Brasil tem uma carteira de agro forte enquanto outros podem ser mais voltados a pessoas físicas;

Uma empresa de energia opera apenas com distribuição e a outra opera com toda a cadeia. Uma é mais voltada para empresas e indústrias outra para distribuição para população em geral nas cidades.

O que é importante frisar são os riscos que você também terá (parte de ônus) em se fazer investimentos em mais de uma empresa de um mesmo fazendo uma maior exposição no mesmo.

Existem riscos neste cenário.

 

Vou deixar abaixo um tópico onde nosso amigo @Adriano Umemura comenta sobre os riscos que chamamos de sistemáticos e não sistemáticos.

Com certeza vai ajudar na sua decisão pois na minha opinião não existe certo ou errado no quesito de investir em mais de uma empresa no mesmo setor. Vai de acordo com sua estratégia e da ciência sobre os riscos envolvidos e quão disposto você estará com relação a isso.

 

Espero que ajude!

 

 

 

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Alexandre Silvestre disse:

Boa tarde sardinhas...

Eu tenho um pouco de ação de cada banco, uns 3 particulares ( os grandão) e Brasil, cada um com sua pontuação. Posso continuar aportando todo mês de acordo com o que o diagrama me diz? Ou vocês apostaria em apenas um banco? Pergunto isso por que vi um vídeo do Raul onde ele falava para diversificar nos setores também, como esse setor é financeiro se der uma bagunçada acaba que vou perder muito pelo fato de ter ações em 4 bancos. 

Além disso tenho ações em outros setores perenes. Energia, saneamento e algumas empresas como a WEG. O único setor que tenho mais de uma empresa em ações é o setor financeiro.

Boa tarde @Alexandre Silvestre. Somente complementando o @Edison Luis Paulini. Alem da exposição ao setor temos que pensar no seguinte. Se temos por exemplo, uma previsão de crescimento do PIB de 5% e uma previsão de crescimento do setor bancario de 10%, para uma das empresas deste setor crescer 15% ela tem que roubar o marketshare de alguem (todos os valores são somente para exemplificar). Então, se não existe uma justificativa que mostre que todas as empresas do seu portfolio irão crescer consumindo as demais, acaba sendo uma balança em que a rentabilidade sera a media.

Uma das vantagens de se investir em uma empresa consolidada, seria uma estabilidade maior na sua operação e nos seus resultados. Mas temos que ter em mente de que são empresas que, a partir do ponto de liderança, estarão sempre lutando para manter a sua fatia de mercado, e consequentemente terão um crescimento mais lento, a não ser que se reinventem iniciando um novo ciclo de crescimento.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...