Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Israel Alves Da Costa

Pergunta

Bom dia galera!

Gostaria de tirar uma dúvida sobre marcação a mercado.

Aproveitando que a taxa SELIC está com tendência de queda, eu gostaria de saber se é melhor comprar o título com vencimento mais próximo ou o mais longo?

Ou será que seria indiferente?

Qual desses títulos teriam um reajuste no preço mais acentuado?

ou será que isso é indiferente e o tempo só indica que eu conseguiria fazer mais marcação a mercado?

TESOURO PREFIXADO 2027 10,39% R$ 30,55 R$ 763,77 01/01/2027

TESOURO PREFIXADO 2031 11,26% R$ 34,26 R$ 489,53 01/01/2031

Abraço,

Israel Alves

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
47 minutes ago, Israel Alves Da Costa disse:

Bom dia galera!

Gostaria de tirar uma dúvida sobre marcação a mercado.

Aproveitando que a taxa SELIC está com tendência de queda, eu gostaria de saber se é melhor comprar o título com vencimento mais próximo ou o mais longo?

Ou será que seria indiferente?

Qual desses títulos teriam um reajuste no preço mais acentuado?

ou será que isso é indiferente e o tempo só indica que eu conseguiria fazer mais marcação a mercado?

TESOURO PREFIXADO 2027 10,39% R$ 30,55 R$ 763,77 01/01/2027

TESOURO PREFIXADO 2031 11,26% R$ 34,26 R$ 489,53 01/01/2031

Abraço,

Israel Alves

Bom dia, Israel!

Títulos com vencimentos mais longo abrem mais espaço para a marcação ocorrer.

Mas é também importante frisar que a queda da Selic não é o único fator que faz com que as taxas de mercado sofram variação para se realizar a marcação a mercado. Outros fatores como inflação, expectativas de mercado, oferta e demanda, macroeconomia, também podem influenciar na flutuação das taxas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Israel Alves Da Costa disse:

Bom dia galera!

Gostaria de tirar uma dúvida sobre marcação a mercado.

Aproveitando que a taxa SELIC está com tendência de queda, eu gostaria de saber se é melhor comprar o título com vencimento mais próximo ou o mais longo?

Ou será que seria indiferente?

Qual desses títulos teriam um reajuste no preço mais acentuado?

ou será que isso é indiferente e o tempo só indica que eu conseguiria fazer mais marcação a mercado?

TESOURO PREFIXADO 2027 10,39% R$ 30,55 R$ 763,77 01/01/2027

TESOURO PREFIXADO 2031 11,26% R$ 34,26 R$ 489,53 01/01/2031

Abraço,

Israel Alves

Bom dia @Israel Alves Da Costa. Existe um indicador a qual chamamos de Duration modificada a qual conseguimos projetar o quanto um título, ou uma carteira, estão sensíveis às mudanças nas taxas de juros de mercado.

Vou deixar abaixo o print com a formula da duration modificada:

Duration ou Duration de Macaulay = seria o calculo do prazo medio de recebimento de um ativo. Em titulos sem pagamento de cupons periódicos a duration é igual ao seu prazo de vencimento

K = YTM ou Yield to Maturity que reflete o rendimento efetivo de um titulo de renda fixa até o vencimento. Em titulos sem pagamento de cupons periódicos o YTM é igual a taxa oferecida

Baseado nesta formula a duration modificada mostra quanto o titulo varia seu preço para cada 1% de alteração da taxa de mercado. Como o tempo ou duration se encontra no numerador da formula, quanto maior, maior a duration modificada e consequentemente a variação do titulo.

Desta forma, titulos de vencimento mais longo irão ter uma sensibilidade maior as variações na taxa de juros, sendo mais indicados para investimentos visando a marcação.

 

Captura de Tela 2024-04-09 às 10.04.02.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...