Jump to content
  • 0

Tentando entender na prática como funciona marcação a mercado no Tesouro Direto IPCA + 2045


Amilton Fortes

Pergunta

No dia 06/03/2024 investi R$21.000 reais no tesouro IPCA 2045 + 5,78%. Depois no dia 20/03/2024 Comprei mais R$1.000 também no tesouro IPCA 2045 +5,90%. Estou tentando acompanhar o raciocínio da marcação a mercado e no extrato da corretora aparece que estou com uma perda de R$1.175,87 nesses títulos. Tentei fazer uma simulação de resgate do valor considerando que a taxa Selic está em queda, porém não entendi muito bem qual seria o valor a ser resgatado e se esse total exibido como negativo seria em razão da variação das taxas, será que alguém pode me ajudar com o cálculo de fato para fazer uma simulação do resgate? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 minutes ago, Amilton Fortes disse:

No dia 06/03/2024 investi R$21.000 reais no tesouro IPCA 2045 + 5,78%. Depois no dia 20/03/2024 Comprei mais R$1.000 também no tesouro IPCA 2045 +5,90%. Estou tentando acompanhar o raciocínio da marcação a mercado e no extrato da corretora aparece que estou com uma perda de R$1.175,87 nesses títulos. Tentei fazer uma simulação de resgate do valor considerando que a taxa Selic está em queda, porém não entendi muito bem qual seria o valor a ser resgatado e se esse total exibido como negativo seria em razão da variação das taxas, será que alguém pode me ajudar com o cálculo de fato para fazer uma simulação do resgate? 

Boa tarde @Amilton Fortes. O titulo que voce comprou com taxa de IPCA+5,78% esta sendo oferecido hoje a uma taxa de IPCA+5,98%. Devido a este aumento da taxa o valor do seu titulo foi reajustado para baixo. Contudo, voce somente tera perdas caso realize a venda antrecipada do titulo.

Na area logada do tesouro voce tera acesso a diversas informações, inclusive o valor liquido para resgate no dia da consulta.

Temos que ter em mente de que a taxa selic é uma das variaveis que afeta a taxa de mercado. Alem dela a percepção de risco por parte dos investidores, bem como a propria lei da oferta e da procura irão influenciar na taxa oferecida. Desta forma, como o seu titulo tem um vencimento longo ainda ira sofrer muita variação em relação a taxa e ao preço do titulo, é só ter paciencia. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...