Jump to content
  • 0

Analise para aporte de Renda Fixa


Gustavo Zanotti Souza

Pergunta

Prezados, boa tarde! Por favor, me ajude?

Se eu abrisse a corretora HOJE e me deparasse com os seguintes titulos:

 

1- ORIGINAL PRÉ-FIXADO 10.75% 2025

2- ORIGINAL SELIC (10.75%)  VENC 2025

3- ORIGINAL IPCA + 6.65% 2025

 

Considerando o IPCA de 3%, qual dos titulos seria melhor para eu aportar no momento? Qual a linha de raciocínio?
 

Todos os títulos tem a mesma porcentagem de rendimento nesse momento. Em minha análise penso logo na SELIC, que está em queda, o que me deixa sem confiança na rentabilidade do título ser 10.75% de fato; da mesma forma o IPCA, se a SELIC realmente cair, o IPCA aumenta, tornando o título 3 mais rentável, mas se a SELIC continuar igual no próximo ano o IPCA pode ficar igual ou cair, o que implica na piora da rentabilidade do título 3. Já o 1 vai ser problema se a SELIC abaixar muito e o IPCA subir. 

Dito isso, meu entendimento sobre contrafluxo está um pouco nebuloso, eu entendo o movimento, e acho que sei o que pode acontecer em cada movimento, mas nao sei em qual movimento "apostar". Se eu tivesse que escolher um titulo com vencimento maior, iria de IPCA+6.65% porque o movimento do mercado é de queda na SELIC. 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Gustavo Zanotti Souza. A primeira informação a ser avaliada é o tipo do titulo e não a rentabilidade. Pelo contrafluxo, caso voce acredite que a taxa de juros continue a cair, os titulos indicados seriam os prefixados ou até mesmo os indexados ao ipca.

A partir daí começa a analise risco x retorno. Uma instituição que possui um risco maior tera que oferecer uma rentabilidade maior devido ao risco de credito. Uma titulo de vencimento mais longo tera que oferecer um premio maior devido ao risco de mercado.

Em relação aos seus titulos, se for para carteira de longo prazo nenhum deles seria indicado. Todos possuem vencimentos curtos a qual a aliquota de IR ainda não sera minima. Alem disso, hoje mesmo na AUVP investimentos achei titulos de renda fixa prefixados a 14,1% e IPCA+7,8% com vencimentos na aliquota minima de IR

Estas informações fazem sentido? Caso alguma duvida persista poste aqui para podermos ajudar

Obrigado! Acredito ter entendido. Amanhã vejo os titulos novamente e confirmo

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...