Jump to content
  • 0

Investimento em CDB Master


Vitória Siqueira

Pergunta

Boa tarde :)

Esse mês, começarei investir metade do dinheiro da 'liberdade financeira' e a outra metade guardarei para reserva de emergência. No momento, tenho investimentos que foram realizados antes do curso (CDB prefixado e IPCA + 2045). 

Ainda estou estudando as empresas do setor bancário para começar a investir em ações e gostaria de saber a opinião de vocês em relação as seguintes opções, pois estou um pouco insegura e com dúvidas de por onde começar a alocar 😬

- Começar a investir essa metade do dinheiro em renda fixa, em um CDB do banco master 14,30% a.a. com vencimento em 2030

- Reservar esse dinheiro para investir posteriormente em ações, quando tiver finalizado o estudos das empresas

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde Vitória!

É uma decisão meio pessoal, não vejo nenhuma como errada.

Eu colocaria no Tesouro Selic até ter algumas empresas (pelo menos umas 2 ou 3) para distribuir os pesos, porque aí o diagrama funciona melhor.

Mas também dá pra ir investindo só em renda fixa, sem problemas. Só o que vai acontecer é que, quando colocar os ativos de renda variável no Diagrama, ele vai mandar você aportar bem mais neles (inicialmente só neles) por um tempo, até efetivamente balancear.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Vitória Patricia Siqueira Augusto disse:

Boa tarde :)

Esse mês, começarei investir metade do dinheiro da 'liberdade financeira' e a outra metade guardarei para reserva de emergência. No momento, tenho investimentos que foram realizados antes do curso (CDB prefixado e IPCA + 2045). 

Ainda estou estudando as empresas do setor bancário para começar a investir em ações e gostaria de saber a opinião de vocês em relação as seguintes opções, pois estou um pouco insegura e com dúvidas de por onde começar a alocar 😬

- Começar a investir essa metade do dinheiro em renda fixa, em um CDB do banco master 14,30% a.a. com vencimento em 2030

- Reservar esse dinheiro para investir posteriormente em ações, quando tiver finalizado o estudos das empresas

@Vitória Patricia Siqueira Augusto não tem certo ou errado. As suas opções são válidas.  E a insegurança é normal e 99% dos que estão aqui estudando também sentiram e sente o mesmo. Conforme vemos avançando nos módulos e conforme vamos investindo e vendo como é a dinâmica, est insegurança diminui.

Como disse, não há certo ou errado. Se você se sentir insegura para investir, coloque o valor no Tesouro Selic 2029. Ele tem liquidez diária e praticamente não tem marcação a mercado, portanto se precisar resgatar não vai ter perda. Lembrando que seria bom esperar pelo menos 30 dias para movimentar por conta do IOF.

Se você passou pelo módulo3 de Renda Fixa e pode analisar este CDB, se ele faz sentido para você, então não vejo problema. Lembrando que este CDB só é resgatável no vencimento, então serão 6 anos para recebê-lo.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Vitória Patricia Siqueira Augusto disse:

Boa tarde :)

Esse mês, começarei investir metade do dinheiro da 'liberdade financeira' e a outra metade guardarei para reserva de emergência. No momento, tenho investimentos que foram realizados antes do curso (CDB prefixado e IPCA + 2045). 

Ainda estou estudando as empresas do setor bancário para começar a investir em ações e gostaria de saber a opinião de vocês em relação as seguintes opções, pois estou um pouco insegura e com dúvidas de por onde começar a alocar 😬

- Começar a investir essa metade do dinheiro em renda fixa, em um CDB do banco master 14,30% a.a. com vencimento em 2030

- Reservar esse dinheiro para investir posteriormente em ações, quando tiver finalizado o estudos das empresas

Boa tarde, Vitória!

Primeiro, parabéns pela decisão! Dividir metade do aporte para compor a reserva é ótimo e lhe trará segurança.

Sobre as suas opções, eu particularmente vejo mais sentido na primeira. A taxa é boa seguindo bem o contrafluxo e o emissor também na minha opinião. Só sou um pouco contra o prazo de vencimento. Gosto de títulos com vencimento um pouco mais curtos (em média 4 anos para proporcionar um giro de carteira).

No caso da segunda opção, se for guardar o dinheiro o ideal seria no tesouro Selic devido a liquidez e praticamente não sofrer da marcação a mercado. Só teria de se atentar em não sacar antes de 30 dias por conta do IOF.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Vitória!

Primeiro, parabéns pela decisão! Dividir metade do aporte para compor a reserva é ótimo e lhe trará segurança.

Sobre as suas opções, eu particularmente vejo mais sentido na primeira. A taxa é boa seguindo bem o contrafluxo e o emissor também na minha opinião. Só sou um pouco contra o prazo de vencimento. Gosto de títulos com vencimento um pouco mais curtos (em média 4 anos para proporcionar um giro de carteira).

No caso da segunda opção, se for guardar o dinheiro o ideal seria no tesouro Selic devido a liquidez e praticamente não sofrer da marcação a mercado. Só teria de se atentar em não sacar antes de 30 dias por conta do IOF.

 

Espero que ajude a pensar!

@Edison Luis Paulini, então nesse caso você acha que valeria mais a pena investir em um prefixado com rendimento um pouco menor, porém com um vencimento mais curto? 

Atualmente, estou no módulo 6. Gostaria de iniciar a investir em renda fixa antes de investir em renda variável, mesmo isso afetando a distribuição do diagrama como o @Alexandre Sales falou. Então estou focando na pesquisa desses investimentos no momento. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Vitória Patricia Siqueira Augusto disse:

@Edison Luis Paulini, então nesse caso você acha que valeria mais a pena investir em um prefixado com rendimento um pouco menor, porém com um vencimento mais curto? 

Isso é algo que depende do investidor. Eu particularmente preferiria um rendimento talvez um pouco menor e também com tempo menor para um giro da carteira. Mas vai do que você se sente mais a vontade.

Além disso, penso também que quanto maior o tempo segurando o título maior é o risco e por isso que normalmente os rendimentos são maiores. Porém mesmo sendo um título coberto pelo FGC eu prefiro um vencimento um pouco mais antecipado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Isso é algo que depende do investidor. Eu particularmente preferiria um rendimento talvez um pouco menor e também com tempo menor para um giro da carteira. Mas vai do que você se sente mais a vontade.

Além disso, penso também que quanto maior o tempo segurando o título maior é o risco e por isso que normalmente os rendimentos são maiores. Porém mesmo sendo um título coberto pelo FGC eu prefiro um vencimento um pouco mais antecipado.

Entendi. 
Obrigada pela sua opinião. Como sou novata, acredito que esse meu perfil de investidora será melhor definido de acordo com o tempo rsrs procurarei algum com vencimento mais curto. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Entendi. 
Obrigada pela sua opinião. Como sou novata, acredito que esse meu perfil de investidora será melhor definido de acordo com o tempo rsrs procurarei algum com vencimento mais curto. 

Nisso você está correta, Vitória. 

Inclusive no módulo 8 você fará uma atividade chamada PIAR que poderá inclusive lhe auxiliar na montagem da carteira no que diz respeito de percentuais em classes de ativos.

Mas realmente é questão de tempo e ir entendendo sua estratégia. Reforçando novamente que não existe certo ou errado como nossos amigos já disseram. Levar um título de renda fixa por  anos não é problema algum se você estiver de acordo com isso e com o que o título oferece.

Aos poucos você vai percebendo sua relação entre risco X retorno e vai fazendo aportes cada vez melhores!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Flavio Prado disse:

apenas um ajuste, o ideal são pelo menos 10 ações/FIIs para que o Diagrama do Cerrado possa fazer uma simulação mais certeira. Com poucos ativos a distribuição entre os ativos não fica tão eficiente.

Valeu pela correção, Flávio!

Corrigindo o que escrevi: Para o diagrama COMEÇAR a funcionar 😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...