Jump to content
  • 0

Minha carteira de ações


DianaBraga

Pergunta

Olá pessoal. 

Hoje eu terminei de analisar a minha carteira de ações e de preencher as perguntas no diagrama.

Eu modifiquei as perguntas de acordo com o que eu acredito ser importante, as minhas perguntas estão relacionadas a lucros consistentes, relação da dívida com o ebitda e com o patrimônio, tag along, perenidade, tempo de mercado, P/VP, P/L, ROE, CAGR de receitas e lucros, tamanho da empresa, dependência estatal, vantagens competitivas, pesquisa/tecnologia e comparação com o IBOV.

 

O resultado me surpreendeu um pouco. Colocando em ordem da maior nota para a menor ficou assim:

WEGE3 (WEG)

SAPR3 (Sanepar)

ABCB3 (Banco ABC)

ITSA4 (Itaúsa)

BBDC3 (Bradesco)

KLBN4 (Klabin)

EGIE3 (Engie)

LEVE3 (Metal leve)

PSSA3 (Porto seguro)

TEE4 (Taesa)

SBSP3 (Sabesp)

 

Vocês teriam alguma sugestão de pergunta sobre algum fundamento que eu não tenha analisado?

O resultado da minha análise parece coerente?

Aceito sugestões.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
25 minutes ago, DianaBraga disse:

Olá pessoal. 

Hoje eu terminei de analisar a minha carteira de ações e de preencher as perguntas no diagrama.

Eu modifiquei as perguntas de acordo com o que eu acredito ser importante, as minhas perguntas estão relacionadas a lucros consistentes, relação da dívida com o ebitda e com o patrimônio, tag along, perenidade, tempo de mercado, P/VP, P/L, ROE, CAGR de receitas e lucros, tamanho da empresa, dependência estatal, vantagens competitivas, pesquisa/tecnologia e comparação com o IBOV.

 

O resultado me surpreendeu um pouco. Colocando em ordem da maior nota para a menor ficou assim:

WEGE3 (WEG)

SAPR3 (Sanepar)

ABCB3 (Banco ABC)

ITSA4 (Itaúsa)

BBDC3 (Bradesco)

KLBN4 (Klabin)

EGIE3 (Engie)

LEVE3 (Metal leve)

PSSA3 (Porto seguro)

TEE4 (Taesa)

SBSP3 (Sabesp)

 

Vocês teriam alguma sugestão de pergunta sobre algum fundamento que eu não tenha analisado?

O resultado da minha análise parece coerente?

Aceito sugestões.

Boa tarde, Diana!

Que legal que já chegou nesta etapa e com uma carteira montada. Parabéns!

 

Vamos lá para algumas considerações: 

- sua pergunta do tag along seria com que objetivo? Penalizar uma empresa que não tenha 100% de tag along? ITSA4, por exemplo, que oferece 80%, ela leva ponto negativo nesta pergunta?

Falo isso por considerarmos o quesito tag along como fator eliminatório. Ou seja, se a empresa não possui tag along, sequer a estudaríamos.

- o mesmo lhe ocorre para estatal? Ou seja, você investe em estatais mas as penaliza considerando como risco a intervenção do estado? Essa é mais uma pergunta que pode conter caráter eliminatório para alguns investidores que optam por sequer estudarem empresas que são controladas pelo estado. Neste caso, ter essa pergunta no diagrama já pensando em não investir em uma estatal não faria muito sentido.

- algumas empresas pelo que costumo ver tem normalmente notas mais baixas. Empresas do setor de energia é uma delas em vista que normalmente não passam nos crivos de dívidas e toma penalizações por isso mas não significa que por isso sejam empresas ruins.

 

No mais, achei legal sua carteira e me parece que suas perguntas (ao que eu imagino pelo menos pois não vi as perguntas 😅) estão bem coesas.

 

Espero que agregue de alguma forma em seu tema!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Itaúsa leva um ponto negativo por ter tag along 80% e eu não invisto em empresa sem TAG along. O mínimo que aceito é 80% mas perdem um ponto por isso.

Empresas estatais tbm perdem ponto. Eu prefiro não investir nelas, mas no setor de saneamento eu não tive outra alternativa. Então eu investi mas elas perderam pontuação por serem estatais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, DianaBraga disse:

Olá pessoal. 

Hoje eu terminei de analisar a minha carteira de ações e de preencher as perguntas no diagrama.

Eu modifiquei as perguntas de acordo com o que eu acredito ser importante, as minhas perguntas estão relacionadas a lucros consistentes, relação da dívida com o ebitda e com o patrimônio, tag along, perenidade, tempo de mercado, P/VP, P/L, ROE, CAGR de receitas e lucros, tamanho da empresa, dependência estatal, vantagens competitivas, pesquisa/tecnologia e comparação com o IBOV.

 

O resultado me surpreendeu um pouco. Colocando em ordem da maior nota para a menor ficou assim:

WEGE3 (WEG)

SAPR3 (Sanepar)

ABCB3 (Banco ABC)

ITSA4 (Itaúsa)

BBDC3 (Bradesco)

KLBN4 (Klabin)

EGIE3 (Engie)

LEVE3 (Metal leve)

PSSA3 (Porto seguro)

TEE4 (Taesa)

SBSP3 (Sabesp)

 

Vocês teriam alguma sugestão de pergunta sobre algum fundamento que eu não tenha analisado?

O resultado da minha análise parece coerente?

Aceito sugestões.

Weg em primeiro não é nenhuma surpresa. O que achei estranho foi Engie, Metal Leve e Porto Seguro ficarem tão atrás. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

53 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Weg em primeiro não é nenhuma surpresa. O que achei estranho foi Engie, Metal Leve e Porto Seguro ficarem tão atrás. 

Engie perdeu pontos por dívida, tempo de fundação e CAGR. 

Porto seguro perdeu pontos em consistência no CAGR de lucros e receitas nos últimos 5 anos e tem dívida maior que o patrimônio. 

Metal leve perdeu pontos no setor e na consistência do CAGR nos últimos 5 anos 

Metal leve deve melhorar bastante de nota ano que vem, porque teve problema no CAGR apenas em 2020. Apesar de doer um pouco tirar ponto da metal leve por isso, eu não me sinto confortável em abrir exceções.
 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, DianaBraga disse:

 

Engie perdeu pontos por dívida, tempo de fundação e CAGR. 

Porto seguro perdeu pontos em consistência no CAGR de lucros e receitas nos últimos 5 anos e tem dívida maior que o patrimônio. 

Metal leve perdeu pontos no setor e na consistência do CAGR nos últimos 5 anos 

Metal leve deve melhorar bastante de nota ano que vem, porque teve problema no CAGR apenas em 2020. Apesar de doer um pouco tirar ponto da metal leve por isso, eu não me sinto confortável em abrir exceções.
 

A dívida mais alta é comum no setor da Engie, mas é uma empresa muito boa e inovadora. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, DianaBraga disse:

Olá pessoal. 

Hoje eu terminei de analisar a minha carteira de ações e de preencher as perguntas no diagrama.

Eu modifiquei as perguntas de acordo com o que eu acredito ser importante, as minhas perguntas estão relacionadas a lucros consistentes, relação da dívida com o ebitda e com o patrimônio, tag along, perenidade, tempo de mercado, P/VP, P/L, ROE, CAGR de receitas e lucros, tamanho da empresa, dependência estatal, vantagens competitivas, pesquisa/tecnologia e comparação com o IBOV.

 

O resultado me surpreendeu um pouco. Colocando em ordem da maior nota para a menor ficou assim:

WEGE3 (WEG)

SAPR3 (Sanepar)

ABCB3 (Banco ABC)

ITSA4 (Itaúsa)

BBDC3 (Bradesco)

KLBN4 (Klabin)

EGIE3 (Engie)

LEVE3 (Metal leve)

PSSA3 (Porto seguro)

TEE4 (Taesa)

SBSP3 (Sabesp)

 

Vocês teriam alguma sugestão de pergunta sobre algum fundamento que eu não tenha analisado?

O resultado da minha análise parece coerente?

Aceito sugestões.

Quantos pontos tem cada uma da lista ? pra entender como esta a "distancia" entre elas...

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, DianaBraga disse:

 

Engie perdeu pontos por dívida, tempo de fundação e CAGR. 

Porto seguro perdeu pontos em consistência no CAGR de lucros e receitas nos últimos 5 anos e tem dívida maior que o patrimônio. 

Metal leve perdeu pontos no setor e na consistência do CAGR nos últimos 5 anos 

Metal leve deve melhorar bastante de nota ano que vem, porque teve problema no CAGR apenas em 2020. Apesar de doer um pouco tirar ponto da metal leve por isso, eu não me sinto confortável em abrir exceções.
 

Bom dia @DianaBraga. Quais foram os seus criterios de dívida e CAGR de lucro da Engie? O que eu tenho baseado no ultimo resultado de 2023 é de uma relação divida liquida/ebitda de 2,04 e CAGR de lucro dos ultimos 5 anos de 10,37%

 

Captura de Tela 2024-04-20 às 09.33.23.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/04/2024 at 20:55, Marcelo Ribeiro disse:

Quantos pontos tem cada uma da lista ? pra entender como esta a "distancia" entre elas...

 

 WEGE3 (WEG) - 14 

SAPR3 (Sanepar) - 10

ABCB3 (Banco ABC) - 10

ITSA4 (Itaúsa) - 10

BBDC3 (Bradesco) - 8

KLBN4 (Klabin) - 8

EGIE3 (Engie) - 6

LEVE3 (Metal leve) - 6

PSSA3 (Porto seguro) - 4

TEE4 (Taesa) - 2

SBSP3 (Sabesp) - 1

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/04/2024 at 09:33, Adriano Umemura disse:

Bom dia @DianaBraga. Quais foram os seus criterios de dívida e CAGR de lucro da Engie? O que eu tenho baseado no ultimo resultado de 2023 é de uma relação divida liquida/ebitda de 2,04 e CAGR de lucro dos ultimos 5 anos de 10,37%

 

Captura de Tela 2024-04-20 às 09.33.23.png

Eu considerei dívida líquida/ebitda menor que 2. Além disso, ela tem dívida superior ao patrimônio (dados do investidor10). 

Sobre o CAGR a minha pergunta leva em consideração a consistência e não a média. Assim como nos lucros, que se em um ano for negativo a empresa não leva a pontuação de lucros consistentes. 

Mas fiquei em dúvida na hora de colocar essa pergunta, se fazia mais sentido considerar a média dos últimos 5 anos ou a consistência.

Sobre a dívida acima do patrimônio, eu achei uma pergunta importante, apesar de não saber se faz sentido para todos os setores. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, DianaBraga disse:

Eu considerei dívida líquida/ebitda menor que 2. Além disso, ela tem dívida superior ao patrimônio (dados do investidor10). 

Sua métrica é bem conservadora, mas este é um critério pessoal para cada investidor

49 minutes ago, DianaBraga disse:

Sobre o CAGR a minha pergunta leva em consideração a consistência e não a média. Assim como nos lucros, que se em um ano for negativo a empresa não leva a pontuação de lucros consistentes. 

Mas fiquei em dúvida na hora de colocar essa pergunta, se fazia mais sentido considerar a média dos últimos 5 anos ou a consistência.

O CAGR ou Taxa Anual Composta de Crescimento (do inglês "Compound Annual Growth Rate"), é uma métrica utilizada para descrever o crescimento de um investimento ao longo de um período de tempo especificado, de forma que se possa ter uma noção clara do ritmo anual de crescimento. Veja que ja resultado no crescimento anual da empresa pelo periodo determinado, ou seja, no seu caso 5 anos.

É como se disséssemos que de 2019 a 2023 a empresa cresceu X% ao ano. Sendo assim, não há necessidade de utilizar a média mas sim o valor final do CAGR de 5 anos

53 minutes ago, DianaBraga disse:

Sobre a dívida acima do patrimônio, eu achei uma pergunta importante, apesar de não saber se faz sentido para todos os setores. 

Na minha opinião o divida liquida / ebitda possui uma relevancia maior, ja que mede em quantos resultados da empresa se paga a divida. Trata-se então de uma métrica operacional

A divida pelo patrimonio pode ser considerada, mas trata-se de uma métrica avaliada mais pelos credores do que pelos acionistas. O raciocinio seria, caso a empresa decrete falencia, seu patrimonio é o suficiente para arcar com as dividas?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

 

O CAGR ou Taxa Anual Composta de Crescimento (do inglês "Compound Annual Growth Rate"), é uma métrica utilizada para descrever o crescimento de um investimento ao longo de um período de tempo especificado, de forma que se possa ter uma noção clara do ritmo anual de crescimento. Veja que ja resultado no crescimento anual da empresa pelo periodo determinado, ou seja, no seu caso 5 anos.

É como se disséssemos que de 2019 a 2023 a empresa cresceu X% ao ano. Sendo assim, não há necessidade de utilizar a média mas sim o valor final do CAGR de 5 anos

 

Eu não entendi como faço para calcular. Porque quando pesquiso nos sites aparece o resultado ano a ano. Aonde eu conseguiria a informação por período?

Você poderia mostrar um exemplo?

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

 

Na minha opinião o divida liquida / ebitda possui uma relevancia maior, ja que mede em quantos resultados da empresa se paga a divida. Trata-se então de uma métrica operacional

A divida pelo patrimonio pode ser considerada, mas trata-se de uma métrica avaliada mais pelos credores do que pelos acionistas. O raciocinio seria, caso a empresa decrete falencia, seu patrimonio é o suficiente para arcar com as dividas?

Entendi. Vou considerar então apenas dívida líquida/ebtida. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, DianaBraga disse:

Eu não entendi como faço para calcular. Porque quando pesquiso nos sites aparece o resultado ano a ano. Aonde eu conseguiria a informação por período?

Você poderia mostrar um exemplo?

Bom dia @DianaBraga. Nos sites o resultado que aparece ano a ano é o CAGR dos ultimos 5 anos, ou seja, o CAGR apresentado de 2023 é referente aos resultados de 2019 a 2023. O CAGR apresentado em 2022 é referente aos resultados de 2018 a 2022

Para calcular o CAGR voce pode se utilizar da fórmula no print abaixo sendo:

Valor final = resultado do ultimo exercicio
Valor inicial = resultado do primeiro exercicicio
n = numero de periodos e não o numero de resultados. Para um CAGR de 5 anos são 4 periodos

No Caso da Engie por exemplo, em 2019 ela teve um lucro liquido de R$2.311MM e em 2023 de R$3.429MM. Na formula ficaria:

CAGR = [(3429/2311)^0,25]-1

Para transformar em percentual basta multiplicar por 100 o que resultaria em um CAGR de lucro dos ultimos 5 anos de 10,36%

 

Captura de Tela 2024-04-22 às 07.25.29.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @DianaBraga. Nos sites o resultado que aparece ano a ano é o CAGR dos ultimos 5 anos, ou seja, o CAGR apresentado de 2023 é referente aos resultados de 2019 a 2023. O CAGR apresentado em 2022 é referente aos resultados de 2018 a 2022

Para calcular o CAGR voce pode se utilizar da fórmula no print abaixo sendo:

Valor final = resultado do ultimo exercicio
Valor inicial = resultado do primeiro exercicicio
n = numero de periodos e não o numero de resultados. Para um CAGR de 5 anos são 4 periodos

No Caso da Engie por exemplo, em 2019 ela teve um lucro liquido de R$2.311MM e em 2023 de R$3.429MM. Na formula ficaria:

CAGR = [(3429/2311)^0,25]-1

Para transformar em percentual basta multiplicar por 100 o que resultaria em um CAGR de lucro dos ultimos 5 anos de 10,36%

 

Captura de Tela 2024-04-22 às 07.25.29.png

Entendi. Muito obrigada. Vou rever todas as empresas considerando essa informação. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...