Jump to content
  • 0

Posso diversificar na renda variável apenas em ações???


Pergunta

Boa tarde pessoal! Eu estou terminando o curso da AUVP hoje, e de tudo que mais estudei e gostei foram as ações a minha paixão, quando se trata de renda variável. Gostaria de saber se na composição da minha carteira de renda variável, tanto em empresas brasileiras e no exterior, posso investir apenas em ações? Não me interessei muito pelos demais ativos, e queria focar a estudar somente as ações, o que já é muita coisa para se dedicar. Gostaria de diversificar meus investimentos em renda variável em diferentes setores de empresas (Energia, Saneamento, Bancos, Celulose, Cervejaria), mas tudo em ações. Vocês observam sérios problemas nisso?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
56 minutes ago, Allan Vinicius Duques Resende disse:

Boa tarde pessoal! Eu estou terminando o curso da AUVP hoje, e de tudo que mais estudei e gostei foram as ações a minha paixão, quando se trata de renda variável. Gostaria de saber se na composição da minha carteira de renda variável, tanto em empresas brasileiras e no exterior, posso investir apenas em ações? Não me interessei muito pelos demais ativos, e queria focar a estudar somente as ações, o que já é muita coisa para se dedicar. Gostaria de diversificar meus investimentos em renda variável em diferentes setores de empresas (Energia, Saneamento, Bancos, Celulose, Cervejaria), mas tudo em ações. Vocês observam sérios problemas nisso?

Boa tarde @Allan Vinicius Duques Resende. Quando voce se refere a outros ativos de renda variavel, seriam os fiis por exemplo?

Caso seja, se o seu horizonte de tempo até usufruir dos rendimentos for muito longo (mais de 20 anos) voce poderia se dar ao luxo de ter somente ações no inicio, ja que comparado com os fiis elas possuem um potencial de crescimento maior. Contudo eu acho interessante voce ter em mente que, na fase de usufruir dos rendimentos, poder contar com ativos que gerem renda sera algo que irá contribuir muito para o provisionamento dos valores que voce irá fazer uso. E quando falamos de ativos de renda variavel a alocação não pode ser feita de um momento para o outro, mas gradualmente ao passar dos anos.

Alem disso, um dos motivos da diversificação é a proteção do seu patrimonio em classes de ativos diferentes que se favorecem em ciclos de mercado diferentes. Muito alem da rentabilidade precisamos sempre visar a proteção do que conquistamos.

Desta forma, caso o seu periodo de construção do patrimonio seja longo, voce pode começar a ter em carteira somente ações e renda fixa, mas aos poucos ir introduzindo ativos como fiis para gerar renda na sua "aposentadoria"

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala Allan,

Eu particularmente estou posicionado na renda variável só em ações e stocks pensando no potencial de valorização do longo prazo. Mantenho cerca de 30% na renda fixa, mas o resto é só ações e stocks. No momento como meu patrimônio não é tão grande, não vejo sentido em me proteger com reserva de valor, tô confortável sem bitcoin e acho interessante os FIIs mas prefiro o potencial das ações por enquanto. Portanto, acho que faz sentido dependendo da fase que você está, como o Adriano falou.

abraço ✌🏻

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Allan Vinicius Duques Resende disse:

Boa tarde pessoal! Eu estou terminando o curso da AUVP hoje, e de tudo que mais estudei e gostei foram as ações a minha paixão, quando se trata de renda variável. Gostaria de saber se na composição da minha carteira de renda variável, tanto em empresas brasileiras e no exterior, posso investir apenas em ações? Não me interessei muito pelos demais ativos, e queria focar a estudar somente as ações, o que já é muita coisa para se dedicar. Gostaria de diversificar meus investimentos em renda variável em diferentes setores de empresas (Energia, Saneamento, Bancos, Celulose, Cervejaria), mas tudo em ações. Vocês observam sérios problemas nisso?

Boa noite, Allan!

Antes de mais nada, que legal ver que terminou o cvrso. Parabéns e agora bora colocar a coisa em prática e ver o patrimônio se multiplicar!

 

Na minha opinião cada classe de ativo tem seu valor e sua função. Dois pontos para ajudar a pensar um pouquinho neste tema:

- no caso de FIIs os mesmos podem trazer uma certa estabilidade na carteira o que pode ajudar até mesmo no fator psicológico. Quando temos uma carteira focada apenas em ações mesmo que tenhamos ótimas empresas, bluechips, bons históricos, a oscilação no longo prazo é inevitável. Além disso, os FIIs de tijolo são muito mais fáceis de se avaliar do que as ações o que acaba por não demandar tanto tempo assim e no longo prazo, um bom FII de tijolo poderia também estar pagando 8% acima da inflação contando com os rendimentos pagos e a valorização dos imóveis;

- a diversificação além de proteção patrimonial entendo também que ela nos proporcione ganhos em diferentes ciclos do mercado que iremos pegar ao longo dos anos investindo. Algo que comumente acontece é que quando a bolsa está nas alturas a renda fixa é desprezada e lá podemos encontrar boas taxas a fins de que este mercado tente atrair investidores e podemos fazer bons negócios lá bem como o cenário contrário também pode acontecer.

 

Apenas algumas ponderações para ajudar a pensar no tema mas lembrando que não existe regra. Deixo apenas como um exercício de raciocínio e espero que possa agregar um pouquinho!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/04/2024 at 17:41, Allan Vinicius Duques Resende disse:

Boa tarde pessoal! Eu estou terminando o curso da AUVP hoje, e de tudo que mais estudei e gostei foram as ações a minha paixão, quando se trata de renda variável. Gostaria de saber se na composição da minha carteira de renda variável, tanto em empresas brasileiras e no exterior, posso investir apenas em ações? Não me interessei muito pelos demais ativos, e queria focar a estudar somente as ações, o que já é muita coisa para se dedicar. Gostaria de diversificar meus investimentos em renda variável em diferentes setores de empresas (Energia, Saneamento, Bancos, Celulose, Cervejaria), mas tudo em ações. Vocês observam sérios problemas nisso?

Cara, vai da estratégia de cada um, eu tenho um percentual inferior a 3% em fundos imobiliários, o grosso da renda variável é em ações mesmo, como tenho tempo, não pretendo me aposentar em menos de 25 anos, não vejo porque não participar massivamente do crescimento das empresas.

Só tenho fundos para poder olhar melhor o negócio, na verdade não é uma classe de ativos que eu goste muito, embora em termos de ganhos captais me trouxeram bons retornos. 

Se minha carteira fosse baseada em dividendos de curto prazo, sem dúvida eu deveria começar a aportar mais nesta classe, na minha estratégia, 10 anos antes da aposentadoria eu devo mudar isso.

lembrando que a isso se aplica as porcentagens de renda variável. A renda fixa segue firme e forte com metade da carteira total de investimentos. O que já é bem agressivo se pensar que renda fixa tem menos risco e o Brasil tem taxas exorbitantes de renda fixa.

Editado por Cézar Busato
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...