Jump to content

O Rito do Orçamento Doméstico


Recommended Posts

hahaha pra mim também já virou algo terapêutico!

Nesse feriado tirei 1h pra categorizar todos os gastos de abril e ter na ponta do lápis o tanto que seria aportado nesse mês, que foi efetivamente enviado pra corretora ontem de manhã!

Agora pra mim a ansiedade é ver o consolidador de investimentos (no meu caso, Gorila), puxar logo todos os dados do sistema da B3 pra ter o patrimônio atualizado hehe

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

46 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, sardinhada!

Há um tempo atrás comentei por aqui sobre a "cerimônia" que faço quando chega o dia dos aportes. 

Hoje venho compartilhar que também tem algo parecido por aqui que é no comecinho do mês fazer o orçamento doméstico da casa lançando o mês anterior e vendo para onde foi o dinheiro.

Aqui moramos eu e minha mãe (cuido dela por estar deveras debilitada de movimentação das pernas) e acabo cuidando do orçamento da casa com nossos gastos. A ferramenta que a AUVP dá para nós alunos é excelente e prática para isso.

 

É pegar a fatura do cartão onde majoritariamente estão nossos gastos em virtude de um benefício de cashback e alguns extratos ou notinhas a parte para separar legal o que é que conforto, prazer, etc.

Aí é sentar com o celular de um lado, note de outro, planilhazinha para ajudar nas contas e toma lançamentos. Isso claro acompanhado de um cafézin esperto  o/

É mais uma tarefa mensal de sentar e se concentrar para fazer algo que é benéfico e totalmente necessário!

 

E você aí? Também faz seu rito mensal de lançar o orçamento doméstico?

 

 

PS: para quem tiver curiosidade, aqui embaixo tem o tópico sobre os aportes mensais que comentei também  =)

 

Eu não fiz ainda. Apesar de estar praticamente tudo na fatura do cartão. Acho que terei dificuldade com alguns detalhes. Gasto mais que deveria com algumas besteiras de comer, apesar de não ser gordo, e com outros prazeres. Mas não tem impacto em quanto invisto. Pois ao todo invisto pelo menos 40%, sendo 35% para minha liberdade financeira e variável entre 5 até 20% para outras metas. Assim que fizer a aula sobre o tema, tentarei me organizar. Acredito que me ajudará a evitar desperdícios que inclusive me impede de outro objetivo que é melhorar meu fisco e saúde. 😅

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, sardinhada!

Há um tempo atrás comentei por aqui sobre a "cerimônia" que faço quando chega o dia dos aportes. 

Hoje venho compartilhar que também tem algo parecido por aqui que é no comecinho do mês fazer o orçamento doméstico da casa lançando o mês anterior e vendo para onde foi o dinheiro.

Aqui moramos eu e minha mãe (cuido dela por estar deveras debilitada de movimentação das pernas) e acabo cuidando do orçamento da casa com nossos gastos. A ferramenta que a AUVP dá para nós alunos é excelente e prática para isso.

 

É pegar a fatura do cartão onde majoritariamente estão nossos gastos em virtude de um benefício de cashback e alguns extratos ou notinhas a parte para separar legal o que é que conforto, prazer, etc.

Aí é sentar com o celular de um lado, note de outro, planilhazinha para ajudar nas contas e toma lançamentos. Isso claro acompanhado de um cafézin esperto  o/

É mais uma tarefa mensal de sentar e se concentrar para fazer algo que é benéfico e totalmente necessário!

 

E você aí? Também faz seu rito mensal de lançar o orçamento doméstico?

 

 

PS: para quem tiver curiosidade, aqui embaixo tem o tópico sobre os aportes mensais que comentei também  =)

 

bom demais, my friend!

pra mim, nao funciona fazer mensal.
como compro, majoritariamente, no cartão, se eu deixar passar muito tempo, acaba que esqueço o que são algumas coisas e tal.

entao tento fazer num espaço bem menor de tempo; semanal ou até mesmo antes de completar uma semana.
e vou anotando qual foi meu último mês de cadastro, pra nao me perder

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Eu não fiz ainda. Apesar de estar praticamente tudo na fatura do cartão. Acho que terei dificuldade com alguns detalhes. Gasto mais que deveria com algumas besteiras de comer, apesar de não ser gordo, e com outros prazeres. Mas não tem impacto em quanto invisto. Pois ao todo invisto pelo menos 40%, sendo 35% para minha liberdade financeira e variável entre 5 até 20% para outras metas. Assim que fizer a aula sobre o tema, tentarei me organizar. Acredito que me ajudará a evitar desperdícios que inclusive me impede de outro objetivo que é melhorar meu fisco e saúde. 😅

Cara, o objetivo é esse mesmo.

Vai ajudar muito a ter uma visão pra onde vai o dinheiro e isso ajuda.

 

Aqui em casa apanhamos horrores para os custos fixos principalmente convênio e farmácia. Em suma não fechamos no vermelho, não gastamos totalmente nossas metas em conforto e afins, ainda sigo com valores para meus aportes mensais. Mas o custo fixo sempre extrapola muito a meta.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

bom demais, my friend!

pra mim, nao funciona fazer mensal.
como compro, majoritariamente, no cartão, se eu deixar passar muito tempo, acaba que esqueço o que são algumas coisas e tal.

entao tento fazer num espaço bem menor de tempo; semanal ou até mesmo antes de completar uma semana.
e vou anotando qual foi meu último mês de cadastro, pra nao me perder

Sabe que no começo eu também fazia semanal pelo mesmo motivo? Hauahahaua 

Mas aí fiz o seguinte. Como tem gastos mais esporádicos que poderiam entrar no esquecimento o que é, eu anoto em um caderninho o que foi aquele gasto, data e valor. Faço uma separação semelhante quando tem um gasto com prazeres no mercado junto das compras pra casa separando a notinha que tem gasto com firula.

Aí no dia que sento para fazer o orçamento, me organizo fácil com minhas anotações.

 

Fica mão na roda e me adequei legal pois pra mim enchia o saco fazer uma vez por semana  😂

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Rafael Do Nascimento disse:

bom demais, my friend!

pra mim, nao funciona fazer mensal.
como compro, majoritariamente, no cartão, se eu deixar passar muito tempo, acaba que esqueço o que são algumas coisas e tal.

entao tento fazer num espaço bem menor de tempo; semanal ou até mesmo antes de completar uma semana.
e vou anotando qual foi meu último mês de cadastro, pra nao me perder

Por aqui vamos testar o método' grupo do whats' rs também utilizamos o cartão pelos benefícios.
Conforme fizermos as compras pelo cartão vamos mandar no grupo e ver qual forma fica melhor pra atualizar semanal ou mensalmente.
Acredito que vai dar certo rs 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Sabe que no começo eu também fazia semanal pelo mesmo motivo? Hauahahaua 

Mas aí fiz o seguinte. Como tem gastos mais esporádicos que poderiam entrar no esquecimento o que é, eu anoto em um caderninho o que foi aquele gasto, data e valor. Faço uma separação semelhante quando tem um gasto com prazeres no mercado junto das compras pra casa separando a notinha que tem gasto com firula.

Aí no dia que sento para fazer o orçamento, me organizo fácil com minhas anotações.

 

Fica mão na roda e me adequei legal pois pra mim enchia o saco fazer uma vez por semana  😂

mas aí te pergunto (e é pura curiosidade mesmo): pra vc parar e anotar num caderno, não é melhor colocar direto na plataforma?

no cel parece funcionar muito bem (apesar de eu nao usar. deveria, mas nao uso).
a única coisa que me faz falta na plataforma, é uma forma de somar um valor ao que já está lá

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

58 minutes ago, Erik Mellin disse:

Por aqui vamos testar o método' grupo do whats' rs também utilizamos o cartão pelos benefícios.
Conforme fizermos as compras pelo cartão vamos mandar no grupo e ver qual forma fica melhor pra atualizar semanal ou mensalmente.
Acredito que vai dar certo rs 

aheugiaehgui
pois é. acho que varia mto de pessoa pra pessoa.
no meu caso é mto difícil pq eu sou MUITO esquecido. entao tem coisa que compro no cartao no dia anterior que já nao lembro direito o que é. demoro um tempo pra lembrar.

e o nome do estabelecimento mtas vezes nao te ajuda em NADA! pq nao é o mesmo nome da loja huahuahuha

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, sardinhada!

Há um tempo atrás comentei por aqui sobre a "cerimônia" que faço quando chega o dia dos aportes. 

Hoje venho compartilhar que também tem algo parecido por aqui que é no comecinho do mês fazer o orçamento doméstico da casa lançando o mês anterior e vendo para onde foi o dinheiro.

Aqui moramos eu e minha mãe (cuido dela por estar deveras debilitada de movimentação das pernas) e acabo cuidando do orçamento da casa com nossos gastos. A ferramenta que a AUVP dá para nós alunos é excelente e prática para isso.

 

É pegar a fatura do cartão onde majoritariamente estão nossos gastos em virtude de um benefício de cashback e alguns extratos ou notinhas a parte para separar legal o que é que conforto, prazer, etc.

Aí é sentar com o celular de um lado, note de outro, planilhazinha para ajudar nas contas e toma lançamentos. Isso claro acompanhado de um cafézin esperto  o/

É mais uma tarefa mensal de sentar e se concentrar para fazer algo que é benéfico e totalmente necessário!

 

E você aí? Também faz seu rito mensal de lançar o orçamento doméstico?

 

 

PS: para quem tiver curiosidade, aqui embaixo tem o tópico sobre os aportes mensais que comentei também  =)

 

Ritual importante @Edison Luis Paulini. Eu tinha planilha antes da AUVP (ainda tenho na verdade), lançamos nela todo mês (eu a a Poli) depois de alguns meses faço um check passando pra ferramenta da AUVP kkkk, mas a cosciencia que fazer isso nos traz sobre nossos gastos é impressionante. Fora decisoes que tomamos quando envolve custos ja sabendo o que cabe ou nao dentro do mes, ou precisa aguardar. Este mes foi mes de fazer melhorias no terrano por exemplo. E pagar umas passagens aéreas ahaha

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu faço esse rito desde 2006 huahuahuahu, geralmente de 15 em 15 dias eu faço todos os meus lançamentos e já aproveito para dar uma olhada se tem alguma linha orçamentária que eu estou prestes a estourar, posso dizer sem sombras de dúvidas que o hábito de fazer isso mudou muito minha vida.

Desde de 2022 adquiri tbm um outro hábito, exporto todos os lançamentos do sistema de fluxo de caixa para uma planilha e vou compondo uma planilha anual onde tbm faço controle do patrimônio e vou calculando o % de crescimento de mês para mês.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Faço toda segunda-feira há alguns anos. Usei apps de controle financeiro por muito tempo e este ano fiz a minha própria planilha e aí comparo meus gastos com a porcentagem de orçamento indicada.

49 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

aheugiaehgui
pois é. acho que varia mto de pessoa pra pessoa.
no meu caso é mto difícil pq eu sou MUITO esquecido. entao tem coisa que compro no cartao no dia anterior que já nao lembro direito o que é. demoro um tempo pra lembrar.

e o nome do estabelecimento mtas vezes nao te ajuda em NADA! pq nao é o mesmo nome da loja huahuahuha

Uma dica que uso nestes casos é ver meu histórico no Google Maps, onde eu estava aquele dia. Se por acaso eu só fiquei em casa aí vou procurar no meu e-mail o que eu comprei online hahaha

Fazer toda semana me ajuda a entender onde estou exagerando e me controlar até o final do mês

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Antes da AUVP eu tinha 2 planilhas, como utilizo o cartão por questão de milhas e afins eu tinha uma planilha que somava meus gastos diários, que eu categorizo com Ifood, Cursos, tatuagem (esse eu gasto bem kkkkk) e essas coisas e a outra era pra fazer uma soma geral e me dar uma visão com gráficos e afins dos valores "cheios"

com a AUVP eu permaneço com 2 mas só até me habituar a da plataforma, logo mais pretendo ficar com apenas 1 e poupar meu tempo mas vou admitir que é uma terapia maravilhosa, quer ver quando aquele bolo de vó ta saindo quentinho do forno🫠

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

mas aí te pergunto (e é pura curiosidade mesmo): pra vc parar e anotar num caderno, não é melhor colocar direto na plataforma?

no cel parece funcionar muito bem (apesar de eu nao usar. deveria, mas nao uso).
a única coisa que me faz falta na plataforma, é uma forma de somar um valor ao que já está lá

Cara pode parecer doideira mas acho mais prático e rápido anotar no caderninho ou até mesmo no celular em um bloquinho de notas e depois fazer o apanhado. Para mim fica mais tranquilo fazer e não vou esconder que acho legal sentar e focar em uma tarefa ouvindo uma música, tomando uma café e organizando tudo. Pra mim é gostoso e relaxante  😂😂

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

58 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

e o nome do estabelecimento mtas vezes nao te ajuda em NADA! pq nao é o mesmo nome da loja huahuahuha

Nossa, isso é realmente horroroso Huhauhuah

Você passa na "Padaria Sardinha" tomar um café. No cartão aparece "comércio Juca Sênior". 

Se o cartão de crédito viesse com bola de cristal tava bom  😂😂😂

  • HAHAHAHA 4
Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Eu faço esse rito desde 2006 huahuahuahu, geralmente de 15 em 15 dias eu faço todos os meus lançamentos e já aproveito para dar uma olhada se tem alguma linha orçamentária que eu estou prestes a estourar, posso dizer sem sombras de dúvidas que o hábito de fazer isso mudou muito minha vida.

Rapaz, isso foi uma coisa que ponderei.

Não sei se é o melhor caminho mas para mim funciona mais o "tomar uma porrada" no final vendo o que por ventura foi extrapolado. Minha atenção e minha pira para o mês seguinte ficam melhores.

Tem risco fazer isso quando se tem um orçamento deveras apertado? Sim e reconheço.

Mas sempre tem dado bom!

Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Emilia Drivas disse:

Uma dica que uso nestes casos é ver meu histórico no Google Maps, onde eu estava aquele dia. Se por acaso eu só fiquei em casa aí vou procurar no meu e-mail o que eu comprei online hahaha

Eu comecei a fazer as anotações para sair dessas pesquisas de e-mail pois enchia o saco  😅

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Suellen Pereira Da Cruz disse:

eu to começando nesse exato momento 
sobre o cartao de credito uma duvida, vc lança um por um os lancamentos do cartao ou vc lança o total final ?

deixa dica de como fazer isso q eu to tao perdida aqui, obrigada s2

Boa tarde, Suellen!

Para o cartão eu tenho uma planilha de auxílio com os gastos como, por exemplo, mercado, padaria, farmácia, combustível, etc.

Abro o extrato do cartão e vou colocando os valores em seus devidos lugares. O excel soma pra mim e jogo no Orçamento Doméstico da AUVP dentro de suas respectivas classes. Já tentei fazer via exportação para excel que o meu cartão disponibiliza mas por incrível que pareça os dados chegam bem ruins exportados e prefiro não perder meu tempo arrumando.

Quando jogo os totais no Orçamento Doméstico vejo o macro para onde foi meu dinheiro. Procuro não complicar muito essa visão.

 

Espero que contribua e se tiver mais dúvidas no manuseio da ferramenta manda aí parra podermos ajudar!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...