Jump to content

Três questões: 1) Investimentos a serem evitados para quem já tem mais de 50 anos; 2) Como usufruir melhor do patrimônio acumulado?; 3) O ideal é usufruir "curtindo a vida adoidado" e evitar deixar herança polpuda?


Recommended Posts

Título longo (em plena sexta-feira...), rsrs. Apenas questões para reflexão e espero poder contar com a ajuda do Cardume...
Três questões: 1) Investimentos a serem evitados para quem já tem mais de 50 anos; 2) Como usufruir melhor do patrimônio acumulado?; 3) O ideal é usufruir "curtindo a vida adoidado" e evitar deixar herança polpuda?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Sérgio! Ainda não estou nos 50 nem na fase de usufruir, mas voi compartilhar de maneira mais resumida o que penso:

30 minutes ago, Sérgio Costa disse:

Investimentos a serem evitados para quem já tem mais de 50 anos

Depende um pouco do seu apetite pra risco, mas qcho que depois dos 50 já não dá pra brincar demais escolhendo small caps e empresas sem lucratividade, aquele papo de "acredito que um dia possa dar certo" já não vale muito aqui.

De restante, sendo bons ativos já serve.

32 minutes ago, Sérgio Costa disse:

Como usufruir melhor do patrimônio acumulado?

Cara, eu acho que o melhor caminho aqui é exatamente o inverso, o que o Raul propõe nos módulos iniciais. 

Descobrir qual seu sonho, o quanto custa pra viver do jeito que você quer, e aí sim achar o quanto você precisa acumular. Isso tanto te poupa da frustração de acumular pouco e ser "menos feliz" por isso, mas também te ajuda a achar a hora de parar. 

35 minutes ago, Sérgio Costa disse:

O ideal é usufruir "curtindo a vida adoidado" e evitar deixar herança polpuda?

Essa deve ser a mais pessoal de todas! 

Eu aconselharia fazer o que te der mais paz de espírito!! Tem gente que foca tudo em deixar herança, mas se vc quer viver bem e reduzir isso, eu acho que você tem todo o direito. 

Mas a resposta disso aqui influencia na resposta pra segunda pergunta também. Se vc quer torrar mais dinheiro, dá até pra mexer no montante final, ao invés de só nos rendimentos!!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, @Sérgio Costa!

Apenas dando uma complementada em alguns pontos que já foram muito bem colocados pelo nosso amigo @Alexandre Sales.

2 horas atrás, Sérgio Costa disse:

Investimentos a serem evitados para quem já tem mais de 50 anos

Além de se evitar os investimentos mais arriscados, acho legal frisar que tem alguns investimentos que talvez sejam mais legais dar um foco principalmente se já estiver perto da fase de viver de renda. Majoritariamente em renda fixa e depois procurar um percentual menor em ações que tenham históricos mais sólidos de pagamentos de dividendos e também bons FIIs de tijolo também pelos rendimentos mensais.

2 horas atrás, Sérgio Costa disse:

O ideal é usufruir "curtindo a vida adoidado" e evitar deixar herança polpuda?

Como dito antes, é u a decisão pessoal. Mas dando um pitaquinho eu acho muito justo você deixar uma parte de herança para filhos e/outros herdeiros afinal nada mais nobre do que deixar algo para pessoas queridas.

Mas eu sou da opinião que você também tem merecimento em dar uma torrada no dinheiro para você e por você. Sinta-se feliz com algo que sempre quis, faça o que gostaria de fazer e esteja bem. Estando bem, você consegue se doar mais com atenção e dedicação para as pessoas a sua volta e deixar também de herança algo além do dinheiro e do material: bons momentos juntos, boas risadas, boas memórias.

 

Espero que contribua! 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Sérgio Costa disse:

1) Investimentos a serem evitados para quem já tem mais de 50 anos

Diversificar sempre trará benefícios, o que pode mudar com a idade seria a proporção, ainda mais a depender do quanto de patrimonio voce tem, mas para manter o jogo ganho, ativos com menos volatilidade, muita renda fixa, mas daria pra encaixar RV.

2 horas atrás, Sérgio Costa disse:

2) Como usufruir melhor do patrimônio acumulado?

Sempre depende:

a) se vc tem um patrimônio que lhe rende (ja descontando o valor pra reinvestir e que o dinheiro se permaneça corrigido pela inflação), um valor que pague seus custo dentro do seu orçamento domestico (com custo fixo, conforto, prazeres e metas) , OK é um caminho

b) voce tem muito dinheiro a ponto de sua renda mensal passiva dar e sobra pra vc gastar? aqui é so nao cometer nenhuma burrada, mas praticamente seria o mundo feliz, gastar muito e ainda ter o montante crescendo com reinvestimento do excedente

c) a renda passiva da carteira, complementa sua renda de aposentadoria por exemplo: ja é um cenario em que voce precisa ter mais atenção com os gastos

o que mata é o Custo FIXO....

 

2 horas atrás, Sérgio Costa disse:

3) O ideal é usufruir "curtindo a vida adoidado" e evitar deixar herança polpuda?

esta frase/pergunta eu não gostei de ler .. imagino que se tiver esposa e filho, sobrinhas (eu no caso tenho), voce queira que estas pessoas possam seguir com uma melhora de vida... voce pode aproveitar e ainda deixar uma herança sim.. mas evitar deixar pra mim é puxa mesquinhez , nao faz muito sentido, pra outras pessoas possa fazer, cada um vive em uma realidade

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Diversificar sempre trará benefícios, o que pode mudar com a idade seria a proporção, ainda mais a depender do quanto de patrimonio voce tem, mas para manter o jogo ganho, ativos com menos volatilidade, muita renda fixa, mas daria pra encaixar RV.

Sempre depende:

a) se vc tem um patrimônio que lhe rende (ja descontando o valor pra reinvestir e que o dinheiro se permaneça corrigido pela inflação), um valor que pague seus custo dentro do seu orçamento domestico (com custo fixo, conforto, prazeres e metas) , OK é um caminho

b) voce tem muito dinheiro a ponto de sua renda mensal passiva dar e sobra pra vc gastar? aqui é so nao cometer nenhuma burrada, mas praticamente seria o mundo feliz, gastar muito e ainda ter o montante crescendo com reinvestimento do excedente

c) a renda passiva da carteira, complementa sua renda de aposentadoria por exemplo: ja é um cenario em que voce precisa ter mais atenção com os gastos

o que mata é o Custo FIXO....

 

esta frase/pergunta eu não gostei de ler .. imagino que se tiver esposa e filho, sobrinhas (eu no caso tenho), voce queira que estas pessoas possam seguir com uma melhora de vida... voce pode aproveitar e ainda deixar uma herança sim.. mas evitar deixar pra mim é puxa mesquinhez , nao faz muito sentido, pra outras pessoas possa fazer, cada um vive em uma realidade

Olá nobre Henrique,
Agradecer a você por se manifestar no que pertine às questões do presente tópico.
1) Entendi que a maior parte poderá ser alocada em renda fixa, também um pouco em renda variável;
2) Ainda estou na ativa, trabalhando. Sempre aportei em renda fixa. O objetivo maior em fazer a AUVP é procurar diversificar/investir com inteligência/cautela, explorando as melhores opções do mercado;
3) No que se refere à pergunta que vc não gostou de ler... Explico: “curtir a vida adoidado” entre aspas foi apenas uma forma lúdica de me expressar (em um ambiente de descontração, troca de experiências com a comunidade). Outra, “herança polpuda” é bem diferente de “torrar tudo” - sem pensar em ninguém. Vamos ver o contexto... umas histórias (do meu mundo): minha mãe faleceu. Não deixou nenhum bem material. Deixou para mim a riqueza maior que ela tinha - a vida, a generosidade, o respeito que sempre dedicou a mim, o amor (há mais trinta anos que se foi e é lembrada por mim todos os dias – inclusive porque gostaria que ela usufruísse/experimentasse o “ter qualidade de vida”). Meu pai tem 87 anos (não está bem de saúde). Na iminência de ser interditado. Tem bens. Quando ele estava lúcido, sempre pedia para ele “vender tudo” e viver a vida de forma mais confortável. Nem antes ou agora, nunca pensei ou precisei de um centavo do meu pai (nem quero). Outra, tenho duas filhas. Com a certeza de que seu eu fosse “pro ralo” agora e não deixasse um centavo para elas, tenho a consciência que ficariam bem (disso elas poderiam falar melhor, mas não é o caso). Por tudo que fiz e continuo a fazer por cada uma delas. Ou seja, a maior herança, na minha concepção, que podemos deixar para um filho é o conhecimento/estudos. Isso elas têm. Certamente que sempre me importei com elas e quando eu partir, ficarão bem (com ou sem herança material – até porque tem gente que acredita que por ter um pouco mais de dinheiro poderá ficar livre de algumas vicissitudes da vida. Nem sempre é assim. Tem muitos casos e nem quero citar para evitar julgar pessoas que já se foram). Como está escrito: "o amanhã não nos pertence". Cada um com as suas experiências, histórias...   

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Sérgio Costa disse:

Olá nobre Henrique,
Agradecer a você por se manifestar no que pertine às questões do presente tópico.
1) Entendi que a maior parte poderá ser alocada em renda fixa, também um pouco em renda variável;
2) Ainda estou na ativa, trabalhando. Sempre aportei em renda fixa. O objetivo maior em fazer a AUVP é procurar diversificar/investir com inteligência/cautela, explorando as melhores opções do mercado;
3) No que se refere à pergunta que vc não gostou de ler... Explico: “curtir a vida adoidado” entre aspas foi apenas uma forma lúdica de me expressar (em um ambiente de descontração, troca de experiências com a comunidade). Outra, “herança polpuda” é bem diferente de “torrar tudo” - sem pensar em ninguém. Vamos ver o contexto... umas histórias (do meu mundo): minha mãe faleceu. Não deixou nenhum bem material. Deixou para mim a riqueza maior que ela tinha - a vida, a generosidade, o respeito que sempre dedicou a mim, o amor (há mais trinta anos que se foi e é lembrada por mim todos os dias – inclusive porque gostaria que ela usufruísse/experimentasse o “ter qualidade de vida”). Meu pai tem 87 anos (não está bem de saúde). Na iminência de ser interditado. Tem bens. Quando ele estava lúcido, sempre pedia para ele “vender tudo” e viver a vida de forma mais confortável. Nem antes ou agora, nunca pensei ou precisei de um centavo do meu pai (nem quero). Outra, tenho duas filhas. Com a certeza de que seu eu fosse “pro ralo” agora e não deixasse um centavo para elas, tenho a consciência que ficariam bem (disso elas poderiam falar melhor, mas não é o caso). Por tudo que fiz e continuo a fazer por cada uma delas. Ou seja, a maior herança, na minha concepção, que podemos deixar para um filho é o conhecimento/estudos. Isso elas têm. Certamente que sempre me importei com elas e quando eu partir, ficarão bem (com ou sem herança material – até porque tem gente que acredita que por ter um pouco mais de dinheiro poderá ficar livre de algumas vicissitudes da vida. Nem sempre é assim. Tem muitos casos e nem quero citar para evitar julgar pessoas que já se foram). Como está escrito: "o amanhã não nos pertence". Cada um com as suas experiências, histórias...   

Tá bem encaminhado.

Ainda na fase de construção de patrimônio, mas já não tem o tempo a favor da construção.

Renda variável, pode, (menos que RF) mas apenas empresas consolidadas, não tem que arriscar em small caps, porque "não vai dar tempo delas decolarem para vc usufruir".

Faça as contas de qua tô ptecisa para viver por mais 40 anos, com conforto e prazeres, acho que mais uns 20 anos ainda re-aportando e depois "deixando derreter o patrimônio".

No modelo 8 tá tudo explicado 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...