Jump to content
  • 0

Vou paga 6000 de imposto de renda todo ano


Pergunta

Raul descobrir ontem que segundo o governo eu ganho mais que gasto !!!! Isso não e a realidade!!! E por isso além de não ser restituída vou pagar 6.632,70 de imposto de renda todo ano ou até mais .Isso acontece porque tenho um emprego de carteira assinada 5000 por mês e uma pensão quase 4000 porque sou viuva!!! Mais na minha tenho muita coisa para paga faculdade alguel alimentação água luz condomínio enfim!!! E ano passado dei entrada em um apartamento ainda na planta !!! Estou pensando seriamente e desistir perde até 25 % do valor já gasto de quase 2000 mil . Porque tenho muito medo agora de não conseguir para o apartamento.sabendo que a minha vida vai ser sempre paga mais 6000 mil de imposto de renda todo ano até terminar esse pensão em 2037. É complicado !!! Eu não sei o que fazer podem me dá uma sugestão por favor!!! Pode por favor conversar comigo !!! Socorro!!! 

Editado por Elisabete Oliveira Da Silva
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Raul descobrir ontem que segundo o governo eu ganho mais que gasto !!!! Isso não e a realidade!!! E por isso além de não ser restituída vou pagar 6.632,70 de imposto de renda todo ano ou até mais .Isso acontece porque tenho um emprego de carteira assinada 5000 por mês e uma pensão quase 4000 porque sou viuva!!! Mais na minha tenho muita coisa para paga faculdade alguel alimentação água luz condomínio enfim!!! E ano passado dei entrada em um apartamento ainda na planta !!! Estou pensando seriamente e desistir perde até 25 % do valor já gasto de quase 2000 mil . Porque tenho muito medo agora de não conseguir para o apartamento.sabendo que a minha vida vai ser sempre paga mais 6000 mil de imposto de renda todo ano até terminar esse pensão em 2037. É complicado !!! Eu não sei o que fazer podem me dá uma sugestão por favor!!! Pode por favor conversar comigo !!! Socorro!!! 

@Elisabete Oliveira Da Silva esta situação é bem comum. Muitas pessoas têm duas ou mais fontes de renda e estas fontes de renda são tributadas individualmente (e mensalmente), e quando chega na hora da declaração anual todas as rendas são lançadas e a Receita Federal recalcula o IR sobre o todo e não mais individualmente (como ocorreu ao longo do ano).

Vamos supor que você ganhasse R$2mil no CLT e R$2mil na pensão. Mensalmente você não estaria pagando IR, pois R$2mil é uma renda isenta. Só que quando chega na hora da declaração anual a sua renda é de R$4mil e neste valor há pagamento de IR.

Em situações como esta o ideal é fazer um provisionamento mensal de um valor para o pagamento do IR no ano seguinte.

Para a declaração deste ano você precisa ver se tem despesas dedutíveis como por exemplo, plano de saúde, escola, exames médicos etc. Se tiver filhos estudando e que não tenham renda e que sejam menores de idade podem entrar como dependentes que também ajudam a reduzir a renda para o cálculo do IR. Obs: estas deduções funcionam para declaração completa. Na declaração simplificada o próprio sistema calcula um desconto padrão que seria o equivalente às despesas que listei acima.

Conte-nos mais detalhes para tentarmos ajudar.

E vale sempre lembrar que buscar um Contador que possa auxiliar na declaração é sempre recomendado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Raul descobrir ontem que segundo o governo eu ganho mais que gasto !!!! Isso não e a realidade!!! E por isso além de não ser restituída vou pagar 6.632,70 de imposto de renda todo ano ou até mais .Isso acontece porque tenho um emprego de carteira assinada 5000 por mês e uma pensão quase 4000 porque sou viuva!!! Mais na minha tenho muita coisa para paga faculdade alguel alimentação água luz condomínio enfim!!! E ano passado dei entrada em um apartamento ainda na planta !!! Estou pensando seriamente e desistir perde até 25 % do valor já gasto de quase 2000 mil . Porque tenho muito medo agora de não conseguir para o apartamento.sabendo que a minha vida vai ser sempre paga mais 6000 mil de imposto de renda todo ano até terminar esse pensão em 2037. É complicado !!! Eu não sei o que fazer podem me dá uma sugestão por favor!!! Pode por favor conversar comigo !!! Socorro!!! 

Quando tem duas (ou mais) fontes de renda, há uma dupla dedução do IR, que não é devida, o que faz que ao somar, tenha imposto não pago cada mês, e isso aparece ao fazer o resumo anual, no seu caso, são uns 555 reais por mês que esta "deixando de pagar" cada mês.

2024-05-03duasfontesrendaimposto.png.5ca838449285a77fd1de44f620c082a6.png

Neste calculo, não leva em conta as suas outras deduções, dependentes, gastos com saudê, etc... que se não tivesse, chegaria ate uns 10k.

Uma forma de reduzir um pouco o imposto pago, seria fazer uma previdência PGBL (até 12% do seu ingresso mensal pode ser deduzido do imposto) com isto pode ate cair de faixa na sua fonte 1, mas dificilmente vai cair de faixa na soma.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Raul descobrir ontem que segundo o governo eu ganho mais que gasto !!!! Isso não e a realidade!!! E por isso além de não ser restituída vou pagar 6.632,70 de imposto de renda todo ano ou até mais .Isso acontece porque tenho um emprego de carteira assinada 5000 por mês e uma pensão quase 4000 porque sou viuva!!! Mais na minha tenho muita coisa para paga faculdade alguel alimentação água luz condomínio enfim!!! E ano passado dei entrada em um apartamento ainda na planta !!! Estou pensando seriamente e desistir perde até 25 % do valor já gasto de quase 2000 mil . Porque tenho muito medo agora de não conseguir para o apartamento.sabendo que a minha vida vai ser sempre paga mais 6000 mil de imposto de renda todo ano até terminar esse pensão em 2037. É complicado !!! Eu não sei o que fazer podem me dá uma sugestão por favor!!! Pode por favor conversar comigo !!! Socorro!!! 

Se tiver um dependente, que paga faculdade, você pode, transferir o dinheiro para ele (tipo pensão judicial), sua base de IR vai ser menor, pois você teria "menos dinheiro" seu. Seu dependente deve pagar imposto de renda, mas numa alíquota menor que a sua, tal vez 15 ou 22,5%.

Seguem cálculos simples, apenas para ilustrar a ideia, não levam em conta as deduções de IR, nem as deduções de saudê e educação, que podem ainda melhorar a situação.

Como disse o @Flavio Prado, um bom contador, pode ajudar a explicar os detalhes.

 

 

IRdependente.png.800bf6db7b5aba084c4f461e2a0565e6.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado eu não tenho depende oficial !!! Porque digo oficial. Eu crio uma sobrinha de 16 anos de idade deste que meu marido morreu a 2 anos. Só que a contadora  falou que ela não pode ser minha dependente porque eu não tenho a guarda legal dela. Receita só aceita dependendo com guarda legal !!!  E meus pais eu ajudou pagando exames e consultas só que também não posso coloca eles como dependente se não eles perdem aposentadoria deles que apenas um salário mínimo. Eu realmente não vejo muita situação para mim estou pensando até ano que vem fazer uma especialização para continuar tendo desconto com educação!!! Há minha sobrinha ela estuda instituto federal resumindo e publicou o ensino dela. A questão quero saber como faço para descobrir quanto tenho que guardar 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

@Flavio Prado eu não tenho depende oficial !!! Porque digo oficial. Eu crio uma sobrinha de 16 anos de idade deste que meu marido morreu a 2 anos. Só que a contadora  falou que ela não pode ser minha dependente porque eu não tenho a guarda legal dela. Receita só aceita dependendo com guarda legal !!!  E meus pais eu ajudou pagando exames e consultas só que também não posso coloca eles como dependente se não eles perdem aposentadoria deles que apenas um salário mínimo. Eu realmente não vejo muita situação para mim estou pensando até ano que vem fazer uma especialização para continuar tendo desconto com educação!!! Há minha sobrinha ela estuda instituto federal resumindo e publicou o ensino dela. A questão quero saber como faço para descobrir quanto tenho que guardar 

Você pode pegar como base o cálculo atual e dividi-lo por 12.

Pode, por exemplo, separar por mês 550 ou 600 reais, para estar preparada no ano seguinte.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

@Flavio Prado eu não tenho depende oficial !!! Porque digo oficial. Eu crio uma sobrinha de 16 anos de idade deste que meu marido morreu a 2 anos. Só que a contadora  falou que ela não pode ser minha dependente porque eu não tenho a guarda legal dela. Receita só aceita dependendo com guarda legal !!!  E meus pais eu ajudou pagando exames e consultas só que também não posso coloca eles como dependente se não eles perdem aposentadoria deles que apenas um salário mínimo. Eu realmente não vejo muita situação para mim estou pensando até ano que vem fazer uma especialização para continuar tendo desconto com educação!!! Há minha sobrinha ela estuda instituto federal resumindo e publicou o ensino dela. A questão quero saber como faço para descobrir quanto tenho que guardar 

@Elisabete Oliveira Da Silva realmente a sua sobrinha e os seus pais não podem entrar como seus dependentes.

Para ter um valor aproximado de quanto você precisa guardar mensalmente para pagar o IR na declaração anual é somar os valores brutos recebidos no mês e ver em qual faixa do IR você se enquadra e reservar o valor. Muito provavelmente o valor será maior que o que vai precisar para pagar o IR na declaração, pois você não estaria considerando os abatimentos nas duas rendas, mas pelo menos é melhor sobrar algum dinheiro do que faltar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

@Flavio Prado eu não tenho depende oficial !!! Porque digo oficial. Eu crio uma sobrinha de 16 anos de idade deste que meu marido morreu a 2 anos. Só que a contadora  falou que ela não pode ser minha dependente porque eu não tenho a guarda legal dela. Receita só aceita dependendo com guarda legal !!!  E meus pais eu ajudou pagando exames e consultas só que também não posso coloca eles como dependente se não eles perdem aposentadoria deles que apenas um salário mínimo. Eu realmente não vejo muita situação para mim estou pensando até ano que vem fazer uma especialização para continuar tendo desconto com educação!!! Há minha sobrinha ela estuda instituto federal resumindo e publicou o ensino dela. A questão quero saber como faço para descobrir quanto tenho que guardar 

Educação tem um teto de dedução, geralmente não compensa fazer para abater, só abate se já for fazer, pois vai ser um valor pequeno.

O valor a guardar por mês, seria em torno de 600 reais, por cada vínculo adicional.

Uma saída poderia ser sair da CLT e atuar como empresa, CNPJ paga menos imposto que CPF.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Raul descobrir ontem que segundo o governo eu ganho mais que gasto !!!! Isso não e a realidade!!! E por isso além de não ser restituída vou pagar 6.632,70 de imposto de renda todo ano ou até mais .Isso acontece porque tenho um emprego de carteira assinada 5000 por mês e uma pensão quase 4000 porque sou viuva!!! Mais na minha tenho muita coisa para paga faculdade alguel alimentação água luz condomínio enfim!!! E ano passado dei entrada em um apartamento ainda na planta !!! Estou pensando seriamente e desistir perde até 25 % do valor já gasto de quase 2000 mil . Porque tenho muito medo agora de não conseguir para o apartamento.sabendo que a minha vida vai ser sempre paga mais 6000 mil de imposto de renda todo ano até terminar esse pensão em 2037. É complicado !!! Eu não sei o que fazer podem me dá uma sugestão por favor!!! Pode por favor conversar comigo !!! Socorro!!! 

Na minha opinião, apartamento na planta e financiamento são dois negócios ruins. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Na minha opinião, apartamento na planta e financiamento são dois negócios ruins. 

Apto na planta historicamente apresenta mais riscos e é mais provavel que seja ruim , mas financiamento a depender da realidade da pessoa e do objetivo (por exemplo casa própria ) faz sentido em muitos casos ! Não dá pra tacar financiamento de negócio ruim , eu evito financiamento há anos , mas já precisei em raríssimas situações , e provavelmente pra uma casa própria pode ser um ferramenta útil (se bem analisado) !

Vejo financiamento como uma ferramenta financeira do mercado , e como tal a pessoa precisa estudar e entender pra que é por que está contratando (a realidade das pessoas são diferentes , não da pra cravar em pedra que é ruim )

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Raul descobrir ontem que segundo o governo eu ganho mais que gasto !!!! Isso não e a realidade!!! E por isso além de não ser restituída vou pagar 6.632,70 de imposto de renda todo ano ou até mais .Isso acontece porque tenho um emprego de carteira assinada 5000 por mês e uma pensão quase 4000 porque sou viuva!!!

O pessoal já deu várias sugestões , mas aqui queria entender ou de alguma forma tornar mais claros os pontos da sua dúvida!

19 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Raul descobrir ontem que segundo o governo eu ganho mais que gasto !!!! Isso não e a realidade!!! E por isso além de não ser restituída vou pagar 6.632,70 de imposto de renda todo ano

Entendo que quando você começou a receber 2 fontes de rendas , você não sabia como eram feito os cálculos , mas é realmente um valor devido , não tem relação com o que você ganha x gasta e sim , ao que você ganha ! (O pessoal já deixou bem explícito acima )

minha mãe passou a receber pensão e ainda trabalha como professora , mas eu e meus irmãos já havíamos conversado com ela e ela paga IR tb, sem sustos (infelizmente faz parte do cálculo )  volto a repetir , não tem relação nenhuma com o que você gasta !

o que tentamos fazer pra amenizar é uso de valores pagos em exames , consultas etc, enfim um contador pode te ajudar a ver as opções que podem te ajudar abater / deduzir a base do seu imposto! Poderia ate pensar em usar aportes em alguma previdência (enfim teria que ver quais as opções e se elas fazem sentido pra você )

No mais, tenha calma, o IR faz parte do equação Brasil, não temos (ainda) força para mudar pq achamos que não deveria pagar, mas podemos buscar alternativas para amenizar !
 

sobre o apto , fiquei em dúvida , você entrou em uma parcela que , somada ao seu custo mensal , você fica no zero a zero ? Pq a impressão que me deu foi que está faltando uma organização do orçamento doméstico para que entender pra onde está destinando seus recursos , já que você já sabe qual são as fontes de renda e na sabe que esta pagando imposto menor que o devido (e terá que provisionar este para pagar na sua declaração do IR) 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ajudando a complementar, você pode colocar o valor de R$ 600,00 mensal em um CDB de liquidez diária e ano que vem, quando for retirar para pagar o Imposto de Renda, terá um pequeno lucro do valor que deixou reservado.

20 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Estou pensando seriamente e desistir perde até 25 % do valor já gasto de quase 2000 mil . Porque tenho muito medo agora de não conseguir para o apartamento

Antes de desistir é preciso sentar e calcular os prós e contras: o apartamento que você deu entrada é seu único imóvel e você sairá do aluguel quando receber ou já tem imóvel próprio e ele será usado para aluguel? A parcela é muito grande?

Enfim, antes de qualquer decisão, sente com papel, lápis e calculadora, faça seus cálculos com calma e, se precisar, reveja o primeiro módulo do curso, que te ajuda a calcular seus gastos e seus ganhos. Se necessário, corte gastos, mas não saia tomando decisões sem pensar com muita cautela.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/05/2024 at 09:40, Henrique Magalhães disse:

Apto na planta historicamente apresenta mais riscos e é mais provavel que seja ruim , mas financiamento a depender da realidade da pessoa e do objetivo (por exemplo casa própria ) faz sentido em muitos casos ! Não dá pra tacar financiamento de negócio ruim , eu evito financiamento há anos , mas já precisei em raríssimas situações , e provavelmente pra uma casa própria pode ser um ferramenta útil (se bem analisado) !

Vejo financiamento como uma ferramenta financeira do mercado , e como tal a pessoa precisa estudar e entender pra que é por que está contratando (a realidade das pessoas são diferentes , não da pra cravar em pedra que é ruim )

Como o Henrique disse, não sei ao certo quanto ao seu 'apto na planta'.

Em relação a financiamento concordo que em muitos aspectos deve ser a última opção a se pensar. Porém, depende da realidade de cada um né?! Moro em uma cidade pequena, quando me casei eu não tinha uma casa própria (morava com minha mãe e a casa é dela), também não tinha o dinheiro para construir uma... Surgiu uma oportunidade de financiarmos a casa com uma entrada 'pequena' e parcelas decrescentes. Comparando o valor do aluguel (que todo ano tem reajuste), para minha realidade foi a melhor alternativa. Não tenho intenção de me mudar daqui. Já se passaram 8 anos, o valor não pesa no meu orçamento, toda melhoria que fiz e faço nela é para nosso conforto. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...