Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA + 6, ate quando vocês acham que esta taxa vai ficar assim?


Iago Moreira

Pergunta

Tenho observado que a taxa do tesouro IPCA + tem variado entre 6 e 6.5 nos últimos dias. Com um cenário onde tivemos destruição de plantações no sul com a enchente, um aumento de tensões na europa (perto de um grande produtor de grãos), aumento de tensões entre países produtores de petróleo e outros fatores como os EUA mantendo a taxa de juros alta por mais tempo, vocês imaginam esta taxa caindo em algum futuro proximo? Ou não, acham que isto tende a piorar? Screenshot2024-05-08at13_19_06.png.324a2716af05782c4a9c65fabe17b9e3.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Iago Moreira disse:

Tenho observado que a taxa do tesouro IPCA + tem variado entre 6 e 6.5 nos últimos dias. Com um cenário onde tivemos destruição de plantações no sul com a enchente, um aumento de tensões na europa (perto de um grande produtor de grãos), aumento de tensões entre países produtores de petróleo e outros fatores como os EUA mantendo a taxa de juros alta por mais tempo, vocês imaginam esta taxa caindo em algum futuro proximo? Ou não, acham que isto tende a piorar? Screenshot2024-05-08at13_19_06.png.324a2716af05782c4a9c65fabe17b9e3.png

Boa tarde, Iago!

Na minha opinião, em um futuro próximo (1 ou até 2 anos) acho improvável. Mas lembrando que é um achismo mesmo  😅

Especialmente aos infelizes casos que estamos tendo no RS, penso que o cenário inflacionário vai dar uma piorada o que é parte dessa oscilação.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Iago Moreira disse:

Tenho observado que a taxa do tesouro IPCA + tem variado entre 6 e 6.5 nos últimos dias. Com um cenário onde tivemos destruição de plantações no sul com a enchente, um aumento de tensões na europa (perto de um grande produtor de grãos), aumento de tensões entre países produtores de petróleo e outros fatores como os EUA mantendo a taxa de juros alta por mais tempo, vocês imaginam esta taxa caindo em algum futuro proximo? Ou não, acham que isto tende a piorar? Screenshot2024-05-08at13_19_06.png.324a2716af05782c4a9c65fabe17b9e3.png

Boa tarde @Iago Moreira. Na minha opinião a precificação dos titulos indexados ao IPCA tera como balizador a taxa basica de juros a qual saberemos hoje qual sera, mas que se vier em linha com as expectativas do mercado ja esta precificado no premio do titulo, e a propria lei da oferta e da procura.

Pelas taxas apresentadas nos ultimos dias o mercado esta buscando titulos com vencimentos mais longos, vide taxa do ipca 2045 menor do que a de 2029. Isto pode representar uma certa preocupação por partes dos investidores relacionados a inflação em um periodo mais longo de tempo.

Via de regra eu considero uma boa taxa para o tesouro como ativo livre de risco e caso o seu objetivo seja proteger parte dos investimentos de renda fixa da inflação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/05/2024 at 13:19, Iago Moreira disse:

Tenho observado que a taxa do tesouro IPCA + tem variado entre 6 e 6.5 nos últimos dias. Com um cenário onde tivemos destruição de plantações no sul com a enchente, um aumento de tensões na europa (perto de um grande produtor de grãos), aumento de tensões entre países produtores de petróleo e outros fatores como os EUA mantendo a taxa de juros alta por mais tempo, vocês imaginam esta taxa caindo em algum futuro proximo? Ou não, acham que isto tende a piorar? Screenshot2024-05-08at13_19_06.png.324a2716af05782c4a9c65fabe17b9e3.png

Boa tarde!

Também incluiria a alteração da presidência do BC, o próximo nome será indicação do atual governo, durante a ultima reunião já tivemos um vislumbre de como deve ser, os novos diretores indicados pelo Lula votaram para a redução de 0,5 na SELIC. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...