Jump to content

O que fazer para se previnir em caso de sequestro?


Recommended Posts

Bom dia, pessoal! Tudo bem?

Eu sei que esse tema é um pouco chato de se falar, porém nós temos que nos prevenir sempre. Pensando em um cenário onde a onda de assaltos está cada vez maior, eu fiquei pensando em como nos proteger em relação aos investimentos que nós temos nas corretoras.

Pensando em um cenário onde a gente não quer que aconteça um sequestro e queiram passar dinheiro de uma conta nossa para do ladrão, nesse caso, se ele for lá e liquidar todos os investimentos de uma corretora específica, ele conseguirá fazer movimentações, vamos dizer assim, tanto na renda variável quanto na renda fixa. A renda fixa é mais fácil, pois a liquidez pode ser ali diária, né? A renda variável nós sabemos que é um pouco mais complicado.

Porém, como que a gente pode se prevenir nessa questão? Como que vocês estão lidando com isso?

Se não pensaram, convido vocês a pensar nesse tema. Como que vocês agiriam para se prevenir para que não fique tão fácil para os assaltantes em caso de querer passar um PIX de uma conta para outra, querendo pegar o saldo, tanto de contas no Banco quanto das contas de investimento em corretoras? Porque no atual momento, eu não vejo que tem muita trava em relação às instituições financeiras. Se, por exemplo, outra pessoa pegar o meu celular tendo a minha digital do lado, ela simplesmente pode passar o valor que ela quiser e tá tudo certo. Então, eu sei que tem alguma trava ali no banco em relação ao seu valor se for muito alto, mas ela pode gerar vários PIX de vários valores e passar normalmente.

Então, é basicamente essa discussão.

O que que vocês pensam sobre isso e que a gente pode tentar se ajudar para evitar caso aconteça?

Não é o que a gente quer, mas é bom se prevenir.

Algumas coisas que eu pensei são: criar outro celular dentro, do mesmo, no Android tem aquela função ali de segundo celular que fica "escondido".

No iPhone, não sei como funciona.

Pensei também em ter outro celular somente para investimentos e o meu oficial não ter nada de banco, que vai ser o que eu usaria para sair e etc, porém se precisasse pagar algo lascou hahaha

O que vocês pensam? Abraços!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá!

Primeiro, eu penso que os bancos delegaram aos clientes guardar a chave do cofre... Antigamente você confiava no banco para guardar seu dinheiro. Hoje o banco fala que a segurança da sua conta é seu problema...

Portanto, penso que a melhor solução seria o ladrão não ter como saber as contas que você possui.

No celular de bolso eu mantenho só o app do nubank. Que tem um saldo pequeno para despesas típicas de rua. Mas não pequeno demais para o ladrão ficar frustrado e querer me agredir. Não carrego comigo cartões dos demais bancos. Andar com cartão da corretora, jamais.

Os apps de banco e de corretora ficam somente no celular separado que fica em casa. Isto é meio inconveniente pois se surgir uma oportunidade enquanto eu estiver fora, não terei os acessos. 

Uma questão: acredito que todos os ladrões já devem saber que as pessoas tem um celular velho em casa para esse propósito.

Importante: o email das contas de banco e de corretoras é diferente do email da contas google/android do celular de rua. Pois se roubarem o celular e solicitarem recuperação das senhas via email, não receberão estes emails no celular roubado. Se for associar um número de recuperação via SMS, cadastre na corretora ou banco o número de outro chip ou número do cônjuge. Assim ambos aparelhos precisarão estar juntos para liberar um novo acesso.

Mas já vi casos nos quais os ladrões levaram a pessoa para casa para forçar a transferência de outras contas.

Eu penso que é focar em dificultar o caso simples e corriqueiros. A maioria quer roubar o celular pela oportunidade rápida para sacar o que tiver e para fazer um empréstimo e sacar ele também. Então não dar bobeira nesses casos corriqueiros. Já para um sequestro planejado, se o ladrão tiver tempo para esperar os resgates e ele tiver conhecimento dos seus investimentos, ficaria complicado ser suficientemente precavido.

 

Editado por Daniel Felix Ferber
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Outra recomendação. Muitos bancos exigem a instalação do aplicativo por causa do token. Mas sempre tento convencê-los que não tenho condições de usar um celular para transações bancárias, portanto, preciso do token físico.

Eu considero o token físico muito mais seguro para andar na rua do que um celular. Pois são mais fáceis de esconder e não dão pista do que eles liberam acesso.

Editado por Daniel Felix Ferber
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ter um celular só para ficar em casa com as instituições financeiras que mais têm seu dinheiro, é algo muito óbvio e muito certo, muito seguro. Todos deveriam fazer isso. A mesma coisa com o número e aplicativo gerenciador de token, para recuperar senhas de emails, redes sociais. Esse número jamais pode sair da sua casa. Outro cuidado interessante, já que hoje é possível clonar sua voz e sua imagem com perfeição, seria, num falso sequestro, você ter códigos, palavras, assuntos, para saber se estão tentando te aplicar golpe. Ainda sobre sequestro, o crime pode se desenrolar para dentro da sua casa e o bandido querer acessar justamente o celular onde está suas contas com mais dinheiro. Eu passei a fazer isso, tenho 2 celulares para banco. O que a maior parte da minha grana está, que fica num fundo falso de um móvel, e outro, com menos dinheiro, em torno de 20mil, caso eu tenha o revés de passar por isso. É uma quantia razoável, e nçao vai haver maiores questionamentos, caso passe por essa fatalidade.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Uma outra dica, tenha um celular Samsung, que existe a opção de pasta secreta, e se vc retirar os atalhos, dá muito trabalho para o bandido procurar e encontrar. Eu coloco bancos que não usam, e uma conta de uns 500 contos acessível na hora se eu for vítima de assalto. E um banco com mais dinheiro escondido nessa pasta secreta, que na Samsung se chama Knox.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...