Jump to content
  • 0

Tesouro selic


Ramana Carvalho Matos

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Ramana Carvalho Matos disse:

Quero investir em renda fixa mas ainda n consegui entender mt bem qual o melhor tesouro para investir no momento levando em consideração a queda da selic. Seria legal alocar em tesouro selic pensando em marcação a mercado ou ipca + 6% é prefixado? Considerando o momento atual

@Ramana Carvalho Matos estamos em um momento de virada nas taxas. O melhor momento estava a um/dois anos atrás, porém ainda há margem para ganhar com a marcação a mercado, pois ainda estamos com queda dos juros.

O Tesouro Selic praticamente não sofre de marcação a mercado, então ele não é uma boa opção. O Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+ são os títulos indicados para a marcação a mercado, e ela é mais acentuada com vencimentos mais longos.

Vale sempre lembrar que investimos pensando na estratégia da nossa carteira e não especificamente na marcação a mercado. Investimos pensando no contra-fluxo e se ao longo do tempo do título tivermos ganho com a marcação a mercado, podemos vender para reinvestir em um título que renda mais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Ramana Carvalho Matos disse:

Quero investir em renda fixa mas ainda n consegui entender mt bem qual o melhor tesouro para investir no momento levando em consideração a queda da selic. Seria legal alocar em tesouro selic pensando em marcação a mercado ou ipca + 6% é prefixado? Considerando o momento atual

Boa noite, Ramana!

Antes de mais nada vamos nos relembrar que o tesouro Selic não sofre da marcação a mercado. Na verdade ele até sofre mas é uma flutuação tão baixa que não consideramos.

Os tesouros que são sensíveis de fato a marcação são o IPCA+ e o prefixado.

A grande questão para investir em renda fixa é seguir a estratégia do contrafluxo que aprendemos na aula 17 do módulo 3.

Caso ainda não tenha feito este módulo, o ideal é alocar na renda fixa justamente no tesouro Selic por ser um investimento seguro, com liquidez e não ter a marcação a mercado para posteriormente você reinvestir o valor em títulos de renda que estejam de acordo com sua estratégia e seguindo o contrafluxo.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu já assisti essa aula do contrafluxo. Considerando então essa estratégia, qual tesouro seria melhor para investir nesse momento? Pois gostaria de começar montar a minha carteira de renda fixa. Antes de começar o curso já havia alocado 4000 reais em cdb de liquidez diária, 100% cdi.

Editado por Ramana Carvalho Matos
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2
36 minutes ago, Ramana Carvalho Matos disse:

Eu já assisti essa aula do contrafluxo. Considerando então essa estratégia, qual tesouro seria melhor para investir nesse momento? Pois gostaria de começar montar a minha carteira de renda fixa. Antes de começar o curso já havia alocado 4000 reais em cdb de liquidez diária, 100% cdi.

Boa noite @Ramana Carvalho Matos. Se voce ainda mantem o CDB indexado ao CDI, voce ja esta exposta a basicamente o mesmo indexador do tesouro selic. Desta forma, pelo contexto macroeconomico atual, e mesmo pelo contrafluxo eu aumentaria minha exposição em titulos indexados ao IPCA. Lembrando que estes titulos apesar de terem liquidez e rentabilidade diaria, podem sofrer perdas com a marcação em um resgate antecipado. Desta forma, se decidir aportar nestes titulos, o ideal seria planejar levar até o vencimento.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Ramana Carvalho Matos disse:

Eu já assisti essa aula do contrafluxo. Considerando então essa estratégia, qual tesouro seria melhor para investir nesse momento? Pois gostaria de começar montar a minha carteira de renda fixa. Antes de começar o curso já havia alocado 4000 reais em cdb de liquidez diária, 100% cdi.

Apenas reforçando nossos amigos, em teoria o IPCA+ seria a melhor opção.

Mas também pode se lembrar do seguinte sobre o contrafluxo:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;
- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;
- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

 

Por fim, um adendo sobre as taxas. Seguindo o contrafluxo você irá aportar na melhor taxa que encontrar para aquele indexador.

Por exemplo: o contrafluxo diz que o momento é ideal para títulos IPCA+. O melhor risco X retorno encontrado e avaliado por você será a melhor opção.

Não conseguimos estipular um valor ideal nestes casos, ou seja, não dá para firmar que, por exemplo, só vale a pena aportar em IPCA+ 8% ou mais que isso, caso  contrário não faço o aporte.

A ideia é achar o que tem de melhor mesmo no momento do aporte.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...