Jump to content
  • 0

Duvida em o que investir


Pergunta

Boa Tarde, foi me oferecido dois fundos de investimentos na verdade um fundo de investimento imobiliário e o outro um fundo de infraestrutura, minha duvida primeiro seria quais destes fundos e interessante investir? Seria um bom investimento ou melhor investir diretamente no Cris por exemplo ao inves de um fundo ?

Estou iniciando minha carteira e nao tenho noção por onde começar, esta foram sugestões do consultor da corretora BTG

CLIN11 - OFERTA PÚBLICA DE DISTRIBUIÇÃO PRIMÁRIA DE COTAS DA 2ª EMISSÃO 04.09.pdf MP BDIF11[1].pdf

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
31 minutes ago, Renata Palace N Henrique disse:

Boa Tarde, foi me oferecido dois fundos de investimentos na verdade um fundo de investimento imobiliário e o outro um fundo de infraestrutura, minha duvida primeiro seria quais destes fundos e interessante investir? Seria um bom investimento ou melhor investir diretamente no Cris por exemplo ao inves de um fundo ?

Estou iniciando minha carteira e nao tenho noção por onde começar, esta foram sugestões do consultor da corretora BTG

CLIN11 - OFERTA PÚBLICA DE DISTRIBUIÇÃO PRIMÁRIA DE COTAS DA 2ª EMISSÃO 04.09.pdf 2.38 MB · 1 download MP BDIF11[1].pdf 2.67 MB · 1 download

@Renata Palace N Henrique sem olhar as ofertas, se foi oferecido pelo consultor, não deve ser bom rsrsrs brincadeira.

Vamos lá. 

Antes de qualquer coisa, você finalizou todas as aulas? Não tem bom ou ruim, tem se faz ou não sentido na sua estratégia, na sua carteira.

Você pergunta se seria bom investir nos Fundos ou diretamente nos CRIs. Quando um Fundo investe em CRIs eles conseguem rentabilidades superiores as que são oferecidas diretamente para os investidores, pois são outros patamares de valores negociados. Além disto, investir diretamente no CRI você não tem cobertura do FGC, então se o emissor falir, já era. No Fundo só vai falir se muitos dos CRIs que ele comprar derem default, fora isto vai impactar na cotação e no pagamento dos dividendos, mas possivelmente não vai a zero.

O BDIF11 é um fundo de infra e este setor é muito recente, então eu só estou observando, prefiro outros ativos mais consolidados.

O CLIN11 é um fundo de papel (que eu não gosto) com uma carteira com menos de R$500milhões, então eu nem chego a olhar. Já descarto.

Veja que são critérios pessoais, e você vai criar os seus. Cada pessoa tem uma régua. O que para mim não entra nem para análise, para você podo entrar tranquilamente.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa Noite, infelizmente tive que parar minhas aulas, mas estou retomando novamente, estou no modulo 4 . Quanto a sua orietação eu entendi, me ajudou muito, porem despertou uma curiosidade, nao sei se será tirada ate o final do curso, mas o que seria um fundo de papel? e pq vc não passaria nem perto? Qual fundo vcs sugerem para investimento? Qual setor ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A melhor opção é terminar o curso e só depois de concluído tomar qualquer tipo de decisão de onde e no que investir. Sim, vai ter aula no módulo de renda variável explicando o que são os fundos de papel. 

Vai com calma, finaliza o curso e aí sim opte por começar os investimentos com mais conhecimento. Após concluir provavelmente suas dúvidas serão outras e a comunidade com certeza vai ajudar com mais clareza.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Renata Palace N Henrique fundos de papel são fundos que investem em títulos do mercado imobiliário, como CRI e LCI. Ou seja, eles não investem nos imóveis diretamente, mas sim em "papéis" referentes a tais imóveis. Os rendimentos geralmente são atrelados ao CDI ou ao IPCA.

Sobre a questão de sugestões, é bom verificar qual sua estratégia. Os fundos de papel parecem dar mais retorno historicamente (DY mais elevado), mas eu acho que são um pouco mais arriscados porque se houver algum problema com os títulos imobiliários, pode dar ruim para estes fundos.

Por outro lado, há os chamados "fundos de tijolo", que são fundos que investem em imóveis propriamente ditos. Ou seja, você se torna "dona" de um pedacinho do imóvel. E aí haverá vários tipos: lajes corporativas, shoppings, galpões logísticos, hotéis, hospitais, etc.

Há ainda os fiagros (fundos que investem em ativos do agronegócio), os "FOFs" ("fundos de fundos", ou seja, fundos que investem em outros fundos) e híbridos (que investem tanto em papéis quanto em imóveis).

Para descobrir os melhores fundos, entendo que para além de olhar os indicadores é essencial analisar os relatórios que todo fundo disponibiliza. Só ali você vai conhecer os detalhes a respeito de em que o fundo investe, onde, prazos, taxas, etc.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Renata Palace N Henrique disse:

Boa Noite, infelizmente tive que parar minhas aulas, mas estou retomando novamente, estou no modulo 4 . Quanto a sua orietação eu entendi, me ajudou muito, porem despertou uma curiosidade, nao sei se será tirada ate o final do curso, mas o que seria um fundo de papel? e pq vc não passaria nem perto? Qual fundo vcs sugerem para investimento? Qual setor ?

Bom dia, Renata!

Apenas complementando nosso amigos, os fundos de papel serão mais estudados no módulo 4 mesmo mais especificamente a partir da aula 16.

Lá você entenderá mais o risco deste tipo de ativo e porque tem investidores que passam longe. Existe um quesito de risco X retorno. E como todo ativo, existem os ativos que sejam bons ou ruins para cada tipo de estratégia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...