Jump to content
  • 0

Auren + AESB= oportunidade ou bomba???


Cézar Busato

Pergunta

Com a compra da AESB pela Auren, a empresa passa a ser uma gigante do setor elétrico, devido a desalavancagem da AESB sera que não é uma bela oportunidade de compras? 
Eu invisto na AESB, acredito no que a empresa se propôs a fazer, mesmo sendo um investimento de alto risco e estar tomando chumbo, não vendi as ações mas também não tenho aportado, devido ao risco, mas agora com a compra não sei se deveria fazer ou não um aumento na porcentagem na carteira, Auren tem bons números, porem pode ter dado um passo muito grande. 

O que vocês estão pensando deste movimento?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 16/05/2024 at 10:06, Cézar Busato disse:

Com a compra da AESB pela Auren, a empresa passa a ser uma gigante do setor elétrico, devido a desalavancagem da AESB sera que não é uma bela oportunidade de compras? 
Eu invisto na AESB, acredito no que a empresa se propôs a fazer, mesmo sendo um investimento de alto risco e estar tomando chumbo, não vendi as ações mas também não tenho aportado, devido ao risco, mas agora com a compra não sei se deveria fazer ou não um aumento na porcentagem na carteira, Auren tem bons números, porem pode ter dado um passo muito grande. 

O que vocês estão pensando deste movimento?

 

Boa tarde @Cézar Busato. Somente para agregar informações a discussão.

A Auren anunciou combinação de negócios visando a incorporação integral dos ativos da AES Brasil e criando a terceira maior geradora do Brasil. A nova companhia contará com ~8,8GW de capacidade instalada, ficando atrás apenas da Eletrobras (~44,7GW) e da Engie (~10,7GW). Em termos financeiros, o EBITDA potencial 2024, antes de sinergias operacionais, financeiras e tributárias, seria de ~R$4,2bi, praticamente dobrando o EBITDA da Auren projetado para este ano, que é de ~R$2,2bi.

De acordo com o CEO da Auren, Sr. Fábio Zanfelice, os novos ativos hídricos e eólicos agregados da AES ajudarão a companhia a acelerar a sua expansão em solar, já que essas fontes equilibram a geração do portfólio nos momentos em que a solar não está produzindo. O CEO também ressaltou que no modelo econômico da proposta à AES, não foi considerada uma renovação das concessões de usinas hidrelétricas da companhia, dado que os contratos de concessão vencem em 2032. A Auren trabalha com o cenário de recebimento de uma indenização residual por esses ativos ao final da concessão (saldo não depreciado), mas no momento não informou valores.

Outro ponto de atenção do mercado está em relação ao endividamento da Auren, quando concretizada a consolidação dos balanços. Nesse sentido, a alavancagem financeira da Auren subiria dos atuais 1,5x dívida líquida/EBITDA 2024 para ~4,8x, sendo este o pico de alavancagem da empresa. Por outro lado, as estimativas atuais da curva de geração de caixa livre para os ativos consolidados apontam para uma dívida líquida ao final de 2026 de ~R$15,7bi correspondendo a uma alavancagem de ~3,47x ao final de 2026. Este grau de endividamento pode ser avaliado como adequado para companhias do segmento de utilities, demonstrando uma redução acelerada no endividamento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O que eu acho mais bizarro e fico sem entender nada é este GAP que fica existindo na cotação... ou existe data com e data ex para estas negociações deles ?

Porque quem quiser sair da AESB vai receber 11,55 por ação...

Atualmente a AESB esta cotada a 11,05 ... ou seja, 0,50 centavos de "dinheiro gratis" para cada ação que alguém comprar e escolher a opção 3 na fusão (opção 3 seria sair do ativo e receber 11,55)

Alguém tem alguma opinião sobre o que esta rolando ?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Este ativo esta de castigo na minha carteira... comprei num momento de imbecilidade kkkk

Agora estou vendo a oportunidade de tirar ele da carteira no 0 a 0 ... tenho que comprar mais um pouco para deixar o preço médio em 11,55 ... a pergunta que não quer calar, será que existe risco desse negocio não sair e eu atolar o pé na mer... mais ainda ?

Tendo em vista que a AES Corporation quer sair fora e já deixou claro isso, acho que dificilmente alguém vai colocar areia neste negocio, quer dizer, a menos que eu compre mais um pouco kkkkkk ai vou ferrar o negocio dos gringos kkkkkkk

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Toda especulação é baseada em nada, pois são informações sem fundamento ou base, então sinceramente de você vê a empresa como um problema na sua carteira simplesmente não aporta nela ou se tem essa oportunidade de vender agora e sair no zero a zero, venda.

A única coisa que não acho legal é seguir aportando em uma empresa que você acha ruim para tentar corrigir uma cagada ou por achar, baseado em especulação que ela irá melhorar.

mas é a minha opinião…
 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Toda especulação é baseada em nada, pois são informações sem fundamento ou base, então sinceramente de você vê a empresa como um problema na sua carteira simplesmente não aporta nela ou se tem essa oportunidade de vender agora e sair no zero a zero, venda.

A única coisa que não acho legal é seguir aportando em uma empresa que você acha ruim para tentar corrigir uma cagada ou por achar, baseado em especulação que ela irá melhorar.

mas é a minha opinião…
 

Deborah, não é especulação... 

São documentos divulgados pelas empresas envolvidas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Deborah, não é especulação... 

São documentos divulgados pelas

 

 

A empresa ser comprada ou comprar uma outra empresa, prometer expandir a tecnologia ou investir em alguma coisa são apenas informações, qualquer previsão sobre a empresa por conta dessas compras ou investimentos  são especulações.
Então mesmo que todas as informações venham do site da empresa,  se você tomar uma decisão de investimento prevendo uma possível melhoria ou ganho é especulação.

O que quis dizer no post anterior é:

A especulação é uma emoção. Baseada em nada, em achismo diante a uma informação.

a especulação ela não tem embasamento… são apenas opiniões. E na tomada de decisão acho perigoso.

Editado por Deborah Gerasimovic
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/05/2024 at 19:06, Marcelo Ribeiro disse:

Este ativo esta de castigo na minha carteira... comprei num momento de imbecilidade kkkk

Agora estou vendo a oportunidade de tirar ele da carteira no 0 a 0 ... tenho que comprar mais um pouco para deixar o preço médio em 11,55 ... a pergunta que não quer calar, será que existe risco desse negocio não sair e eu atolar o pé na mer... mais ainda ?

Tendo em vista que a AES Corporation quer sair fora e já deixou claro isso, acho que dificilmente alguém vai colocar areia neste negocio, quer dizer, a menos que eu compre mais um pouco kkkkkk ai vou ferrar o negocio dos gringos kkkkkkk

 

Marcelo, eu demorei para entrar na comunidade uns dias, mas vou falar o que eu fiz, eu tinha AESB, subiu bem acima do meu custo, não estudei AUREN, vendi tudo, não sei, mas estou cabreiro com setor elétrico, antes de entender o que iria acontecer com as ações eu torrei tudo para começar a estudar a empresa, acreditava muito na AESB, mas a nova empresa eu preciso de tempo para pensar, acho que fiz burrada, mas sem saber é melhor garantir o dinheiro na conta. No caso foi pra fixa ate eu entender melhor o senário.  

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O que estou tentando dizer pessoal, é que vai existir uma oferta para quem quiser sair fora (não é especulação, são fatos) sera pago 11,55 por ação da AESB para quem quiser sair e não ficar na fusão.

Existe o risco da fusão não ser aprovada... acredito que por isso por enquanto existe um GAP entre o preço atual de AESB e o preço desta oferta...

Vou seguir acompanhando os Fatos Relevantes que as empresas estão divulgando.

Por enquanto o que já foi dito é:

AES Corporation vai sair fora, quer o dinheiro

Votorantin e Barsi pelo que vi, disseram que vão optar por ficar na empresa

 

é isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mas tipo assim. Não sou nenhum expert. Pelo contrário. Visão de fora. Ninguém vai querer rasgar dinheiro. Esse negócio na verdade não é fusão. É um compra, investimento se não estou enganado, num setor perene. Não seria um especulação. Se tornar 3 maior que empresa do ramo. Do lado de quem está comprando, além da votorantim tem a CPP investment que é um fundo de pensão canadense. Nem vou citar o barsi nisso. São 22 milhões de canadenses que fazem parte. Parto do princípio que foi feito um estudo e grande. Não foi numa conversa de boteco essa compra. 
vai ser bom ? Vai dar certo? É jogada para alguém sair ganhando ? Valorizar e sair fora? 
isso o tempo vai dizer. Tem as concessões até 2032. Algo novo tem que aparecer. Novas concessões tem que existir. A alavancagem vai diminuir segundo o relatório do CEO da Auren? 
não vejo pq a canadense entrar nisso para perder dinheiro. daí fica o contexto. Entrar agora para ver se vai dar fruto, esperar até 2032, apenas ficar de fora e assistir de camarote. Isso vai de cada um. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Concordo, acho que não tem que haver discussão. Cada um tem sua forma de analisar e pensar a respeito sobre algo. Eu não tenho ela em carteira, e como são muitos "se", também não vou entrar, até porque além dos "ses", não conheço nada da empresa de verdade só o que eu ouço falar.

Mas uma observação que foi dito na aula do módulo 8, na maioria das vezes não vale apena vender as ações, apenas parar de aportar. Eu caso tivesse em carteira, iria parar de aportar e esperar os novos números ao longo do tempo.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...