Jump to content
  • 0

POR ONDE COMEÇAR?


Claudio Santos

Pergunta

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Lucas Correia Naves disse:

Tudo beleza, Claudio?

Eu recomendo você fazer o seguinte, define quais são as informações que são eliminatórias pra você. Por exemplo: não possui TAG Along de 100%, não me compactuo com o setor, não gosto de estatais e por aí vai. Fez isso, você pode utilizar (caso tenha) a AUVP Analítica pra fazer outra peneira e ver se a empresa vale o tempo de análise dos números ou não. Só após tudo isso você vai começar a conhecer a empresa.

Pra conhecer a empresa vai estudando o setor, onde ela tá situada, vai procurando opiniões dessa empresa (Por exemplo, você tá estudando a Vivara, olhou os números e tal e gostou, mas não sabe se a empresa é boa mesmo. Aí você verifica no Reclame Aqui sobre ela, pergunta pras pessoas o que elas acham da empresa e tal. Se os feedbacks forem positivos, mais um motivo.) e se informando das coisas pelo RI. Depois que conferiu tudo e decidiu investir na empresa que você tava estudando, joga as perguntas do Diagrama pra ver qual vai ser sua exposição dela na sua carteira.

Caso for tendo dúvidas pode ir perguntando das empresas que você estudou aqui na comunidade, o @Adriano Umemura e outros alunos já fizeram várias análises (tanto de empresas quanto de FIIs) aqui na comunidade, talvez a que você esteja estudando eles já até comentaram. Qualquer coisa vai voltando nas aulas caso não entenda o significado e importância de algumas informações que for achando ou até mesmo ajudar a encontrar essas informações.

Como funciona a AUVP analitica?
Acho que não tenho ainda ou nao Desbloqueiei 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Lucas Correia Naves disse:

Tudo beleza, Claudio?

Eu recomendo você fazer o seguinte, define quais são as informações que são eliminatórias pra você. Por exemplo: não possui TAG Along de 100%, não me compactuo com o setor, não gosto de estatais e por aí vai. Fez isso, você pode utilizar (caso tenha) a AUVP Analítica pra fazer outra peneira e ver se a empresa vale o tempo de análise dos números ou não. Só após tudo isso você vai começar a conhecer a empresa.

Pra conhecer a empresa vai estudando o setor, onde ela tá situada, vai procurando opiniões dessa empresa (Por exemplo, você tá estudando a Vivara, olhou os números e tal e gostou, mas não sabe se a empresa é boa mesmo. Aí você verifica no Reclame Aqui sobre ela, pergunta pras pessoas o que elas acham da empresa e tal. Se os feedbacks forem positivos, mais um motivo.) e se informando das coisas pelo RI. Depois que conferiu tudo e decidiu investir na empresa que você tava estudando, joga as perguntas do Diagrama pra ver qual vai ser sua exposição dela na sua carteira.

Caso for tendo dúvidas pode ir perguntando das empresas que você estudou aqui na comunidade, o @Adriano Umemura e outros alunos já fizeram várias análises (tanto de empresas quanto de FIIs) aqui na comunidade, talvez a que você esteja estudando eles já até comentaram. Qualquer coisa vai voltando nas aulas caso não entenda o significado e importância de algumas informações que for achando ou até mesmo ajudar a encontrar essas informações.

Deu para dar um norte maior, obrigado de vdd😁

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Claudio Santos disse:

Como funciona a AUVP analitica?
Acho que não tenho ainda ou nao Desbloqueiei 

Essa ferramenta você consegue com a AUVP Pra Sempre.

Ela serve como um filtro pra saber se a empresa tem bons fundamentos. Lá você tem 3 níveis: o Bomba, Meia Bomba e o Azulim, sendo Azulim a melhor nota. A ferramenta leva em conta o setor (se é perene ou não), lucros consistentes, Tag Along e a dívida líquida / EBITDA

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Lucas Correia Naves disse:

Essa ferramenta você consegue com a AUVP Pra Sempre.

Ela serve como um filtro pra saber se a empresa tem bons fundamentos. Lá você tem 3 níveis: o Bomba, Meia Bomba e o Azulim, sendo Azulim a melhor nota. A ferramenta leva em conta o setor (se é perene ou não), lucros consistentes, Tag Along e a dívida líquida / EBITDA

Acho que vai ser depois de terminar o curso completo

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Claudio Santos disse:

Estou em duvida de como começar a fazer as analises das empresas, na minha cabeça não preciso fazer as 15 perguntas no inicio, posso fazer uma analise usando os modelos que a gente tem no diagrama do cerrado, ai depois que tiver as empresas eu poderia usar essas perguntas para finalizar, pq são diversas empresas na bolsa, ia passar meses para fazer a analise das 15 perguntas em cada um das ações
Posso fazer esse filtro com o modelo e depois fazer as perguntam, o que acham?

Outra duvida, sinto que quanto mais assisto, as vezes fico perdido, devo concluir o modulo e ficar voltando depois, o que indicariam?

Boa noite, Claudio!

Apenas uns centavinhos de contribuição ao tema.

Primeiro sobre os estudos.

Lembre-se do efeito dunning Kruger 

image.png.94738fe8e7af530b9467d9dc8735dc5e.png

O que você está passando é perfeitamente natural. O aprendizado nesse mundo de investimentos é constante e temos os momentos em cada tema em que achamos que sabemos, nos perdemos e depois nos encontramos de fato.

Até compartilho com você uma experiência minha com o tema marcação a mercado. Olhei a aula e achei massa, que aprendi. Lia as dúvidas da turma na comunidade e percebia que na verdade eu não entendia PN 😅

Depois de ficar estudando e revisando o tema as peças foram encaixando. Há umas semanas fiz um post explicando esse tema de cabo a rabo com convicção de falar sobre o tema e respondendo dúvidas. Mas pense que entrei na AUVP em abril do ano passado. Ou seja, cada pessoa leva seu tempo para conseguir assimilar legal cada tema.

Nesse caso, mande as dúvidas aqui pra gente sempre lembrando que não existe dúvida besta e essas coisas. Qualquer ponto que não lhe ficou claro, mande pra nós!

 

Sobre as análises eu reforço o que nosso amigo @Lucas Correia Naves comenta.

Primeiro de tudo, vamos a uma análise eliminatória setorial. Escolha o setor desejado (lembrando que começar por bancos, saneamento e energia são os mais perenes) e comecei observando o tag along, lucros e tempo de bolsa.

Isso já vai te tirar muita porcaria da vista.

Você pode encarar a análise de Fisher como refinamento de seus estudos. Não é necessariamente obrigatório mas é uma forma de estudo que lhe traz segurança no que está investindo e também que pode lhe dar pistas sobre ter a certeza de estar investindo em uma empresa que se comportará bem no futuro mantendo seus lucros ou até mesmo tendo mais crescimento de lucro.

Também saiba que responder a todas as perguntas é difícil além de que alguns aspectos de época mudaram. Estamos nos anos 2000 e lá vai paulada e Fisher ganhou seu reconhecimento nos anos 50. 

O que você pode fazer é elencar quais perguntas você acha interessantes e que fazem diferença para sua análise e buscar a resposta delas. Isso claro, entendendo o contexto das perguntas, o que elas objetivam. Aqui recomendo a leitura do livro onde Fisher explica mais sobre cada pergunta.

 

Espero que agregue ao tema e estamos sempre aí pra dar uma força e crescermos juntos!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Claudio!

Apenas uns centavinhos de contribuição ao tema.

Primeiro sobre os estudos.

Lembre-se do efeito dunning Kruger 

image.png.94738fe8e7af530b9467d9dc8735dc5e.png

O que você está passando é perfeitamente natural. O aprendizado nesse mundo de investimentos é constante e temos os momentos em cada tema em que achamos que sabemos, nos perdemos e depois nos encontramos de fato.

Até compartilho com você uma experiência minha com o tema marcação a mercado. Olhei a aula e achei massa, que aprendi. Lia as dúvidas da turma na comunidade e percebia que na verdade eu não entendia PN 😅

Depois de ficar estudando e revisando o tema as peças foram encaixando. Há umas semanas fiz um post explicando esse tema de cabo a rabo com convicção de falar sobre o tema e respondendo dúvidas. Mas pense que entrei na AUVP em abril do ano passado. Ou seja, cada pessoa leva seu tempo para conseguir assimilar legal cada tema.

Nesse caso, mande as dúvidas aqui pra gente sempre lembrando que não existe dúvida besta e essas coisas. Qualquer ponto que não lhe ficou claro, mande pra nós!

 

Sobre as análises eu reforço o que nosso amigo @Lucas Correia Naves comenta.

Primeiro de tudo, vamos a uma análise eliminatória setorial. Escolha o setor desejado (lembrando que começar por bancos, saneamento e energia são os mais perenes) e comecei observando o tag along, lucros e tempo de bolsa.

Isso já vai te tirar muita porcaria da vista.

Você pode encarar a análise de Fisher como refinamento de seus estudos. Não é necessariamente obrigatório mas é uma forma de estudo que lhe traz segurança no que está investindo e também que pode lhe dar pistas sobre ter a certeza de estar investindo em uma empresa que se comportará bem no futuro mantendo seus lucros ou até mesmo tendo mais crescimento de lucro.

Também saiba que responder a todas as perguntas é difícil além de que alguns aspectos de época mudaram. Estamos nos anos 2000 e lá vai paulada e Fisher ganhou seu reconhecimento nos anos 50. 

O que você pode fazer é elencar quais perguntas você acha interessantes e que fazem diferença para sua análise e buscar a resposta delas. Isso claro, entendendo o contexto das perguntas, o que elas objetivam. Aqui recomendo a leitura do livro onde Fisher explica mais sobre cada pergunta.

 

Espero que agregue ao tema e estamos sempre aí pra dar uma força e crescermos juntos!

E numa analise mais fundamentalista
Exemplo 
a quero ROE Acima de 10%
uma margem liquida acima de 20%
Como que eu vou saber qual seria o ideal?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Claudio Santos disse:

E numa analise mais fundamentalista
Exemplo 
a quero ROE Acima de 10%
uma margem liquida acima de 20%
Como que eu vou saber qual seria o ideal?

 

Para chegar a estes números é necessário estudar o setor.

Estes números podem variar bastante de acordo com o setor.

Exemplos hipotéticos: 

- a média do ROE nas empresas de energia é de 12%;

- a média do mesmo indicador para empresas de bens industriais é 23%.

 

Ou seja, é interessante saber como é o setor e tirar uma média pode dar um direcionamento.

E em alguns casos entender o que pode fazer um indicador extrapolar dentro do setor. Mais um exemplo fictício:

- as empresas A, B e C no setor X tem margem líquida respectivamente de 8, 11 e 10%;

- a empresa D também do setor X por sua vez tem a margem de 29%. Muito mais fora da curva.

Vale a pena neste caso entender como a margem ficou alta, o que ela tem ou faz de diferente para chegar neste número.

 

Os estudos como dito antes são constantes e é necessário bastante pesquisa.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Para chegar a estes números é necessário estudar o setor.

Estes números podem variar bastante de acordo com o setor.

Exemplos hipotéticos: 

- a média do ROE nas empresas de energia é de 12%;

- a média do mesmo indicador para empresas de bens industriais é 23%.

 

Ou seja, é interessante saber como é o setor e tirar uma média pode dar um direcionamento.

E em alguns casos entender o que pode fazer um indicador extrapolar dentro do setor. Mais um exemplo fictício:

- as empresas A, B e C no setor X tem margem líquida respectivamente de 8, 11 e 10%;

- a empresa D também do setor X por sua vez tem a margem de 29%. Muito mais fora da curva.

Vale a pena neste caso entender como a margem ficou alta, o que ela tem ou faz de diferente para chegar neste número.

 

Os estudos como dito antes são constantes e é necessário bastante pesquisa.

Posso fazer uma analise dessa
Tipo de maneira aberta aqui na comunidade?
AI o povo vai comentando?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Claudio Santos disse:

Posso fazer uma analise dessa
Tipo de maneira aberta aqui na comunidade?
AI o povo vai comentando?

Claro!

Pegue uma empresa, estude, coloque o que você conseguiu e poste aqui que a galera vai debater.

Inclusive se pesquisar aqui na comunidade você verá alguns colegas que já postaram suas análises de Fisher de algumas empresas que o pessoal estudou e debateu.

Assim você vai na prática e a galera vai dando uma força, inclusive os moderadores podem ajudar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Claudio Santos disse:

E numa analise mais fundamentalista
Exemplo 
a quero ROE Acima de 10%
uma margem liquida acima de 20%
Como que eu vou saber qual seria o ideal?

 

Vou colocar os critérios da análise fundamentalista que uso como critério eliminatório:

tag along - abaixo de 100%
free float - menor que 20%
governo como majoritário

ipo - menos de 10 (se quiser descer um pouco o crivo, pode colocar menos que 7 anos de ipo elimina)

dívida líquida/ebitda - maior que 3% elimina

pateimonio liquidio - abaixo de 1B elimina

liquidez diária média elimina as com menos de 9M

roe e roic - abaixo de 10% elimina 

margem líquida e margem ebit elimina abaixo de 3%
 

Espero que ajude…

 

 

 

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Vou colocar os critérios da análise fundamentalista que uso como critério eliminatório:

tag along - abaixo de 100%
free float - menor que 20%
governo como majoritário

ipo - menos de 10 (se quiser descer um pouco o crivo, pode colocar menos que 7 anos de ipo elimina)

dívida líquida/ebitda - maior que 3% elimina

pateimonio liquidio - abaixo de 1B elimina

liquidez diária média elimina as com menos de 9M

roe e roic - abaixo de 10% elimina 

margem líquida e margem ebit elimina abaixo de 3%
 

Espero que ajude…

 

 

 

 

 

Chegou nesses resultados, comparando todos os setores, ou usa pra setor especifico?
Ou já elimina de cara
Vou começar no meu almoço a dar uma olhada nelas

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Claudio Santos disse:

Chegou nesses resultados, comparando todos os setores, ou usa pra setor especifico?
Ou já elimina de cara
Vou começar no meu almoço a dar uma olhada nelas

Essa definição é bem pessoal, eu prefiro eliminar logo independente de setor. Porque empresas ruins são ruins independente do setor ou qualquer outro fator.
Com essa pré seleção você  consegue eliminar a maior parte das empresas da bolsa e ficar com as que são realmente boas. 
 

Depois disso analiso setor e o lucro delas de forma individual. Caso eu tenha duas empresas do mesmo setor, desempato pelo lucro. Precisa ser crescente e consistente.


importante!!!!!

Qualquer empresa que possua em seu histórico prejuízo, pra mim tão fora.

não use esses indicadores para bancos, pois são necessários critérios diferentes pra se analisar as empresas.

 

Se algum setor que você quer muito ficou de fora, depois de ter feito a primeira seleção com as melhores você pode descer um pouco o crivo de patrimônio líquido, liquidez diária, margem líquida… 

só não desce o crivo da dívida líquida/ Ebitda, lucro consistente e crescente, TAG along 100%…

 

E eu, particularmente opto por empresas listadas como novo mundo, tirando um banco que tenho pq nenhum que estudei é deste segmento de listagem.

 

Espero ter ajudado de algum jeito! 😜

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala mano, também sou iniciante e estou aprendendo. Eu volto os vídeos várias vezes, assim como acompanho o canal do youtube da AUVP e outros, além de ser novo na área, a gente por não trabalhar com isso, esqeuce toda hora os conceitos mesmo.

Uma dica que eu fiz, comecei devagar e por setor, EX:

Setor Financeiro, quais as empresas que vem na minha cabeça quando se fala de finanças:?

EX: ITAU, ABC, ITAUSA, BBB,... que são famosas, eu ja tenho alguma ''afinidade'', ai vou e estudo elas, vejo a diferança de uma para outra, qual vale ou não aportar. E neses estudos, você vaia cabar conhecendo outras empresas do ramo...

ABRAÇOS, e espero ter contribuído meu brother.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/05/2024 at 17:56, Claudio Santos disse:

Estou em duvida de como começar a fazer as analises das empresas, na minha cabeça não preciso fazer as 15 perguntas no inicio, posso fazer uma analise usando os modelos que a gente tem no diagrama do cerrado, ai depois que tiver as empresas eu poderia usar essas perguntas para finalizar, pq são diversas empresas na bolsa, ia passar meses para fazer a analise das 15 perguntas em cada um das ações
Posso fazer esse filtro com o modelo e depois fazer as perguntam, o que acham?

Outra duvida, sinto que quanto mais assisto, as vezes fico perdido, devo concluir o modulo e ficar voltando depois, o que indicariam?

@Claudio Santos complementando os colegas, no início realmente é mais difícil, pois estamos aprendendo a analisar e é muita informação. O que ajuda no estudo, além de rever as aulas, é ler o e-book de cada Módulo. Eles são muito bons e ajudam a fixar os conceitos. Também fazer anotações ajuda. Basicamente é o método que cada um melhor se adequa.

Com relação às 15 perguntas do Diagrama do Cerrado para Ações, e as 6 perguntas, para os FIIs, elas não são para escolher as empresas. O Diagrama é uma gestor de riscos e não uma ferramenta de análise de empresas. Qualquer empresa vai pontuar no Diagrama, umas com mais pontos e outras com menos pontos.

Uma dica que ajuda é iniciar é por empresas que você conheça, e/ou buscar empresas que sejam de temas que você domine mais. Aí você busca a qual Setor elas pertencem, veja quais são as outras empresas concorrentes. Fica mais fácil olhar empresas que são nossas "conhecidas".

Questões importantes apontados pelos colegas, crie a sua lista eliminatória, fundamentos que vão retirar a empresa da lista, como por exemplo, ter tido prejuízo em algum ano nos últimos 10 anos, IPO menor que 10 anos, tag along menor que 80%, controle estatal etc. Importante frisar, não há uma regra para estes "limites". Cada investidor tem uma tolerância ao risco. Com o tempo e os estudos, você vai afinando estes limites, vai entendendo a sua tolerância aos riscos.

 

On 20/05/2024 at 18:26, Claudio Santos disse:

Como funciona a AUVP analitica?
Acho que não tenho ainda ou nao Desbloqueiei 

A AUVP ANALÍTICA (https://analitica.auvp.com.br) é uma plataforma a parte da AUVP ESCOLA. Ela pode ser assinada individualmente, pois é um serviço para alunos e não-alunos, ou você pode assinar a AUVP SEMPRE (https://auvp.com.br/auvp-sempre), exclusivo para alunos, que você terá acesso a AUVP ANALÍTICA, e vai manter o seu acesso às lives semanais, vai manter o acesso às aulas e atualizações etc.

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia,tambem sou novato e tenho duvidas muito parecida com as suas,to com uma estrategia que penso que pode ser eficiente.Estou analizando empresas de setores que me enteressa depis coloco em uma careira teorica,avalio ela no diagrama do cerrado se a avaliação for possitiva,quando eu for comprar ja tenho uma direçao.cada empresa que voce pega pra analizar aumenta seu conhecimento no mercado,mas la na frente quando realmente for comprar é bom fazer uma avaliaçao novamente algumas coisas pode ter mudado,mas provavel que empresas boas continuarao sendo boas.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...