Jump to content
  • 1

Montando a carteira RF


Joullyson Rodrigues

Pergunta

Pessoal, para reserva de emergência e demais aplicações em renda fixa, pelo que entendi, o melhor seria também diversificar a carteira com aportes em Tesouro Direto, LCI, CDB , LCA, correto? ao invés de aplicar apenas em uma das opções.

Como há LCI, LCA, CDB com taxas diferentes em corretoras diferentes, devemos pesquisar para fazer os aportes, assim, pode ser que eu tenha LCI na Rico, LCA na XP, CDB na BTG e tesouro direto na Modal, não fica uma bagunça não? Pensava em aportar tudo na BTG com a AUVP.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
24 minutes ago, Joullyson Rodrigues disse:

Pessoal, para reserva de emergência e demais aplicações em renda fixa, pelo que entendi, o melhor seria também diversificar a carteira com aportes em Tesouro Direto, LCI, CDB , LCA, correto? ao invés de aplicar apenas em uma das opções.

Como há LCI, LCA, CDB com taxas diferentes em corretoras diferentes, devemos pesquisar para fazer os aportes, assim, pode ser que eu tenha LCI na Rico, LCA na XP, CDB na BTG e tesouro direto na Modal, não fica uma bagunça não? Pensava em aportar tudo na BTG com a AUVP.

Bom dia, Joullyson!

Para reserva de emergência o ideal é deixar metade do valor no tesouro Selic e a outra metade na conta corrente de um bancão com agência (BB, Bradesco, Santander, Itaú).

A reserva preza principalmente pela liquidez e acesso fácil ao dinheiro. Não se priorisa rentabilidade pois reserva de emergência não é investimento.

 

Faz sentido seu raciocínio em priorizar uma única corretora pois a título de organização fica muito melhor. Seu pensamento é correto.

E por fim sobre que opções adquirir, o primeiro ponto é avaliar o que o contrafluxo nos indica (aula 17 do módulo 3) para saber se está em um melhor momento para se adquirir títulos prefixados, IPCA+ ou % do CDI.

Após isso, é necessário avaliar os títulos sendo oferecidos visando o risco X retorno como ensinado nas aulas de renda fixa. 

 

Um último adendo. Caso tenha metas a cumprir como uma viagem, uma troca de carro, etc, o ideal é lembrar que aqui temos um "dinheiro carimbado" ou seja, um valor com data para ser usado. Títulos com vencimento próximo a data que se irá usar o dinheiro, em prazos de 1 a 2 anos vale a pena procurar LCIs e LCAs pelo benefício da isenção do IR. E mais próximo a data de uso do valor, tesouro Selic e CDBs com liquidez diária são ótimos também.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Matheus Passos Silva disse:

@Edison Luis Paulini imaginemos que eu apenas queira investir para me proteger da inflação. Não é para viver de renda, e não há nada específico em mente no momento (estou aqui pensando nos meus pais, por exemplo). Neste caso o ideal é Tesouro Selic ou um CDB de liquidez diária, faz sentido?

Bom dia @Matheus Passos Silva. Tanto o CDB de liquidez diaria como o tesouro selic serão alternativas que garantem poder utilizar o montante a qualquer momento. Contudo, se o objetivo for fazer crescer o patrimonio quanto melhor conseguir determinar prazos e objetivos, melhores rentabilidades teremos. Uma das justificativas para isso é o que chamamos de preferencia por liquidez. O que voce preferiria, receber R$1mil hoje ou R$1mil daqui a 1 ano? Provavelmente a maioria das pessoas iria querer receber hoje e pedir um premio para receber daqui a 1 ano.

Desta forma, conseguindo mensurar as reais necessidades, uma parte poderia estar alocado em algo que garanta liquidez imediata, e outra parte em prazos de vencimentos maiores visando obter rentabilidades melhores e consequntemente uma maior proteção frente a inflação.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Etevoldo Teotônio de Araújo Neto disse:

EU DEIXO 50% NO SELIC . E OUTRA 50% NUM CDB DE LIQUIDEZ DÍARIA . É MELHOR GANHAR UM POUQUINHO DO QUE GANHAR NADA. 

Quando o assunto é a reserva de emergência prefiro muito mais a liquidez do que a rentabilidade. Se a rentabilidade precisar ser cedida para se ter uma alta liquidez, me sinto mais tranquilo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...