Jump to content

Loja Online - quem tem?


Recommended Posts

Trabalho num grande Marketplace que cresceu bastante durante a pandemia e junto vários vendedores pequenos cresceram também.

Não penso em largar meu emprego, mas tenho pensado em aproveitar meus vários anos trabalhando no varejo para abrir uma loja online. Porém a minha visão é a da grande empresa e não do pequeno empresário começando.

Aí abri este tópico para perguntar: você tem loja online? O que vende, quais as melhores plataformas e de onde vem seu maior retorno em mídia paga? Gostaria de dicas para quem pensa em iniciar um negócio online.

Começando por mim, penso em abrir uma loja de Acessórios de Moda, área que tenho bastante experiência como compradora.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Matheus Passos Silva disse:

Bom, eu não sei se conta, mas eu tenho uma plataforma de cursos sobre proteção de dados e segurança da informação. Se achar que vale, posso compartilhar algumas ideias!

Fala Mateus, beleza?

 

Eu tenho projetos futuros também e mesmo não sendo no mesmo segmento, adoraria que você compartilhasse ideias e experiências!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Guilherme Afonso disse:

Fala Mateus, beleza?

 

Eu tenho projetos futuros também e mesmo não sendo no mesmo segmento, adoraria que você compartilhasse ideias e experiências!!

Olá @Guilherme Afonso,

Então, na verdade eu já dou aulas em faculdade há certo tempo, e mais recentemente (na verdade, desde 2018) comecei a ministrar cursos por conta própria. Como a área cresceu nos últimos anos, especialmente por causa da LGPD, acabei tendo um crescimento interessante e montei a minha própria plataforma. Agora geralmente ofereço estes cursos uma vez a cada dois meses. É mais para manter o ritmo e gerar uma renda extra para alguns investimentos, claro.

Não sei se ajudei muito, mas se tiver mais alguma pergunta, fique à vontade!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Emilia Drivas disse:

A minha maior dúvida é qual a parte mais difícil
Captar clientes? Qual porcentagem do produto gastar na captação?
Gravar os conteúdos? (se for loja online tirar boas fotos e tal)

 

Boa tarde, Emília!

Dando uns centavinhos de contribuição ao tema.

Penso que uma boa "vitrine" de produtos sempre vende bem. Então fazer fotos legais, vídeos e afins ajudam bastante.

Já ouvi o Raul dizer que investir pelo menos 10% do lucro em marketing para escalar o negócio e ir conquistando mais clientes é fundamental. Penso inclusive poder ser mais até. Até abri um tópico sobre isso uma vez mas praticamente não foi comentado nada sobre.

 

Quando eu estava com minha venda de produtos, a parte de captação de clientes foi algo complexo pra mim. Primeiro que por falta de pesquisa de mercado, inseri a venda de um produto com pouquíssimo público. Então fazer a conquista dos clientes com fotos, divulgação, etc, foi desafiador. Eu percebi o quanto deveria ter investido mais  essa parte e é o que eu pretendo para quando eu retomar esse projeto. Mesmo que sejam publicações pagas que podemos fazer pelo insta já é um movimento que poderá ajudar a alcançar mais clientes.

 

E ainda falando sobre conteúdo assim, eu aconselharia fortemente seguir o @paulocuenca no Instagram pois i cara é fera no marketing digital e lá tem muitas dicas sobre publicação de conteúdo que te ajuda a divulgar e vender seus produtos.

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Guilherme Afonso,

Então, na verdade eu já dou aulas em faculdade há certo tempo, e mais recentemente (na verdade, desde 2018) comecei a ministrar cursos por conta própria. Como a área cresceu nos últimos anos, especialmente por causa da LGPD, acabei tendo um crescimento interessante e montei a minha própria plataforma. Agora geralmente ofereço estes cursos uma vez a cada dois meses. É mais para manter o ritmo e gerar uma renda extra para alguns investimentos, claro.

Não sei se ajudei muito, mas se tiver mais alguma pergunta, fique à vontade!

Como você começou ministrando esse curso por conta própria? Já iniciou no online com aulas gravadas ou foi presencial?

 

Esses alunos já eram da tua fonte de renda principal ou usou algum método de captação?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Guilherme Afonso disse:

Como você começou ministrando esse curso por conta própria? Já iniciou no online com aulas gravadas ou foi presencial?

 

Esses alunos já eram da tua fonte de renda principal ou usou algum método de captação?

Na verdade a coisa desenvolveu bastante durante a pandemia. Mas foi tudo online, ao vivo. Hoje continuo com esse mesmo ritmo (aulas ao vivo), e aí as gravações vão para a plataforma. Não era (e nem é) a renda principal, e a captação foi pelo Instagram e aulas gratuitas mesmo, no canal no YouTube.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 27/05/2024 at 17:56, Edison Luis Paulini disse:

Já ouvi o Raul dizer que investir pelo menos 10% do lucro em marketing para escalar o negócio e ir conquistando mais clientes é fundamental. Penso inclusive poder ser mais até. Até abri um tópico sobre isso uma vez mas praticamente não foi comentado nada sobre.

Era esse tipo de dica que eu estava procurando, se existe alguma porcentagem indicada para eu colocar dentro da margem de venda.

Trabalhei alguns anos com compras para uma magazine grande, não podíamos fechar pedido nenhum com um mínimo de margem para ir para as lojas no preço saudável. Então quero entender todos os custos que podem estar envolvidos para conseguir precificar os itens corretamente.
 

On 27/05/2024 at 17:56, Edison Luis Paulini disse:

Penso que uma boa "vitrine" de produtos sempre vende bem. Então fazer fotos legais, vídeos e afins ajudam bastante.

Atualmente eu trabalho num marketplace em que vários vendedores cadastram seus produtos. Temos casos de sucesso de item que colocou uma foto melhor e as vendas aumentaram muito, essa parte entendo bem a importância.

 

On 27/05/2024 at 17:56, Edison Luis Paulini disse:

Quando eu estava com minha venda de produtos, a parte de captação de clientes foi algo complexo pra mim. Primeiro que por falta de pesquisa de mercado, inseri a venda de um produto com pouquíssimo público. Então fazer a conquista dos clientes com fotos, divulgação, etc, foi desafiador. Eu percebi o quanto deveria ter investido mais  essa parte e é o que eu pretendo para quando eu retomar esse projeto.

O seu produto são os licores? (amo, eu faço Limoncello de presente todo final de ano)
Como conseguiu a primeira venda sem ser para alguém conhecido?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Emilia Drivas disse:

Era esse tipo de dica que eu estava procurando, se existe alguma porcentagem indicada para eu colocar dentro da margem de venda.

Trabalhei alguns anos com compras para uma magazine grande, não podíamos fechar pedido nenhum com um mínimo de margem para ir para as lojas no preço saudável. Então quero entender todos os custos que podem estar envolvidos para conseguir precificar os itens corretamente.

Emília, infelizmente não sei de cálculos e métricas para se chegar nesses valores =/

Tomei como partida o que o Raul comentou sobre os 10% e como ele é um cara de credibilidade, tomei como verdade e ao menos um ponto de partida.

Como comentei, eu abri uma vez um tópico para debater este tema mas não teve interação assim.

2 horas atrás, Emilia Drivas disse:

Atualmente eu trabalho num marketplace em que vários vendedores cadastram seus produtos. Temos casos de sucesso de item que colocou uma foto melhor e as vendas aumentaram muito, essa parte entendo bem a importância.

Show de bola! Ponto já ganho para seu negócio!

2 horas atrás, Emilia Drivas disse:

O seu produto são os licores? (amo, eu faço Limoncello de presente todo final de ano)
Como conseguiu a primeira venda sem ser para alguém conhecido?

Haha sim, são os licores! Inclusive tenho também o limoncello na minha carta e era um dos que eu mais estava vendendo. Bom demais um limoncello, né?

Agora sobre a primeira venda. Eu abri um insta da marca das bebidas e comecei a fazer uma divulgação pelo meu insta particular sobre a novidade que era meu negócio. A sorte é que no meu insta particular tem pessoas que me seguiam sem eu conhecer 😅

Acho que a "vitrine" do meu insta pessoal onde posto muita foto de pratos, de comida, de preparos que eu faço, dos meus estudos, etc, chama uns seguidores a mais. Aí a partir disso conquistei uma turma que apostou no meu produto. 

Fora isso foi o boca a boca mesmo de amigos e conhecidos que compraram, postaram, indicaram.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Kenzo Nakagawa disse:

Ah outra coisa, uma realidade, nos primeiros anos de loja, basicamente você vai ter que tirar do bolso, então nem pensar em largar o emprego viu kkkk Você de jeito nenhum vai poder sangrar o caixa, tudo que tiver de "lucro" vai virar investimento na loja, seja como quiser...

de jeito nenhum!!!
eu amo minha CLT assinada, garante meu sono tranquilo junto com minha reserva de emergência haha

sou bem conservadora neste ponto, jamais trocaria o certo pelo duvidoso. Teria que ter certeza que o negócio está rodando bem e saudável.

obrigada pelas dicas!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Acho que a "vitrine" do meu insta pessoal onde posto muita foto de pratos, de comida, de preparos que eu faço, dos meus estudos, etc, chama uns seguidores a mais. Aí a partir disso conquistei uma turma que apostou no meu produto. 

essa é uma ótima dica!
Por mais que pareça óbvio eu tenho essa dificuldade de vincular o meu nome ao nome da marca. Eu não sou assim tão aparecida no instagram, fico um pouco tímida de postar vendas e tal.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Emilia Drivas disse:

essa é uma ótima dica!
Por mais que pareça óbvio eu tenho essa dificuldade de vincular o meu nome ao nome da marca. Eu não sou assim tão aparecida no instagram, fico um pouco tímida de postar vendas e tal.

Olha, Emília. Eu também não dou muito as caras literalmente falando  😅

O que menos aparece lá é minha fuça hauahahhaua

Até compartilho com você uma palhinha:

Screenshot_20240529-093222.png.64f90d73aa8ed379c348b99a8d62858c.png

Mas acredito que a imagem que eu passo é sobre comida e até mesmo bebida de modo geral por eu gostar de vinho, café, ter feito licores (espero realmente voltar com isso!)  e isso me trouxe essa facilidade.

De todas forma será que não valeria a pena você pensar em utilizar já de suas redes para dar esse start? Falar ao pessoal que você possui sua plataforma, seu serviço. As vezes a turma que te segue te dá uma força e compartilha também.

Espero que seja de ajuda!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Emilia Drivas disse:

uauuu, belos empratamentos! tudo muito caprichado

Muito obrigado  =)

2 horas atrás, Emilia Drivas disse:

Bom, essa ideia de loja é algo que surgiu recentemente na minha cabeça e ainda estou considerando se vale a pena viabilizá-la. Volto compartilhar mais coisas se realmente for pra frente.

Estaremos na torcida para que dê bom!

Iremos gostar de saber das atualizações.

Boa sorte!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/05/2024 at 16:20, Emilia Drivas disse:

Trabalho num grande Marketplace que cresceu bastante durante a pandemia e junto vários vendedores pequenos cresceram também.

Não penso em largar meu emprego, mas tenho pensado em aproveitar meus vários anos trabalhando no varejo para abrir uma loja online. Porém a minha visão é a da grande empresa e não do pequeno empresário começando.

Aí abri este tópico para perguntar: você tem loja online? O que vende, quais as melhores plataformas e de onde vem seu maior retorno em mídia paga? Gostaria de dicas para quem pensa em iniciar um negócio online.

Começando por mim, penso em abrir uma loja de Acessórios de Moda, área que tenho bastante experiência como compradora.

@Emilia Drivas amanhã o Paulo Cuenca fará uma live que acho que pode ser interessante para você                       (@Edison Luis Paulini para você também). Segue o link: https://www.youtube.com/live/U_Un5oz7Lb4

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...