Jump to content
  • 0

Será que posso mudar os meus Percentuais no diagrama do cerrado em Função da Conjuntura Atual


Pergunta

Bom dia! Minha Dúvida é com relação a mudança dos percentuais (metas) no diagrama do cerrado. Atualmente os preços médios de minhas ações estão baixo, minha carteira está equilibrada, porém tenho parte do rendimento em renda fixa vencendo este Mês, o que o diagrama está indicando alocar em renda fixa. Como acho que agora seria uma oportunidade para comprar ações com preço baixo, pergunto se não seria interessante neste momento desconsiderar o diagrama e comprar mais ações caindo um pouco o percentual em renda fixa.  abaixo meus percentuais investido 

image.png.9e57fdd4a4f77875ab6f6735894fc023.png

 

Percentuiais metas definidas. Açoes Inter 15 % , Açoes Nacionais 15% , FII 20 % , Renda Fixa 50%. 

idade 53 anos. 

 

 

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Francelio Bezerra Severino disse:

Bom dia! Minha Dúvida é com relação a mudança dos percentuais (metas) no diagrama do cerrado. Atualmente os preços médios de minhas ações estão baixo, minha carteira está equilibrada, porém tenho parte do rendimento em renda fixa vencendo este Mês, o que o diagrama está indicando alocar em renda fixa. Como acho que agora seria uma oportunidade para comprar ações com preço baixo, pergunto se não seria interessante neste momento desconsiderar o diagrama e comprar mais ações caindo um pouco o percentual em renda fixa.  abaixo meus percentuais investido 

image.png.9e57fdd4a4f77875ab6f6735894fc023.png

 

Percentuiais metas definidas. Açoes Inter 15 % , Açoes Nacionais 15% , FII 20 % , Renda Fixa 50%. 

idade 53 anos. 

 

 

 

Bom dia, Francelio!

Complementando a resposta do nosso amigo @Fabiano Gomes

A depender dar fase que estamos da vida, acho viável uma determinada mudança de percentuais no diagrama do cerrado. Por exemplo: um jovem que pode arcar com um pouco mais de risco e tem um horizonte maior de investimentos é comum ter um percentual maior de renda variável no começo e mais pra frente quando estiver para viver de renda alocar percentuais maiores em renda fixa. Ou seja, em alguma situações é plausível a mudança.

Porém não vejo como certo fazer uma mudança para aproveitar uma chamada oportunidade indo no que podemos dizer que é nossa emoção ao invés de seguir a lógica que é o que o diagrama faz por nós como colocado pelo nosso amigo anteriormente.

Além disso é importante lembrar que a depender da fase em que está da vida, se já estiver próximo de viver de renda, na minha opinião não é válido reajustar percentuais para um ativo que envolva mais riscos e sim fazer um bom arroz com feijão para manter o jogo ganho.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom Dia! obrigado pela ajuda na análise. 

11 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

A mudança de % tem mais a ver com sua estratégia do que “conjuntura” , “notícias” etc !

poder aportar em ações e desequilibrar sua carteira , sim você pode, afinal a decisão é sua e nos próximos meses o diagrama vai te direcionar pra um rebalanceamento !

O aportes de 1 único mês vai te deixar rico , perante décadas de aportes ? Acredito que não !

Apenas tome cuidado para não enviesar o aporte sempre que achar que alguma fato , notícia , conjuntura , ocorra no mês , pois isso pode atrapalhar a sua estratégia e como consequência sua carteira!

obrigado! pela análise.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá! Amigão, eu n consegui entender como é que o diagrama está mandando alocar em RF se as ações estão caindo e sua carteira está equilibrada. Se a RF está vencendo este mês e os preços das ações estão baratos, seria natural o diagrama sugerir aportes maiores nas ações, ou estou enganada? Fiquei curiosa. Fico no aguardo. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Erika Brito disse:

Olá! Amigão, eu n consegui entender como é que o diagrama está mandando alocar em RF se as ações estão caindo e sua carteira está equilibrada. Se a RF está vencendo este mês e os preços das ações estão baratos, seria natural o diagrama sugerir aportes maiores nas ações, ou estou enganada? Fiquei curiosa. Fico no aguardo. 

Bom dia @Erika Brito. Se existem titulos de renda fixa vencendo significa tambem que o montante alocado em renda fixa diminuiu. Desta forma o diagrama indicara que este percentual seja equilibrado novamente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/06/2024 at 23:01, Erika Brito disse:

Olá! Amigão, eu n consegui entender como é que o diagrama está mandando alocar em RF se as ações estão caindo e sua carteira está equilibrada. Se a RF está vencendo este mês e os preços das ações estão baratos, seria natural o diagrama sugerir aportes maiores nas ações, ou estou enganada? Fiquei curiosa. Fico no aguardo. 

Bom dia! a fotografia dos percentuais eu tirei com o valor do montante em RF alocado, porém quando eles vencerem é, que no caso é neste mês,  obvio que o percentual de RF vai cair. O que eu estava verificando, era a possibillidade de aproveitar e aportar em RV, pois os meus Preços médios estão bem abaixo em empresas  que escolhi e que os fundamentos permanecem.  Ao meu ver seria uma oportunidade. Entendi que os nossos amigos  mencionaram que este é o jeito burro do dagrama de permanecer nos percentuais definidos. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/06/2024 at 08:00, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Erika Brito. Se existem titulos de renda fixa vencendo significa tambem que o montante alocado em renda fixa diminuiu. Desta forma o diagrama indicara que este percentual seja equilibrado novamente.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk gente, para tudo! Eu entendi muito errado kkkkk "vencendo"... eu achei q ele estava dizendo que a RF tava "vencendo" da RV kkkk, q a RV tava caindo. E não que os títulos estavam vencendo, estavam liquidando kkkk. Desculpem. Agr fez sentido kkkk

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/06/2024 at 10:59, Edison Paulini disse:

Bom dia, Francelio!

Complementando a resposta do nosso amigo @Fabiano Gomes

A depender dar fase que estamos da vida, acho viável uma determinada mudança de percentuais no diagrama do cerrado. Por exemplo: um jovem que pode arcar com um pouco mais de risco e tem um horizonte maior de investimentos é comum ter um percentual maior de renda variável no começo e mais pra frente quando estiver para viver de renda alocar percentuais maiores em renda fixa. Ou seja, em alguma situações é plausível a mudança.

Porém não vejo como certo fazer uma mudança para aproveitar uma chamada oportunidade indo no que podemos dizer que é nossa emoção ao invés de seguir a lógica que é o que o diagrama faz por nós como colocado pelo nosso amigo anteriormente.

Além disso é importante lembrar que a depender da fase em que está da vida, se já estiver próximo de viver de renda, na minha opinião não é válido reajustar percentuais para um ativo que envolva mais riscos e sim fazer um bom arroz com feijão para manter o jogo ganho.

 

Espero que ajude a refletir!

Obrigado, mais ainda fiquei em dúvida, vendo a aula extra do Raul que trata de como organizar sua carteira por idade, ele fala de combinar um pouco de value invest com o metodo da AUVP.  Me parece que ele fala de bom pontos  de recompra para aquela que  já está inserido no diagrama. Justamente ai em 1 h 10 00seg. 

 

image.png.f313be416217fe757f2fda4c0255c39e.png

Editado por Francelio Bezerra Severino
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Francelio Bezerra Severino disse:

Obrigado, mais ainda fiquei em dúvida, vendo a aula extra do Raul que trata de como organizar sua carteira por idade, ele fala de combinar um pouco de value invest com o metodo da AUVP.  Me parece que ele fala de bom pontos  de recompra para aquela que  já está inserido no diagrama. Justamente ai em 1 h 10 00seg. 

 

image.png.f313be416217fe757f2fda4c0255c39e.png

Francelio, fiquei em dúvida sobre essa aula. Acho que eu ainda não estava na AUVP nessa época mas entendi um pouco da ideia que ele quis passar. Mas não sei se este serviço existe, se foi mudado de alguma forma onde, por exemplo, a consultoria da AUVP faz essas orientações... Porém são achismos meus acerca do tema  😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...