Jump to content
  • 0

Será que vale a pena comprar ações das Lojas Americanas?


Theo Mauricio Castro

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bia tarde 

8 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Theo Mauricio Castro. Existe uma diferença entre investir e especular. O caso da Americanas esta relacionado com uma fraude contabil. Somente para explicar o que houve. 

Se você é empreendedor ou trabalha na área financeira, você sabe que as contas a receber podem ser um grande desafio. Afinal, nem sempre os clientes pagam suas faturas na data de vencimento, o que pode causar problemas de fluxo de caixa.

Por causa disso, muitas empresas acabam recorrendo à antecipação de recebíveis, que é uma prática onde a empresa vende suas faturas a um terceiro e recebe o dinheiro antes do prazo de vencimento.

Uma das modalidades da antecipação de recebíveis é o Risco Sacado, que consiste no serviço de antecipação oferecido por bancos e instituições financeiras para empresas que compram mercadorias ou produtos de um determinado fornecedor, essa operação é muito comum no varejo.

A varejista tinha costume de atrasar os pagamentos aos fornecedores, em períodos muito acima da média do mercado, 180 dias, e se sustentava na adoção do financiamento de risco sacado.

A empresa atrasava o pagamento o máximo possível, os fornecedores bloqueavam a linha de crédito, as compras ficavam travadas, aí a Americanas autorizava esses fornecedores a fechar contratos de risco sacado para a dívida. As linhas de crédito eram novamente liberadas e a engrenagem voltava a girar até se repetir.

Como o risco sacado nesse caso financiava dívidas já vencidas, isso fazia girar o modelo de crédito dos bancos aos fornecedores.

Como você pode imaginar, quanto maior a quantidade de dívidas atrasadas, maior era o volume de transações repassadas às instituições. O SCR informou que o valor de operações de crédito da Americanas subiu 3x de 2020 a 2022.

Uma dívida de produtos faturados para a empresa, com prazo de vencimento de 120 dias vencia, e somente semanas depois o fornecedor buscava uma negociação.

Por conta dessa prática da empresa de não honrar seus pagamentos, os fornecedores já embutiam 10/15% a mais no valor dos produtos em relação ao valor cobrado para empresas de eletro e mercados, e ganhavam nesse ágio.

A Americanas só apresentava a proposta de antecipação dos valor devidos após o contato do fornecedor, apresentavam então a proposta de risco sacado no valor total das faturas e os fornecedores aceitavam. Os fornecedores vendiam e giravam seus estoques. Os bancos ganhavam nos juros. E a Americanas conseguia montar uma operação de pagamento de longo prazo.

Contudo, a empresa ia alongando o passivo ao longo do ano e não fazia a contabilização do risco sacado.  A Americanas informou que as despesas financeiras com o risco sacados entravam como redutor na conta Fornecedores, o que é errado, já que a dívida desse tipo era com os bancos e deveriam entrar em outra conta somando.

Resumindo, o risco sacado entrava descontando na linha Fornecedores. O risco era que, com a alta nos juros, o valor fosse tão alto que a conta ficaria negativa. Os bônus, dividendos, impostos, foram pagos com base nesses valores errados. No final a dívida da empresa, que solicitou a Recuperação Judicial, superava os R$ 47 bilhões.

Quando decidimos investir em uma empresa estamos buscando empresas que vem apresentando resultados consistentes até o momento e demonstram que manterão esta performance nos anos futuros, o que na minha opinião não é o caso da Americanas.

Boa tarde @Adriano Umemura. Confesso que não entendi a explicação detalhada, mas agradeço demais. Vou até ler com calma essa semana para entender melhor. De qualquer forma, eu lembro desse escândalo, mas tenho uma duvida. Na minha cabeça, com um novo presidente e novas pessoas no conselho, uma vez que a empresa consiga se recuperar e os investidores perceberem esse aumento no valor, tem a possibilidade da fama de ladroes passar para uma fama de "a empresa que se recuperou de um enorme golpe e se reergueu"? Com essa nova fama a visão sobre eles fica muito porte de forma positiva. O que acha sobre meu raciocinio? Lembrando que no momento não acho viável fazer um grande aporte, mas sim uma entrada de no máximo 1000 reais em acoes.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/06/2024 at 22:05, Theo Mauricio Castro disse:

Bia tarde 

Boa tarde @Adriano Umemura. Confesso que não entendi a explicação detalhada, mas agradeço demais. Vou até ler com calma essa semana para entender melhor. De qualquer forma, eu lembro desse escândalo, mas tenho uma duvida. Na minha cabeça, com um novo presidente e novas pessoas no conselho, uma vez que a empresa consiga se recuperar e os investidores perceberem esse aumento no valor, tem a possibilidade da fama de ladroes passar para uma fama de "a empresa que se recuperou de um enorme golpe e se reergueu"? Com essa nova fama a visão sobre eles fica muito porte de forma positiva. O que acha sobre meu raciocinio? Lembrando que no momento não acho viável fazer um grande aporte, mas sim uma entrada de no máximo 1000 reais em acoes.

Olá @Theo Mauricio Castro,

Quais indicadores você vê nas Americanas hoje que te deixam confortável em investir na empresa neste momento (junho/2024)?

Traga estes indicadores pra gente analisar em conjunto e ver se é viável.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Theo Mauricio Castro,

Quais indicadores você vê nas Americanas hoje que te deixam confortável em investir na empresa neste momento (junho/2024)?

Traga estes indicadores pra gente analisar em conjunto e ver se é viável.

Matheus, penso não vale nem a pena.

O setor em si já é problemático desde os primórdios com relação a sua estrutura, forma de funcionamento. Na minha opinião não tem como um negócio desses dar certo no longo prazo. Ou seja, para nós buy and holders não vale o esforço.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Theo, uma ação estar barata não tem relação com a cotação dela. 40 centavos em AMER3 é mais caro do que 38 reais em uma ação de WEG3, por conta do valor que essas empresas entregam para o acionista e pensando no longo prazo. Como os colegas explicaram, a Americanas por si só tem vários problemas relacionados ao setor e ao recente escandalo de fraude contábil. O que vc ta procurando, é fazer uma aposta com essa empresa, e não está com a mentalidade de investimento. Se vc quer apostar, aposte pq ninguem pode te impedir, mas isso não é investimento, o que vc ta buscando não tem fundamento

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Edison Paulini disse:

Matheus, penso não vale nem a pena.

O setor em si já é problemático desde os primórdios com relação a sua estrutura, forma de funcionamento. Na minha opinião não tem como um negócio desses dar certo no longo prazo. Ou seja, para nós buy and holders não vale o esforço.

Oi @Edison Paulini,

Primeiro, "prazer em te conhecer" na live de segunda hahaha.

Sobre as Americanas, eu concordo 100% com você - nem vale a pena. Apenas sugeri isso justamente para o @Theo Mauricio Castro aplicar na prática aquilo que a gente vê no curso - ou seja, pra gente ver "na prática" (e não na emoção) por que não vale a pena.

Um abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi @Edison Paulini,

Primeiro, "prazer em te conhecer" na live de segunda hahaha.

Huhauhuauah

4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Sobre as Americanas, eu concordo 100% com você - nem vale a pena. Apenas sugeri isso justamente para o @Theo Mauricio Castro aplicar na prática aquilo que a gente vê no curso - ou seja, pra gente ver "na prática" (e não na emoção) por que não vale a pena.

Um abraço!

Ah legal! Não tinha pensando por este lado. Realmente é um bom exercício!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Raul disse:

A resposta curta é: Não.

A longa é: O que te faz pensar que isso seja se quer um investimento viável? De onde você tirou esse potencial de crescimento?

Sabe que a empresa pode falir antes do fim desse ano?

Sendo sincero, eu viajeiii. kkk. Estava pensando basicamente em investir 100 reais para caso ela de a volta por cima. Na minha cabeça o valuation investing era isso, mas apos rever sua aula percebi que até mesmo nesse metodo é preciso analisar números e não so o preço. Pelo menos aprendi que não há nenhuma possibilidade de usar o emocional para investir. kkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...