Jump to content
  • 0

TAG ALONG


Leandro Yuji Nakashima

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Leandro Yuji Nakashima disse:

Boa Tarde, acredito que a pergunta possa ser sem sentido ou até mesmo burra.

A respeito do Tag Along, caso uma empresa tenha uma nova aquisição, por que eu não poderia vender a minha participação pelo mesmo valor que o acionista majoritário? O valor não é definido pelo mercado?

Boa tarde, Leandro!

Primeiro, esqueça essa coisa de pergunta sem sentido ou pergunta burra. Aqui todas as dúvidas são sempre bem vindas!

Tag along vem a ser uma proteção a qual a CVM supervisiona de acordo com o que a empresa oferece em seu estatuto. Uma empresa aberta em bolsa poderá informar em seu estatuto se ela garante uma proteção aos seus pequenos acionistas.

Vamos pensar da seguinte forma:

SARD3 é uma empresa aberta em bolsa onde o Raul é sócio majoritário. SARD3 também possuo como acionistas minoritários o Leandro e o Edison. Porém vamos lembrar que SARD3 não possui TAG along. E falando em números, vamos imaginar de forma hipotética que SARD3 tenha 1000 ações sendo que Raul possui 80% das ações e os outros dois sócios tenham mais 10% cada um.

Eis que um belo dia aparece Sr Juca que quer comprar SARD3 onde ela está sendo cotada R$50 cada ação. Logo, para ele comprar todas as 1000 ações ele precisará desembolsar R$50.0000 onde o dinheiro seria pago R$40.000 para o Raul e mais R$5.000 para cada sócio minoritário. Só que como SARD3 não possui TAG along, é de direito do Sr Juca que está adquirindo  a empresa não pagar o mesmo valor nas ações dos sócios minoritários. Ele pode decidir, por exemplo, em pagar apenas 1 real por ação dos minoritários. Ou seja, ao invés de desembolsar R$50.000 para a aquisição, ele irá pagar R$40.200. Um belo desconto.

O tag along seria um a proteção onde o novo comprador das ações seja obrigado  a pagar o mesmo preço aos sócios minoritários que ele estará pagando ao sócio controlador. Quando não se tem tag along, o sócio minoritário venderá as ações que ele possuo ao preço que o novo controlador quiser pagar. Só existirá a obrigação de se pagar algum valor maior quando existir o tag along idealmente de 100% ou em alguns casos como 80% onde o prejuízo para o sócio minoritário seria menor.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/06/2024 at 12:50, Leandro Yuji Nakashima disse:

Boa Tarde, acredito que a pergunta possa ser sem sentido ou até mesmo burra.

A respeito do Tag Along, caso uma empresa tenha uma nova aquisição, por que eu não poderia vender a minha participação pelo mesmo valor que o acionista majoritário? O valor não é definido pelo mercado?

Bom dia @Leandro Yuji Nakashima. Somente complementando a resposta dos amigos. Quando uma empresa ou um investidor decide tomar o controle de uma empresa, o que sera importante para ele são as ações ordinarias, ja que as preferenciais não oferecem este beneficio para quem as possui. DEsta forma, nesta aquisição o comprador não teria nenhuma obrigação de comprar as preferenciais ainda mais pagando o mesmo valor para as ações ordinarias caso não se tenha o tag along nas preferenciais.

O mercado sabe disso, então na minima chance de uma operação se realizar ele tende a castigar as preferenciais. Em 2010 quando houve a operação entre a INterbrew e a Ambev, na época a empresa possuia ações ordinarias e prefenciais sem tag along. Ao sinal de que algo podia ser mudado na condução da empresa, logo após o anuncio as ações ordinarias valorizaram mais de 10% enquanto as preferenciais derreteram 20%

Como somos investidores de longo prazo, e talvez deixaremos este patrimonio para nossos filhos, possuir uma segurança em relação ao que investimos em uma empresa seria no minimo o aceitavel.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/06/2024 at 14:08, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Leandro!

Primeiro, esqueça essa coisa de pergunta sem sentido ou pergunta burra. Aqui todas as dúvidas são sempre bem vindas!

Tag along vem a ser uma proteção a qual a CVM supervisiona de acordo com o que a empresa oferece em seu estatuto. Uma empresa aberta em bolsa poderá informar em seu estatuto se ela garante uma proteção aos seus pequenos acionistas.

Vamos pensar da seguinte forma:

SARD3 é uma empresa aberta em bolsa onde o Raul é sócio majoritário. SARD3 também possuo como acionistas minoritários o Leandro e o Edison. Porém vamos lembrar que SARD3 não possui TAG along. E falando em números, vamos imaginar de forma hipotética que SARD3 tenha 1000 ações sendo que Raul possui 80% das ações e os outros dois sócios tenham mais 10% cada um.

Eis que um belo dia aparece Sr Juca que quer comprar SARD3 onde ela está sendo cotada R$50 cada ação. Logo, para ele comprar todas as 1000 ações ele precisará desembolsar R$50.0000 onde o dinheiro seria pago R$40.000 para o Raul e mais R$5.000 para cada sócio minoritário. Só que como SARD3 não possui TAG along, é de direito do Sr Juca que está adquirindo  a empresa não pagar o mesmo valor nas ações dos sócios minoritários. Ele pode decidir, por exemplo, em pagar apenas 1 real por ação dos minoritários. Ou seja, ao invés de desembolsar R$50.000 para a aquisição, ele irá pagar R$40.200. Um belo desconto.

O tag along seria um a proteção onde o novo comprador das ações seja obrigado  a pagar o mesmo preço aos sócios minoritários que ele estará pagando ao sócio controlador. Quando não se tem tag along, o sócio minoritário venderá as ações que ele possuo ao preço que o novo controlador quiser pagar. Só existirá a obrigação de se pagar algum valor maior quando existir o tag along idealmente de 100% ou em alguns casos como 80% onde o prejuízo para o sócio minoritário seria menor.

 

Espero que tenha ficado claro!

 

Na verdade o preço da.empresa é diferente do "valor de mercado"

Eu sou o dono da padaria de 100 mil reais., tenho 1000 ações a 100 reais.

Especuladores, day trades fazem a ação da padaria cair a 80 reais, não quer dizer que eu devo vender a padaria por 80.000 reais.

Supondo que desenho 60% (600) da padaria e 40% (400) estão na bolsa

Minha parte vale 60 mil reais.

Se chegar um cara com uma rede de padarias, e ele quer ter a minha para ter o monopólio, eu sei o valor domeu negocio, Para mim, a padaria vale 200 mil.

Posso vender minha parte por 120 mil reais, e os minoritários a preço de mercado, 32 mil.

Ou ainda especular e fazer as ações caírem, muito dinheiro manipula o mercado. Especulando posso comprar os 40% pelo valor que o mercado estabelecer.

O pequeno não tem proteção, então ele não é dono da mesma padaria.

Sem tag along...

image.gif.9a27df1fc03be33cc5588a0748a508e0.gif

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

 

Na verdade o preço da.empresa é diferente do "valor de mercado"

Eu sou o dono da padaria de 100 mil reais., tenho 1000 ações a 100 reais.

Especuladores, day trades fazem a ação da padaria cair a 80 reais, não quer dizer que eu devo vender a padaria por 80.000 reais.

Supondo que desenho 60% (600) da padaria e 40% (400) estão na bolsa

Minha parte vale 60 mil reais.

Se chegar um cara com uma rede de padarias, e ele quer ter a minha para ter o monopólio, eu sei o valor domeu negocio, Para mim, a padaria vale 200 mil.

Posso vender minha parte por 120 mil reais, e os minoritários a preço de mercado, 32 mil.

Ou ainda especular e fazer as ações caírem, muito dinheiro manipula o mercado. Especulando posso comprar os 40% pelo valor que o mercado estabelecer.

O pequeno não tem proteção, então ele não é dono da mesma padaria.

Sem tag along...

image.gif.9a27df1fc03be33cc5588a0748a508e0.gif

Obrigado pelo complemento, Ricardo!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/06/2024 at 23:18, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Supondo que desenho 60% (600) da padaria e 40% (400) estão na bolsa

Ricardo, tudo bem?

O tag along se aplica às ações que não estão negociadas na bolsa? Imaginei que as regras se aplicavam apenas às disponíveis em bolsa.

Essas ações, não negociadas em bolsa, não podem ser negociadas livremente?

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Everton Paredes disse:

Ricardo, tudo bem?

O tag along se aplica às ações que não estão negociadas na bolsa? Imaginei que as regras se aplicavam apenas às disponíveis em bolsa.

Essas ações, não negociadas em bolsa, não podem ser negociadas livremente?

 

 

Empresas.podem ser negociadas fora da bolsa. Você pode comprar uma padaria, uma.parte, ou abrir uma loja junto com mais sócios.

 

Mas as empresas listadas em bolsa, tem seus balanços públicos, você pode olhar os relatórios de anos, analisar os indicadores...

 

Empresas fora da bolsa são um risco muito maior

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Everton Paredes disse:

Ricardo, tudo bem?

O tag along se aplica às ações que não estão negociadas na bolsa? Imaginei que as regras se aplicavam apenas às disponíveis em bolsa.

Essas ações, não negociadas em bolsa, não podem ser negociadas livremente?

 

 

@Everton Paredes a criação do tag along foi um mecanismo para proteção do minoritário no momento em que uma empresa listada na Bolsa mudasse o controle de mão. As empresas têm parte das ações fora da bolsa e outra parte negociadas na bolsa, que é o que chamamos de free float.

Por exemplo, uma Padaria tem 40% de free float, isto significa que 40% das ações são negociadas na Bolsa, ou seja, os investidores estão comprando e vendendo estes 40%. Os outros 60% das ações estão nas mãos de sócios e estas ações não são negociadas na bolsa. Vamos supor que estes 60% são 35% seus e 25% meus. Eu resolvo vender a minha parte. Para eu vender na Bolsa tenho a opção de fazer uma oferta para aumentar o free float para 65% e o dinheiro dos investidores que quiserem entrar virá para mim e não para o caixa da empresa. Outra opção seria vender diretamente para outra pessoa interessada, poderia ser você, que passaria a ter os 60% da padaria ou para um terceiro, porém é uma negociação fora da bolsa e que pode ou não ter um preço por ação diferente da cotação na Bolsa.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...