Jump to content
  • 0

Aluguel de ações despercebido.


Pergunta

Faalaaaa camaradas sardinhas, então criei esse tópico para alertar vocês sobre nova plataforma da UVP Capital pelo BTG, me surpreendi ao abrir o app que algumas ações minhas estavam alugadas sem mesmo eu saber que tinha feito tal coisa. O atendimento explicou que esse serviço foi ativado no dia 16/06 exatamente o dia que foi transferido a custódia da plataforma antiga para nova plataforma, porém não me lembro de ter autorizado esse tipo de operação. Como aluguel de ações da uma dor de cabeça do c**** na declaração de imposto sugiro que vocês olhem também o cadastro de vocês para não terem surpresinhas como eu tive hahahahahaah segue o print para vocês também se atendarem.

Screenshot_20240807_220347_BTG Investimentos.jpg

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 07/08/2024 at 18:09, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Faalaaaa camaradas sardinhas, então criei esse tópico para alertar vocês sobre nova plataforma da UVP Capital pelo BTG, me surpreendi ao abrir o app que algumas ações minhas estavam alugadas sem mesmo eu saber que tinha feito tal coisa. O atendimento explicou que esse serviço foi ativado no dia 16/06 exatamente o dia que foi transferido a custódia da plataforma antiga para nova plataforma, porém não me lembro de ter autorizado esse tipo de operação. Como aluguel de ações da uma dor de cabeça do c**** na declaração de imposto sugiro que vocês olhem também o cadastro de vocês para não terem surpresinhas como eu tive hahahahahaah segue o print para vocês também se atendarem.

Screenshot_20240807_220347_BTG Investimentos.jpg

Nossa... revirei tudo aqui e não consigo achar onde fica isso !! afff

é no aplicativo de investimentos certo ?

Onde ?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/08/2024 at 18:39, Flavio Prado disse:

@Wenner Luiz Santana Nunes o aluguel de ações gera um único lançamento a mais na declaração anual do IR, e é super tranquilo. Eu também achava que era dor de cabeça, e quando descobri o que precisava lançar na declaração, habilitei na hora o aluguel.

No relatório da B3 vai aparecer um quadro com os valores que ela reembolsou para você dos dividendos referente às ações alugadas. Este valor você vai lançar na aba Rendimentos Isentos usando o CNPJ da B3 como fonte pagadora. E acabou o trabalho rsrsrs

Caro Wagner. Eu também fiquei muito preocupada com isso. Eu sei que o aluguel de ações é vantajoso e descomplicado, o problema é que se a corretora faz isso sem que você mecanicamente, com suas mãozinhas, tenha realizado a operação, e se você quiser vender? Como faz? Não poderia a corretora alugar ações específicas para evitar algum tipo de debandada? Forçando o investidor a manter em carteira ativos que não lhes interessa mais? Eu tenho essa dúvida ainda. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Christina De Morais Brandão disse:

Caro Wagner. Eu também fiquei muito preocupada com isso. Eu sei que o aluguel de ações é vantajoso e descomplicado, o problema é que se a corretora faz isso sem que você mecanicamente, com suas mãozinhas, tenha realizado a operação, e se você quiser vender? Como faz? Não poderia a corretora alugar ações específicas para evitar algum tipo de debandada? Forçando o investidor a manter em carteira ativos que não lhes interessa mais? Eu tenho essa dúvida ainda. 

Olá Christina,

Eu não sei os termos e condições da nova plataforma. Mas li os termos e condições de outra corretora na qual tenho conta e eles dizem que é possível negociar as ações normalmente, mesmo quando as ações estão alugadas. Não tenho muito conhecimento sobre como isso funciona na prática.

De toda forma, não sei em que parte do curso você está, mas a filosofia por aqui é não vender ações. Neste sentido, quando você diz “forçando o investidor a manter em carteira ativos que não lhes interessa mais”, a ideia é esta mesmo: a gente vai manter em carteira aquelas ações nas quais não iremos mais investir. Deixamos elas lá quietas, atribuindo a nota zero no Diagrama do Cerrado (se você ainda não viu isso no curso, vai ver). Então no fim das contas, devido a esta forma de agir, não acho que seja um problema.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Christina De Morais Brandão disse:

Caro Wagner. Eu também fiquei muito preocupada com isso. Eu sei que o aluguel de ações é vantajoso e descomplicado, o problema é que se a corretora faz isso sem que você mecanicamente, com suas mãozinhas, tenha realizado a operação, e se você quiser vender? Como faz? Não poderia a corretora alugar ações específicas para evitar algum tipo de debandada? Forçando o investidor a manter em carteira ativos que não lhes interessa mais? Eu tenho essa dúvida ainda. 

@Christina De Morais Brandão quando foi aberta a conta apareceram documentos pendentes para assinatura. A Corretora não faz nada sem que tenhamos concordado.

Com relação às ações alugadas, elas podem ser vendidas a qualquer momento. Não é um tipo de manobra para nos "segurar" na Corretora. O aluguel é vantagem para os dois lados. O investidor e a Corretora ganham.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Bárbara Resende Quinan disse:

Uma dúvida de investidor iniciante: quando colocamos as ações para alugar conseguimos selecionar quais ações da carteira vamos disponibilizar ou é disponibilizada todas as ações?

Boa tarde, Bárbara!

Não tem essa possibilidade. Quando o aluguel é habilitado na corretora, todas as suas ações ficam disponíveis para serem alugadas. Aí quais serão alugadas dependerá de qual ativo o outro investidor irá querer pegar.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...