Fiquei com algumas dúvidas na aula de Dividendos do Módulo 4:
Dúvida 1 - Ao se realizar o pagamento de dividendo, o valor da ação é reduzido pelo valor pago em dividendo, correto?
Ou seja, se no dia do pagamento do dividendo cada ação valia R$1,00, e for pago R$0,10 de dividendo por ação, esta mesma ação passa a valer R$0,90. Está correto este entendimento?
Dúvida 2 - Quando uma empresa define a data EX ela está definindo os proprietários de suas ações que terão direito a receber dividendo, correto?
Se após a data EX, mas antes da data do pagamento do dividendo, eu vender as ações desta empresa, eu entendo que continuo com o direito de receber os dividendos, correto? uma vez que na data EX eu possuia as ações.
Se eu vendo as ações antes da data do pagamento do dividendo, eu estaria vendendo as ações num valor anterior ao desconto decorrente do pagamento do divivendo, e poderia comprar as ações mais baratas após esta data de pagamento. Desta forma eu teria um lucro por ter vendido na "alta" (antes do pagamento do dividendo) e comprado na "baixa" (após pagamento do dividendo) além de receber os dividendos, pois eu era detentor das ações na data EX.
Acredito que não funciona desta forma, então gostaria que me esclarecessem onde este raciocínio não está correto.
Pergunta
Fabio H Russo
Olá pessoal da comunidade, boa tarde.
Fiquei com algumas dúvidas na aula de Dividendos do Módulo 4:
Dúvida 1 - Ao se realizar o pagamento de dividendo, o valor da ação é reduzido pelo valor pago em dividendo, correto?
Ou seja, se no dia do pagamento do dividendo cada ação valia R$1,00, e for pago R$0,10 de dividendo por ação, esta mesma ação passa a valer R$0,90. Está correto este entendimento?
Dúvida 2 - Quando uma empresa define a data EX ela está definindo os proprietários de suas ações que terão direito a receber dividendo, correto?
Se após a data EX, mas antes da data do pagamento do dividendo, eu vender as ações desta empresa, eu entendo que continuo com o direito de receber os dividendos, correto? uma vez que na data EX eu possuia as ações.
Se eu vendo as ações antes da data do pagamento do dividendo, eu estaria vendendo as ações num valor anterior ao desconto decorrente do pagamento do divivendo, e poderia comprar as ações mais baratas após esta data de pagamento. Desta forma eu teria um lucro por ter vendido na "alta" (antes do pagamento do dividendo) e comprado na "baixa" (após pagamento do dividendo) além de receber os dividendos, pois eu era detentor das ações na data EX.
Acredito que não funciona desta forma, então gostaria que me esclarecessem onde este raciocínio não está correto.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Abraços, Fábio.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
20/Ago
3
18/Set
3
19/Ago
2
Top Posters For This Question
Fabio H Russo 2 posts
Flavio Prado 1 post
Edison Paulini 1 post
Matheus Passos Silva 1 post
DIAS POPULARES
20/Ago 2024
3 posts
18/Set 2024
3 posts
19/Ago 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Fabio Hildebrand Russo correto. Correto também. Correto também. Não funciona assim. Não tem como garantir que você conseguirá comprar pelo valor "cheio menos o dividendos". Assim
Edison Paulini
Bom dia, @Marcelo Sander! Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva. A partir da data ex direitos se você vender suas ações, você ainda recebe os dividendos. A data base para o
Cézar Busato
Meus mandamentos em ações de dividendos 1º Compre uma boa ação. 2º Tenha paciência. 3º Comemore na data EX. 4º Aporte na data de pagamento do dividendo. 5º Mantenha a consist
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts