Jump to content
  • 0

Quanto investir em ações antes de começar a comprar FIIs na fase de construção de patrimônio?


Raonny De Souza Moreira

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
2 horas atrás, Raonny De Souza Moreira disse:

Sabendo que ações tem maior crescimento durante o longo prazo, e pensando em diversificação ainda na fase de construção de patrimônio, existiria um valor ideal de ações antes de começar a comprar FIIs?

Boa tarde @Raonny De Souza Moreira. Quanto tempo voce teria até usufruir do seu patrimonio? O tempo bem como o seu perfil de risco que ira direcionar ao percentual mais alinhado com seus objetivos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
15 minutes ago, Raonny De Souza Moreira disse:

Bom dia @Adriano Umemura.

Primeiramente obrigado pela resposta, eu tenho 34 anos e o meu maior objetivo é a liberdade financeira, focando nos proventos mensais.

Gostaria de conseguir o mais rapido possível, mas estipulando um tempo de 15 anos. Atualmente eu invisto 25% Renda Fixa, 60% Renda variável e 15% Ativos de alto risco.

Com o esse objetivo, falando especificamente nos 60% de renda variável (Ações Nacionais e FIIs, ainda não tenho Stocks) eu deveria ter os 60% tudo em ações ou ter alguns FIIs?

Olá, @Raonny De Souza Moreira!

Gostei muito da sua pergunta e acho que posso contribuir com a minha experiência pessoal. Quando falamos sobre a alocação de investimentos, especialmente entre ações e FIIs, é importante entender que não existe uma fórmula única que funcione para todos. Tudo depende do seu apetite ao risco e dos seus objetivos financeiros.

Por exemplo, na minha carteira, eu tenho 35% em ações brasileiras e 35% em FIIs. Além disso, também invisto 12,5% no exterior, 12,5% em renda fixa e 5% em criptomoedas. Esse equilíbrio funciona para mim porque eu observo que tanto as ações quanto os FIIs têm seus ciclos. Houve momentos, como quando a taxa de juros estava em 2%, em que meus FIIs estavam performando melhor que as ações. Agora, com os juros mais altos, as ações estão me dando um retorno maior.

O que quero dizer é que, assim como em qualquer outro tipo de investimento, tanto ações quanto FIIs têm seus riscos e retornos. Não se trata de escolher um sobre o outro, mas sim de encontrar um equilíbrio que faça sentido para você e sua estratégia. Eu, por exemplo, faço um rebalanceamento periódico da minha carteira para manter essa divisão e me adaptar às mudanças do mercado.

Um ponto importante é a constância: continuar investindo regularmente, independentemente das flutuações do mercado. Se, por exemplo, houver mudanças na tributação dos dividendos, como já foi discutido, o mercado se adapta e novas oportunidades surgem.

Em resumo, o ideal é entender que o cenário econômico muda e que devemos estar preparados para essas mudanças, mantendo sempre uma estratégia alinhada com nossos objetivos e perfil de risco.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia @Adriano Umemura.

Primeiramente obrigado pela resposta, eu tenho 34 anos e o meu maior objetivo é a liberdade financeira, focando nos proventos mensais.

Gostaria de conseguir o mais rapido possível, mas estipulando um tempo de 15 anos. Atualmente eu invisto 25% Renda Fixa, 60% Renda variável e 15% Ativos de alto risco.

Com o esse objetivo, falando especificamente nos 60% de renda variável (Ações Nacionais e FIIs, ainda não tenho Stocks) eu deveria ter os 60% tudo em ações ou ter alguns FIIs?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
46 minutes ago, Raonny De Souza Moreira disse:

Bom dia @Adriano Umemura.

Primeiramente obrigado pela resposta, eu tenho 34 anos e o meu maior objetivo é a liberdade financeira, focando nos proventos mensais.

Gostaria de conseguir o mais rapido possível, mas estipulando um tempo de 15 anos. Atualmente eu invisto 25% Renda Fixa, 60% Renda variável e 15% Ativos de alto risco.

Com o esse objetivo, falando especificamente nos 60% de renda variável (Ações Nacionais e FIIs, ainda não tenho Stocks) eu deveria ter os 60% tudo em ações ou ter alguns FIIs?

Boa tarde, Raonny!

Você já fez o PIAR no módulo 8 do cvrso?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Raonny De Souza Moreira disse:

Bom dia @Adriano Umemura.

Primeiramente obrigado pela resposta, eu tenho 34 anos e o meu maior objetivo é a liberdade financeira, focando nos proventos mensais.

Gostaria de conseguir o mais rapido possível, mas estipulando um tempo de 15 anos. Atualmente eu invisto 25% Renda Fixa, 60% Renda variável e 15% Ativos de alto risco.

Com o esse objetivo, falando especificamente nos 60% de renda variável (Ações Nacionais e FIIs, ainda não tenho Stocks) eu deveria ter os 60% tudo em ações ou ter alguns FIIs?

Qual o seu percentual de ações e fiis?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Raonny De Souza Moreira disse:

Estou com 40% ações e 20% FIIs. Seria um boa ideia balancear? 30% a 30%?

Para o seu horizonte de tempo não ha problema em começar com um percentual maior em ações do que fiis visando um crescimento maior. Este percentual pode ir sofrendo uma evolução a medida que voce se aproxima do periodo de usufruir do patrimonio, migrando das ações para fiis e mesmo a renda fixa

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Raonny De Souza Moreira disse:

Estou com 40% ações e 20% FIIs. Seria um boa ideia balancear? 30% a 30%?

Olá Raonny,

Como já indicado pelos colegas, o módulo 8 vai te explicar a remodelar sua carteira.

Você vai fazer o PIAR e ter um direcionamento da porcentagem a ser investida em cada área (renda fixa, renda variável, cripto, etc.).

Depois disso, você terá orientações sobre o que fazer com o que já tem - se vende, se mantém, se ignora, congela, e por aí vai.

Então caso ainda não tenha chegado lá, segura a ansiedade que vai estar tudo bonitinho rsrsrs.

Espero ter ajudado, e qualquer coisa chama!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...