Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado - Nota para Renda Fixa


João Heytor

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 horas atrás, João Heytor disse:

Olá pessoal, espero que estejam bem! :D 

Vocês tem alguma dica/metodologia para definir as notas da renda fixa no diagrama do serrado?

Abraços!

Olá João,

Para tentar colaborar, eu tenho uma classificação um pouquinho diferente: eu coloco os CDBs, LCIs e LCAs dentro do FGC com nota 9, porque mesmo estando dentro do FCG, se der problema vai me dar um pouquinho de dor de cabeça. Já os que estiverem fora do FGC eu coloco nota 8 (mas ainda não estou investindo nesses kkk).

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, João Heytor disse:

Olá pessoal, espero que estejam bem! :D 

Vocês tem alguma dica/metodologia para definir as notas da renda fixa no diagrama do cerrado?

Abraços!

@João Heytor como disseram os colegas, não existe certo ou errado. Consideramos o Tesouro Direto como o mais seguro dentro da Renda Fixa, pois qualquer problema o Governo imprime mais dinheiro e paga.

Depois dele podemos subdividir os títulos entre os que têm a garantia do FGC (maior nota) e os que não têm (menor nota). 

E com relação aos índices eu considero o prefixado o mais arriscado, pois você estará travando um rentabilidade por um período e o risco está na inflação subir muito. Depois os atrelados a Selic, e depois os atrelados ao IPCA, que para mim seria o menos arriscado.

E por fim tem o prazo. Os mais curtos, menos arriscados, e os mais longos mais arriscados. 

Veja que podemos fazer uma rede de cruzamentos para definir as notas. Por exemplo, se um título é IPCA+x% mesmo sendo um prazo longo, o risco acaba sendo menor já que você está protegido pela inflação. O que precisaria seria avaliar se tem ou não FGC e se está no limite da garantia.

Eu acho que vale pensar um pouco sobre estes cruzamentos, pois nos ajuda a avaliar mais rapidamente os títulos, porém naoprecisa ser algo extremamente elaborado. O simples/básico sendo bem embasado é muito bom.

Vale sempre lembrar que não é uma recomendação de investimentos.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...