Jump to content
  • 0

Queda SOJA3: Aportar ou aguardar ?


Pergunta

Boa tarde pessoal, comprei ações da boa safra sementes (soja3) há alguns meses no valor de 14.74, no entanto estou vendo os papéis despencarem 11.72%. Ao ver essa queda dos papéis comecei a procurar o porque da queda. Ao analisar, cheguei a conclusão que a queda dos valores se deu não só pela pequena queda de lucro no segundo trimestre de 2024, mas também porque o histórico de preço da ação acompanha o valor da cotação da soja. Estou pensando em fazer um grande aporte nesses papéis (chegando ao máximo de 20% da carteira) para diminuir meu preço médio visando uma rentabilidade maior na valorização, o que acham ? 

IMG_0597.jpeg

IMG_0596.jpeg

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

20 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, João Gabriel Ribeiro Vieira disse:

Boa tarde pessoal, comprei ações da boa safra sementes (soja3) há alguns meses no valor de 14.74, no entanto estou vendo os papéis despencarem 11.72%. Ao ver essa queda dos papéis comecei a procurar o porque da queda. Ao analisar, cheguei a conclusão que a queda dos valores se deu não só pela pequena queda de lucro no segundo trimestre de 2024, mas também porque o histórico de preço da ação acompanha o valor da cotação da soja. Estou pensando em fazer um grande aporte nesses papéis (chegando ao máximo de 20% da carteira) para diminuir meu preço médio visando uma rentabilidade maior na valorização, o que acham ? 

IMG_0597.jpeg

IMG_0596.jpeg

Estuda mais esta empresa, tem números até bons, mas muita maquiagem, eu não compro meia ação da Boa Safra

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Lucas Cruz Wottrich disse:

Tirando um pouco o ativo de lado, evitaria esse tipo de aporte grande (20% da carteira). Se esse ativo cair do dia pra noite sua carteira ficaria desbalanceada negativamente.

Seguiria a ideia do nosso amigo @Edison Luis Paulini e que é defendida no curso! Estudar o ativo, entender se tem perspectiva, adicionar no diagrama e ir aportando mensalmente.

O PM se regula com o tempo se o ativo provar seu valor.

Se é uma aposta sem certeza ainda tem um outro ponto, essas apostas não devem representar mais que 5% do seu patrimônio, igual comentado no curso também.

Bom dia Lucas, no que me refiro à 20%, é 20% da minha carteira de ações (30%), totalizando no MÁXIMO 6% da carteira. Sou daqui de Brasília e conheco bastante a Boa Safra, não vejo tanto como uma aposta, mas sim uma ação que visa valorização. Obrigado pela resposta.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Cézar Busato disse:

Estuda mais esta empresa, tem números até bons, mas muita maquiagem, eu não compro meia ação da Boa Safra

O que te faz a não gostar tanto das ações ? Acompanho a empresa à alguns anos e gosto bastante, tanto do potencial de crescimento e valorização, quanto dos números. Por que essa ação não te atrai? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
12 horas atrás, João Gabriel Ribeiro Vieira disse:

Bom dia Edison, no que me refiro à 20%, é 20% da minha carteira de ações (30%), totalizando no MÁXIMO 6% da carteira. Estou fazendo essa análise ainda de como lidam com essa queda, mas obrigado pela ajuda.

 

Commodities, sofrem altas oscilações.

Pelo pouco tempo de IPO, acho que o primeiro erro foi aportar nela. Não por ela ser ruim, mas acho que o aporte foi pelos motivos errados, e sem o suporte e estratégia corretos.

Se vender agora que começou a cair, seria o segundo erro.

Uma empresa dessas características, teria que ser a pimentinha, beml pouco, para não afetar, sabendo que pode perder tudo nessa posição, e que isso não afetaria.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 31/08/2024 at 18:11, Cézar Busato disse:

Eu sou engenheiro agrônomo, agricultor e cliente de empresas de semente. Com isso tenho amizade com alguns dos maiores produtores de semente.

A boa safra produz uma semente mediana, com um custo altíssimo de produção, pois paga ágio ao produtor pela soja, o mercado de sementes é muito competitivo, até as multinacionais penam. A boa safra é ineficiente do ponto de vista logístico e paga juros muito altos pro setor.

Mas estes não são os maiores problemas, o grande problema é o volume de venda indireta, com risco de crédito alto, pois a empresa repassa semente para distribuidores, estes volumes muitas vezes não são nem convertidos em venda final, se você analisar o fluxo, vai ver que eles nunca tem o volume planejado em venda aplicada, e isso só tende a piorar.

Nao quero ser o chato, mas como sou do setor e conheço bem, eu vejo que SLC é Brasil agro são os cases que valem muito ser estudados, três tentos como empresa é top, mas a setor é complicado. 

Boa noite @Cézar Busato pelo oque disse você entende bem dessa área.
Então deixa eu te perguntar uma coisa, a três tentos nao atua no mesmo setor que SLC e a boa safra? pois ate onde eu sei é a produção de sementes nao?
Se puder me explicar um pouco mais agradeço, pois estou estudando esse setor e algumas dessas empresas para escolher uma pra por em carteira. Obrigado boa noite.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/08/2024 at 15:20, João Gabriel Ribeiro Vieira disse:

Boa tarde pessoal, comprei ações da boa safra sementes (soja3) há alguns meses no valor de 14.74, no entanto estou vendo os papéis despencarem 11.72%. Ao ver essa queda dos papéis comecei a procurar o porque da queda. Ao analisar, cheguei a conclusão que a queda dos valores se deu não só pela pequena queda de lucro no segundo trimestre de 2024, mas também porque o histórico de preço da ação acompanha o valor da cotação da soja. Estou pensando em fazer um grande aporte nesses papéis (chegando ao máximo de 20% da carteira) para diminuir meu preço médio visando uma rentabilidade maior na valorização, o que acham ? 

IMG_0597.jpeg

IMG_0596.jpeg

Eu acho muita concentração em um único ativo, 5% já não seria adequado?
Enquanto a queda do preço, no livro a psicologia finaceira ele fala que se vc compra uma ação e o preço sobe vc fica feliz apenas pelo viés da confirmação. Já quando cai, se vc fez um valuation e ela já valia a pena por um preço maior, então vc pode aportar mais. A questão é o valuation estar certo kkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 31/08/2024 at 18:11, Cézar Busato disse:

Eu sou engenheiro agrônomo, agricultor e cliente de empresas de semente. Com isso tenho amizade com alguns dos maiores produtores de semente.

A boa safra produz uma semente mediana, com um custo altíssimo de produção, pois paga ágio ao produtor pela soja, o mercado de sementes é muito competitivo, até as multinacionais penam. A boa safra é ineficiente do ponto de vista logístico e paga juros muito altos pro setor.

Mas estes não são os maiores problemas, o grande problema é o volume de venda indireta, com risco de crédito alto, pois a empresa repassa semente para distribuidores, estes volumes muitas vezes não são nem convertidos em venda final, se você analisar o fluxo, vai ver que eles nunca tem o volume planejado em venda aplicada, e isso só tende a piorar.

Nao quero ser o chato, mas como sou do setor e conheço bem, eu vejo que SLC é Brasil agro são os cases que valem muito ser estudados, três tentos como empresa é top, mas a setor é complicado. 

Confio mais nesse tipo de comentário (de pessoa que conhece e atua na área) do que no RI das empresas kkkk
Muito bom!! Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/09/2024 at 22:32, Lucas Mariano Estorino disse:

Fala Antony, também sou Agrônomo e colaborando com o colega no comentário anterior e respondendo esta última dúvida em específico. Temos três empresas do Agronegócio, porém bem atuações diferentes...

 

De maneira bem sucinta a Boa Safra produz sementes;

A 3 Tentos produz sementes, origina grãos, comercializa grãos, sementes e defensivos agrícolas e exporta grãos. Também trabalha no processamento de soja (óleo e farelo) e na produção de biodiesel. 

A SLC é uma das maiores produtoras do Brasil e do mundo, com foco em soja, milho e algodão e que também produz sementes

bah valeu pela explicação mas ainda me resta uma dúvida:
Oque faz o setor dela ser "complicado" igual disse o Cezar? tem mais dificuldades competitivas ou oque?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Antony Lodi Salum disse:

bah valeu pela explicação mas ainda me resta uma dúvida:
Oque faz o setor dela ser "complicado" igual disse o Cezar? tem mais dificuldades competitivas ou oque?

Excelente pergunta. O "Agro" é um setor instável com altos e baixos constantes, que demanda de alto investimento. As empresas do setor podem tomar ações para mitigar os riscos, porém sempre existirá o risco. Imagina só o risco da SLC em plantar e não chover? Imagina só a Boa Safra investir na produção de sementes e não conseguir escoar seu volume, ou ter algum problema durante a cadeia produtiva? Também existe o risco da comercialização, quando se trata de commodities... e por ai vai. 

Para se ter uma idéia, aqui no Mato Grosso o custo médio de plantio de 1 hectare de soja rodou em torno de 4 mil reais. Vamos considerar que este seja o custo para qualquer lugar do Brasil. Na última safra a SLC plantou aproximadamente 300 mil hectares de soja. 

Custo R$4000/ha x 300 mil ha = R$1.200.000.000  

Entende o tamanho do risco de dar uma zebra? Além dos fatores climáticos, temos de levar em consideração o mercado, temos que analisar a produção de países concorrentes, consumo na china, dólar e muitos outros fatores que podem influenciar a cadeia...

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...