Jump to content
  • 0

Tesouro Selic - Como funciona o aporte mensal


Ute Heinzel

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
1 hour ago, Diogo Domanski De Souza disse:

Isso nos leva a concluir que se você foi comprando títulos do tesouro durante esses 30 meses e resgatou todos eles ao final do 30º mês, cada um deles terá uma "idade" diferente, rendimentos diferentes e se enquadrarão em faixas diferentes de I.R. Os mais antigos já terão passado dos 720 dias, os mais novos terão pouco mais de 30 dias.

Então, posso estar enganado, mas tudo leva a concluir que o I.R. final será uma média de todos os I.R. do títulos adquiridos ao longo desses meses.

@Diogo Domanski De Souza seu raciocínio está correto. Cada aporte no mesmo título terá um prazo individual para o cálculo de qual alíquota será aplicada, indo de 22,50% para os mais novos, chegando a 15% para aqueles com mais de 720 dias.

 

1 hour ago, Diogo Domanski De Souza disse:

Contudo, eu comecei agora a comprar títulos do tesouro e deduzo que cada título que vai sendo adquirido mensalmente fica separado na sua carteira, ou seja, não é como uma conta corrente onde um depósito entra num "bolo" - que é o saldo da conta.

Assim, quando você vai resgatar um título, você o faz de um específico. Se quisesse resgatar os 30 deste exemplo acima, teria que fazer um por um. Isso é o que eu DEDUZO o como deve ser. Mas algum colega mais experiente aqui da comunidade por confirmar esse informação.

Quando falamos em Renda Fixa, e do Tesouro Direto incluso, os títulos obedecem a tabela de IR (exceto os isento de IR, claro rsrs), o IOF nos primeiros 30 dias e que cada aporte é um título individual. No entanto no caso do Tesouro Direto ele tem uma peculiaridade. Vou colocar em um exemplo que acho que facilita o entendimento.

Você aportou mensalmente sempre no Tesouro Prefixado 2035. O primeiro aporte foi em 01/2021 e o último foi agora em 09/2024. Todos os meses você comprou a fração de 0,20 do título. Se você olhar a sua conta no Portal do Tesouro Direto verá que tem 45 compras de Tesouro Prefixado 2035, cada uma foi comprada com uma rentabilidade diferente, eventualmente pode até ter repetido, pois os juros sobem e descem. Você sempre comprou exatos 0,20 do título em 45 meses e tem no total 9 títulos inteiros do Tesouro Prefixado 2035 (45 x 0,20 = 9). O primeiro aporte tem mais de 720 dias e portanto se resgatado terá o IR de 15%. E o aporte deste mês, se for resgatado, além de ter o IOF, estará na alíquota de 22,50% do IR. No Portal do Tesouro Direto você verá em qual alíquota cada aporte está, verá quanto pagou em cada compra, qual a rentabilidade contratada, quanto ele está valendo hoje e mais outras informações. 

E amanhã, segundona ensolarada, você resolve resgatar parte do valor aportado no Tesouro Pré 2035. E o valor que você precisa representa 5,72 títulos. O resgate será feito da data de compra mais antiga para a mais recente. Então o Governo vai resgatando os seus títulos e calculando o IR de cada um individualmente. Como cada compra foi de exatos 0,20 e você tem 45 compras, ele vai resgatar integral as 28 primeiras compras o que dará 5,60 títulos e a sua 29ª compra será resgatada parcial em 0,12 para completar os 5,72 títulos que você resgatou. Esta compra de número 29 passa a ter 0,08 do título e os demais aportes (as demais compras) não serão afetadas. Agora você passa a ter um título de 0,08 e mais 16 títulos de 0,20 que totaliza 3,28 títulos do Tesouro Pré 2035.

Veja que enquanto você não vende, cada compra é considerada como uma compra individual, independente da quantidade que você tenha comprado. Porém quando você resgata parcial, o Governo vai resgatar do mais antigo para o mais novo, e vai "parar" quando chegar na quantidade resgatada.

Supondo que você tenha comprado outros títulos do Tesouro neste mesmo período, estes títulos não serão afetados, pois para o Tesouro Direto cada tipo de título é tratado individualmente, ou seja, se você tivesse comprado Tesouro Selic 2026 e Tesouro Pré 2030, quando fizesse o resgata do Tesouro Pré 2035, eles não seriam resgatados, eles não entram no quesito de resgatar a compra mais antiga para a mais recente, pois são considerados títulos diferentes.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Ute,

Quando você vai adquirir o Tesouro Selic, você estará sempre comprando o mesmo tipo de título, mas não necessariamente o mesmo título.

Então, por exemplo, em 11 de setembro você aporta R$ 1.000 no Tesouro Selic, e vai adquiri-lo a Selic + 0,0632%. Depois em 11 de outubro você aporta mais R$ 1.000 e vai adquiri-lo a Selic + 0,07%. E em novembro será Selic + 0,05% (valores exemplificativos, é claro).

Agora, vale lembrar que o Tesouro Selic não é ferramenta para investimento de longo prazo. Ele é útil para manter parte da reserva de emergência ou para deixar o dinheiro "parado" enquanto você faz o curso, mas não o vejo fazendo parte da estratégia de investimento em si. Como investimento seria o Tesouro Prefixado ou o Tesouro IPCA+.

Espero ter ajudado, e se ainda tiver dúvidas é só chamar!

Boa noite Matheus,

muito obrigada pela sua resposta. Acho que entendo o que você explicou... quase. Talvez só penso demais e dentro da cabeça fica um caos. 
Se eu comprar cada mês um título diferente com vencimentos diferentes como os valores serão juntados? Isso não me deixa com dezenas investições em que uma não tem nada haver com a outra? Ou seja: Como eu vou aproveitar dos juros compostos se isso não sera um valor grande mas 100 valores pequenos? 

Desculpe minha burriçe, está tudo novo pra mim. 

Sou grata pelo tempo que você tirar para me responder.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Ute Heinzel disse:

Boa noite Matheus,

muito obrigada pela sua resposta. Acho que entendo o que você explicou... quase. Talvez só penso demais e dentro da cabeça fica um caos. 
Se eu comprar cada mês um título diferente com vencimentos diferentes como os valores serão juntados? Isso não me deixa com dezenas investições em que uma não tem nada haver com a outra? Ou seja: Como eu vou aproveitar dos juros compostos se isso não sera um valor grande mas 100 valores pequenos? 

Desculpe minha burriçe, está tudo novo pra mim. 

Sou grata pelo tempo que você tirar para me responder.

Olá Ute,

É exatamente como o Flavio indicou acima: no final não fará diferença. Você terá títulos diferentes, e os juros compostos trabalharão igual para todos.

Para visualizar o que o Flavio explicou, veja abaixo. Na primeira imagem eu coloco R$ 500 por 1 ano. Veja o valor final, que são R$ 50 de juros:

image.png.65a838281ff0fed1de47e4944ce8de88.png

Por outro lado, veja o que acontece se eu investir em um único título de R$ 100, com o mesmo prazo e rendimento:

image.png.829ab69a3a2b7a9c324993e169dc1676.png

O rendimento foi de R$ 10. Mas como tenho R$ 500 para investir, eu investiria em 5 títulos, o que resultaria nos mesmos R$ 50 de juros caso eu invista tudo de uma vez.

Claro que este é só um exemplo hipotético, já que na prática a rentabilidade vai variar todo dia já que os títulos são diferentes. Mas a ideia é esta: você poderá sim ter vários títulos diferentes, mas cada qual com sua própria rentabilidade e rendendo seus respectivos juros compostos.

Espero ter ajudado, e se precisar de algo mais é só chamar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/09/2024 at 22:50, Ute Heinzel disse:

Boa noite Matheus,

muito obrigada pela sua resposta. Acho que entendo o que você explicou... quase. Talvez só penso demais e dentro da cabeça fica um caos. 
Se eu comprar cada mês um título diferente com vencimentos diferentes como os valores serão juntados? Isso não me deixa com dezenas investições em que uma não tem nada haver com a outra? Ou seja: Como eu vou aproveitar dos juros compostos se isso não sera um valor grande mas 100 valores pequenos? 

Desculpe minha burriçe, está tudo novo pra mim. 

Sou grata pelo tempo que você tirar para me responder.

100 valores pequenos de títulos do tesouro ao serem somados, te gerarão o mesmo que de um valor grande.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi Ute,

Uma boa dica é você acessar o site do tesouro direto (https://www.tesourodireto.com.br/simulador/) e fazer a simulação do aporte inicial e dos investimentos mensais, para ver qual é a previsão do montante que você terá ao final do período.

Acabei de fazer uma simulação para Tesouro Selic 2027:

- Data Resgate: 01/03/2027

- Valor inicial investido: R$ 1.000

- Aportes mensais: R$ 1.000 (x29)

- Valor total investido: R$ 30.000

Resultado estimado

Valor bruto: R$ 33.698,49

I.R.: R$ 629,05 (-)

Taxa da B3: R$ 38,66 (-)

Valor líquido: R$ 33.029,41

 

Fazendo uma conta reversa, para chegar na porcentagem que o I.R. representa do rendimento dessa estratégia, temos:

Total investido (A): R$ 30.000

Total bruto final (B): R$ 33.698,49

Taxa da B3 (C): R$ 38,66

I.R. (D): R$ 629,05

Rendimento bruto (E = B - A): R$ 33.698,49 - R$ 30.000 = R$ 3.698,49

Rendimento bruto sem taxa B3 (F = E - C): R$ 3.698,49 - R$ 38,66 = R$ 3.659,83

% I.R. (F = D / F) = R$ 629,05 / R$ 3.659,83 = 0,17187 = 17,19%

 

Se você reparar 17,19% não se enquadra em nenhuma das faixas da tabela regressiva do I.R que são:

até 180 dias - 22,5%

de 181 a 360 dias - 20%

de 361 a 720 dias - 17,5%

mais de 720 dias - 15%

 

Isso nos leva a concluir que se você foi comprando títulos do tesouro durante esses 30 meses e resgatou todos eles ao final do 30º mês, cada um deles terá uma "idade" diferente, rendimentos diferentes e se enquadrarão em faixas diferentes de I.R. Os mais antigos já terão passado dos 720 dias, os mais novos terão pouco mais de 30 dias.

Então, posso estar enganado, mas tudo leva a concluir que o I.R. final será uma média de todos os I.R. do títulos adquiridos ao longo desses meses.

 

Contudo, eu comecei agora a comprar títulos do tesouro e deduzo que cada título que vai sendo adquirido mensalmente fica separado na sua carteira, ou seja, não é como uma conta corrente onde um depósito entra num "bolo" - que é o saldo da conta.

Assim, quando você vai resgatar um título, você o faz de um específico. Se quisesse resgatar os 30 deste exemplo acima, teria que fazer um por um. Isso é o que eu DEDUZO o como deve ser. Mas algum colega mais experiente aqui da comunidade por confirmar esse informação.

 

Espero ter ajudado na sua dúvida

Editado por Diogo Domanski De Souza
erro de grafia
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Diogo Domanski De Souza seu raciocínio está correto. Cada aporte no mesmo título terá um prazo individual para o cálculo de qual alíquota será aplicada, indo de 22,50% para os mais novos, chegando a 15% para aqueles com mais de 720 dias.

 

Quando falamos em Renda Fixa, e do Tesouro Direto incluso, os títulos obedecem a tabela de IR (exceto os isento de IR, claro rsrs), o IOF nos primeiros 30 dias e que cada aporte é um título individual. No entanto no caso do Tesouro Direto ele tem uma peculiaridade. Vou colocar em um exemplo que acho que facilita o entendimento.

Você aportou mensalmente sempre no Tesouro Prefixado 2035. O primeiro aporte foi em 01/2021 e o último foi agora em 09/2024. Todos os meses você comprou a fração de 0,20 do título. Se você olhar a sua conta no Portal do Tesouro Direto verá que tem 45 compras de Tesouro Prefixado 2035, cada uma foi comprada com uma rentabilidade diferente, eventualmente pode até ter repetido, pois os juros sobem e descem. Você sempre comprou exatos 0,20 do título em 45 meses e tem no total 9 títulos inteiros do Tesouro Prefixado 2035 (45 x 0,20 = 9). O primeiro aporte tem mais de 720 dias e portanto se resgatado terá o IR de 15%. E o aporte deste mês, se for resgatado, além de ter o IOF, estará na alíquota de 22,50% do IR. No Portal do Tesouro Direto você verá em qual alíquota cada aporte está, verá quanto pagou em cada compra, qual a rentabilidade contratada, quanto ele está valendo hoje e mais outras informações. 

E amanhã, segundona ensolarada, você resolve resgatar parte do valor aportado no Tesouro Pré 2035. E o valor que você precisa representa 5,72 títulos. O resgate será feito da data de compra mais antiga para a mais recente. Então o Governo vai resgatando os seus títulos e calculando o IR de cada um individualmente. Como cada compra foi de exatos 0,20 e você tem 45 compras, ele vai resgatar integral as 28 primeiras compras o que dará 5,60 títulos e a sua 29ª compra será resgatada parcial em 0,12 para completar os 5,72 títulos que você resgatou. Esta compra de número 29 passa a ter 0,08 do título e os demais aportes (as demais compras) não serão afetadas. Agora você passa a ter um título de 0,08 e mais 16 títulos de 0,20 que totaliza 3,28 títulos do Tesouro Pré 2035.

Veja que enquanto você não vende, cada compra é considerada como uma compra individual, independente da quantidade que você tenha comprado. Porém quando você resgata parcial, o Governo vai resgatar do mais antigo para o mais novo, e vai "parar" quando chegar na quantidade resgatada.

Supondo que você tenha comprado outros títulos do Tesouro neste mesmo período, estes títulos não serão afetados, pois para o Tesouro Direto cada tipo de título é tratado individualmente, ou seja, se você tivesse comprado Tesouro Selic 2026 e Tesouro Pré 2030, quando fizesse o resgata do Tesouro Pré 2035, eles não seriam resgatados, eles não entram no quesito de resgatar a compra mais antiga para a mais recente, pois são considerados títulos diferentes.

Espero ter ajudado.

Fantástica explicação @Flavio Prado. Muito bom saber que os resgates podem ser de fração do título. Vou levar isso em consideração dentro da minha estratégia. Muitíssimo obrigado 🙏

Editado por Diogo Domanski De Souza
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...