Jump to content

  • 0

Imposto sobre Dividendos vem aí!!!!!


Raphael De Oliveira Bandeira

Pergunta

Galera, 

    Creio que todos tem acompanhado os números do governo atual e os gastos subiram muito. Para tentar pagar isso, o governo adotou a tática de aumentar ou criar novos impostos e com isso bombar a receita.

    Mesmo assim, o buraco ainda é grande e o governo estuda mais impostos. Um dos temas mais falados é: Imposto sobre dividendos.

    Visto uma das últimas falas do atual presidente "Quem vive de dividendos não paga imposto", parece que o momento vai chegar. A tática para este novo tributo pode ser feita em 2 formas distintas:

          - Colocar o dividendo como renda tributável nos IRPFs e IRPJs e o leão morder essa grana no acerto anual. Essa estratégia geraria um desgaste maior com a população.

          - Fazer algo como o "Remessa Conforme" e tributar na fonte. Já chegaria descontado para o acionista e não geraria tanto tumulto.

    Isso posto: Qual a opinião dos senhores relativo ao impacto em ações e FIIs?

    Admito que já deixei de comprar muitas FIIs pensando nesse tributo. 

 

Grato!

Editado por Raphael De Oliveira Bandeira
  • Brabo 3
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 horas atrás, Raphael De Oliveira Bandeira disse:

Qual a opinião dos senhores relativo ao impacto em ações e FIIs?

Dividendo é distribuição de proventos, e estes vêm após toda a tributação, juros de dívida e afins. 

Mais uma taxação no final é basicamente dupla tributação ao meu ver. Reduzir o gasto público ninguém quer né ? O Estado brasileiro é muito inchado, em todas as esferas e independente da ideologia. 

Soma-se a isso a legião de concurseiros deixando de produzir até passar num concurso e inchar mais ainda a máquina estatal. Argentina tá aqui do lado e vamos repetir os erros deles. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/09/2024 at 10:09, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Raphael De Oliveira Bandeira. Este tema não vem a tona somente neste governo. Paulo Guedes ja tinha levantado a tributação dos dividendos no governo anterior. Na minha opinião se tributarem os dividendos mas retirarem os tributos que caem sobre a receita das empresas, assim como ocorre nos EUA não haveria problemas. Muito pelo contrario, estimularia ainda mais as empresas a investirem nas suas operações e consequentemente a aumentarem seus lucros futuros.

Alem disso fiis não pagam dividendos, eles distribuem os seus rendimentos para seus cotistas devido a obrigatoriedade de distribuição de 95% deste montante. Este ano ja foi levantado a respeito da tributação destes ativos, mas como esperado no fim atendeu aos interesses de quem realmente tem o dinheiro do nosso pais. 

https://exame.com/economia/reforma-tributaria-parecer-mantem-fiagros-e-fiis-isentos-de-impostos/

Matéria muito interessante. 

Mas visto a sede de ir ao pote do governo e com o histório de passar por cima de qualquer regra, duvido, e muito, que uma eventual bi tributação não aconteca. 

Mas como o colega @Edison Luis Paulini citou, o mercado vai sentir de cara e depois se adequar. E é nesse ponto que quero chegar: Quando poderíamos aportar após uma eventual queda forte devido ao imposto de dividendos?

Eu sei que acertar o c# da galinha é difícil, mas pelo menos a bunda ou as costas já ta valendo.

image.png.61239980f44e8301ad7e73aa4d74f6e8.png

Editado por Raphael De Oliveira Bandeira
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Raphael De Oliveira Bandeira disse:

Quando poderíamos aportar após uma eventual queda forte devido ao imposto de dividendos?

Olá Raphael,

Eu sei que você mesmo falou que tentar acertar as coisas é complicado, mas reforço esta parte.

Tentar acertar o "preço ideal" de um ativo é algo inviável, para não dizer impossível. Porque você compra agora e 5 minutos depois uma ação cai R$ 0,50. E você fica com dor de corno rsrsrs.

Acho que manter a consistência e seguir o Diagrama é fundamental. Se a ação cair e estiver no momento de comprar, ótimo. Se não, ótimo também. Até porque o preço da ação cair R$ 0,50 em 5 minutos não significa o mesmo que dizer que o valor da empresa caiu rsrsrs.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/09/2024 at 00:10, Raphael De Oliveira Bandeira disse:

Galera, 

    Creio que todos tem acompanhado os números do governo atual e os gastos subiram muito. Para tentar pagar isso, o governo adotou a tática de aumentar ou criar novos impostos e com isso bombar a receita.

    Mesmo assim, o buraco ainda é grande e o governo estuda mais impostos. Um dos temas mais falados é: Imposto sobre dividendos.

    Visto uma das últimas falas do atual presidente "Quem vive de dividendos não paga imposto", parece que o momento vai chegar. A tática para este novo tributo pode ser feita em 2 formas distintas:

          - Colocar o dividendo como renda tributável nos IRPFs e IRPJs e o leão morder essa grana no acerto anual. Essa estratégia geraria um desgaste maior com a população.

          - Fazer algo como o "Remessa Conforme" e tributar na fonte. Já chegaria descontado para o acionista e não geraria tanto tumulto.

    Isso posto: Qual a opinião dos senhores relativo ao impacto em ações e FIIs?

    Admito que já deixei de comprar muitas FIIs pensando nesse tributo. 

 

Grato!

Mil perdões a todos, pois talvez o q vou dizer não é especificamente sobre o ponto específico levantado pelo @Raphael De Oliveira Bandeira, mas como profissional técnico da área tributária não consigo permanecer calado frente as meias-verdades que o governo impregna na cabeça das pessoas...

A taxação de dividendos é um discurso demagogo! Oq se fala é que "só os ricos não pagam" ou "os ricos se aproveitam disso", ou ainda q é um absurdo não taxar, pq somente o Brasil e a pequena Letônia não taxam dividendos etc...

A verdade é que o Brasil sim taxava dividendos, e aí o discurso foi que no Brasil os ricos não distribuem os dividendos para não pagar os impostos! Viviam dizendo q os ricos deixam o patrimônio dentro de suas empresas, comprando imóveis veículos etc., mas para uso pessoal para não pagar o tributo.

Então oq que fizeram?

AUMENTARAM AS ALÍQUOTAS SOBRE O FATURAMENTO das empresas (IRPJ, CSLL, PIS E CONFINS) para, em contrapartida, ISENTAREM a distribuição dos lucros e dividendos.

Ou seja, passaram a reter na fonte o que antes se pagava de dividendos, pouco importando se haverá ou não distribuição futura! É o q aconteceu recentemente (este ano) com a chamada lei das offshores!
Bom, passados alguns anos, agora que esquecemos da história, surge novamente essa conversa fiada para mais uma vez AUMENTAR a carga tributária, pois não haverá diminuição das alíquotas dos impostos que ficam no início dessa cadeia, mas só um acréscimo de outra taxação no final, e aí sim diferentemente do que acontece no mundo todo em que as alíquotas dos impostos são infinitamente menores sobre as empresas!

Em suma, é escorchante, revoltante e me causa profunda indignação a atitude e a falta de veracidade com que essa questão é tratada!

E novamente me desculpem, pois parece mais um "desabafo", mas é no intuito de trazer informações à comunidade mesmo, e "sair da caverna"!

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Raphael,

Eu sei que você mesmo falou que tentar acertar as coisas é complicado, mas reforço esta parte.

Tentar acertar o "preço ideal" de um ativo é algo inviável, para não dizer impossível. Porque você compra agora e 5 minutos depois uma ação cai R$ 0,50. E você fica com dor de corno rsrsrs.

Acho que manter a consistência e seguir o Diagrama é fundamental. Se a ação cair e estiver no momento de comprar, ótimo. Se não, ótimo também. Até porque o preço da ação cair R$ 0,50 em 5 minutos não significa o mesmo que dizer que o valor da empresa caiu rsrsrs.

Espero ter ajudado!

Não pretendo, nem de longe, acertar o preço ideal. Mas vc ta vendo uma onda la no fundo gigante vindo, por que gastar tempo nas marolas que estão à frente? Pode ser q tenha uma maior ainda atrás? Ok, mas sabe q tem  uma grande vindo, vai nela....

Penso que dá para ganhar anoss de investimentos se pelo menos acertar a época certa, não precisa ser o dia... 

 

6 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Mil perdões a todos, pois talvez o q vou dizer não é especificamente sobre o ponto específico levantado pelo @Raphael De Oliveira Bandeira, mas como profissional técnico da área tributária não consigo permanecer calado frente as meias-verdades que o governo impregna na cabeça das pessoas...

A taxação de dividendos é um discurso demagogo! Oq se fala é que "só os ricos não pagam" ou "os ricos se aproveitam disso", ou ainda q é um absurdo não taxar, pq somente o Brasil e a pequena Letônia não taxam dividendos etc...

A verdade é que o Brasil sim taxava dividendos, e aí o discurso foi que no Brasil os ricos não distribuem os dividendos para não pagar os impostos! Viviam dizendo q os ricos deixam o patrimônio dentro de suas empresas, comprando imóveis veículos etc., mas para uso pessoal para não pagar o tributo.

Então oq que fizeram?

AUMENTARAM AS ALÍQUOTAS SOBRE O FATURAMENTO das empresas (IRPJ, CSLL, PIS E CONFINS) para, em contrapartida, ISENTAREM a distribuição dos lucros e dividendos.

Ou seja, passaram a reter na fonte o que antes se pagava de dividendos, pouco importando se haverá ou não distribuição futura! É o q aconteceu recentemente (este ano) com a chamada lei das offshores!
Bom, passados alguns anos, agora que esquecemos da história, surge novamente essa conversa fiada para mais uma vez AUMENTAR a carga tributária, pois não haverá diminuição das alíquotas dos impostos que ficam no início dessa cadeia, mas só um acréscimo de outra taxação no final, e aí sim diferentemente do que acontece no mundo todo em que as alíquotas dos impostos são infinitamente menores sobre as empresas!

Em suma, é escorchante, revoltante e me causa profunda indignação a atitude e a falta de veracidade com que essa questão é tratada!

E novamente me desculpem, pois parece mais um "desabafo", mas é no intuito de trazer informações à comunidade mesmo, e "sair da caverna"!

 

Cara, estamos vendo gente presa por 17 anos de cadeia por simplesmentes estar em um lugar em um determinado dia e hora. Vemos multa de 50 mil reais por acessar aplicativo. Vemos ex-presidente impixado tomar apenas parte das sansões que estão na lei.... Na boa, eu vejo essa taxação como um caminho provável. E não podemos fazer muito, tem que aprender a jogar o jogo...

Abs!

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Raphael De Oliveira Bandeira disse:

Não pretendo, nem de longe, acertar o preço ideal. Mas vc ta vendo uma onda la no fundo gigante vindo, por que gastar tempo nas marolas que estão à frente? Pode ser q tenha uma maior ainda atrás? Ok, mas sabe q tem  uma grande vindo, vai nela....

Penso que dá para ganhar anoss de investimentos se pelo menos acertar a época certa, não precisa ser o dia... 

 

Cara, estamos vendo gente presa por 17 anos de cadeia por simplesmentes estar em um lugar em um determinado dia e hora. Vemos multa de 50 mil reais por acessar aplicativo. Vemos ex-presidente impixado tomar apenas parte das sansões que estão na lei.... Na boa, eu vejo essa taxação como um caminho provável. E não podemos fazer muito, tem que aprender a jogar o jogo...

Abs!

Esse é o pior de tudo, o caminho é provável e é bastante provável, infelizmente! O que podemos fazer é nos preparar para sair desse furacão chamado Brasil, em que até a história muda do dia para a noite! Segurança jurídica no Brasil somente nos livros da época da faculdade... 🤷🏻‍♂️😭😭

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Raphael De Oliveira Bandeira disse:

Não pretendo, nem de longe, acertar o preço ideal. Mas vc ta vendo uma onda la no fundo gigante vindo, por que gastar tempo nas marolas que estão à frente? Pode ser q tenha uma maior ainda atrás? Ok, mas sabe q tem  uma grande vindo, vai nela....

Oi Raphael,

Eu entendo e concordo em partes.

Meu ponto é: posso ficar esperando o preço ideal e, enquanto espero, perco oportunidades...

Além disso, se impostos vierem, o que vamos fazer? Deixar de investir?

Óbvio que não é uma defesa do aumento de impostos, mas temos de ser realistas. Se essas propostas forem pra frente, vamos parar de investir?

Eu duvido muito...

Então eu continuo comprando minhas ações e meus FIIs e meus títulos de renda fixa todos os meses, religiosamente. Se vierem impostos, é o que é, infelizmente. De novo, isso não quer dizer que eu concorde, mas sim que não há muita escapatória, a não ser mandar o dinheiro pra fora... E ser cobrado de todo jeito, mas de outra maneira.

Enfim, ossos do ofício, diria eu...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/09/2024 at 03:09, Matheus Passos Silva disse:

Oi Raphael,

Eu entendo e concordo em partes.

Meu ponto é: posso ficar esperando o preço ideal e, enquanto espero, perco oportunidades...

Além disso, se impostos vierem, o que vamos fazer? Deixar de investir?

Óbvio que não é uma defesa do aumento de impostos, mas temos de ser realistas. Se essas propostas forem pra frente, vamos parar de investir?

Eu duvido muito...

Então eu continuo comprando minhas ações e meus FIIs e meus títulos de renda fixa todos os meses, religiosamente. Se vierem impostos, é o que é, infelizmente. De novo, isso não quer dizer que eu concorde, mas sim que não há muita escapatória, a não ser mandar o dinheiro pra fora... E ser cobrado de todo jeito, mas de outra maneira.

Enfim, ossos do ofício, diria eu...

Entao, mas esse imposto sendo criado.... o que vcs acham q aconteceria? 

queda de 15% no preço das ações? @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Raphael De Oliveira Bandeira disse:

Entao, mas esse imposto sendo criado.... o que vcs acham q aconteceria? 

queda de 15% no preço das ações? @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia

@Raphael De Oliveira Bandeira não faz sentido a cotação cair o mesmo percentual do IR sobre dividendos. A cotação não é composta somente de lucro. Na verdade, para mim, não faz sentido nem que caia a cotação por conta do IR. Os dividendos serão descontados do preço da mesma maneira que é hoje.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...