Jump to content
  • 1

IPCA+6.66 2029 vs CDB PRÉ 14,7?

Lucas Consoli Pereira

Pergunta

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Lucas Consoli Pereira os investimentos não são binários. Não precisamos escolher A ou B. Porque não aportar nos dois?

É o que venho fazendo, meio que dividindo, porém me surgiu essa dúvida se realmente o melhor seria pegar os dois, ou se o CDB seria melhor pensando na rentabilidade que estamos hoje.

IPCA+6.66 como no exemplo, me pagaria hoje 11% ainda temos que descontar o IR e a taxa, já o cdb estaria me pagando 14,7, sendo líquido mais de 1%.

O IPCA não valeria a pena se fosse pensando em longo prazo? 

Voltando a sua sugestão, 50% em cada em todo aporte que eu encontrar essas promoções de ipca+6 e cdb 14+ seria uma boa estratégia? 

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Fala galera, tenho uma carteira de médio prazo para 2029 para trocar meu imóvel, nela estou 100% renda fixa.

no período em que as taxas do tesouro estao ipca+6 eu estava optando em comprar tesouro, porém nesses períodos também me aparecem cdb de até 15,3 no mercado secundário para o mesmo período de 2029. Então quando consigo ser rápido, compro CDB.

porém hoje me surgiu essa dúvida pensando em uma carteira com prazo curto, o que vocês acham mais interessante? Aportar no ipca2029 acima de 6% ou CDBS acima de 14 me pagando 1% ao mês líquido? 
lembrando que ainda estou dentro do limite do FGC

4433D8C1-1451-4E59-B5F9-C762B51207AB.jpeg

AE640222-B8C3-4ACC-92C5-87BE2332D4CE.jpeg

@Lucas Consoli Pereira,

Esses cdbs normalmente não tem muita quantidade por serem do mercado secundário, imagino.

Então é uma boa essa estratégia que o @Flavio Prado e o @Edison Luis Paulinifalaram, dividindo o aporte...

Agora, uma outra ideia também seria vc alocar um pouco em ipca de longo prazo pra tentar uma marcação a mercado até lá, mas pouco mesmo, porque vc está com projeto para daqui 5 anos. 😉

Obs. Não é recomendação! Analisa direitinho aí....

Sucesso!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Lucas Consoli Pereira,

Esses cdbs normalmente não tem muita quantidade por serem do mercado secundário, imagino.

Então é uma boa essa estratégia que o @Flavio Prado e o @Edison Luis Paulinifalaram, dividindo o aporte...

Agora, uma outra ideia também seria vc alocar um pouco em ipca de longo prazo pra tentar uma marcação a mercado até lá, mas pouco mesmo, porque vc está com projeto para daqui 5 anos. 😉

Obs. Não é recomendação! Analisa direitinho aí....

Sucesso!

Eu compro para carteira de longo prazo junto com renda variável, mas para renda fixa eu prefiro não arriscar a marcação negativa até o período, então o 2029 vai certinho com a data

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Fala galera, tenho uma carteira de médio prazo para 2029 para trocar meu imóvel, nela estou 100% renda fixa.

no período em que as taxas do tesouro estao ipca+6 eu estava optando em comprar tesouro, porém nesses períodos também me aparecem cdb de até 15,3 no mercado secundário para o mesmo período de 2029. Então quando consigo ser rápido, compro CDB.

porém hoje me surgiu essa dúvida pensando em uma carteira com prazo curto, o que vocês acham mais interessante? Aportar no ipca2029 acima de 6% ou CDBS acima de 14 me pagando 1% ao mês líquido? 

Oi Lucas,

Os amigos acima já disseram praticamente tudo, então trago só uma ideia.

No caso do IPCA+, quanto mais longo, melhor em termos de IR.

O que quero dizer é: se você pega o de 2029 e (Deus me livre) a inflação vai pra 10% ou 20% ao ano, o IR vai dar uma mordida gostosa.

Claro que se isso ocorrer, o prefixado também foi pro beleléu hehehe.

Mas só pra lembrar esse ponto, que pode ser relevante na sua análise.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 21/09/2024 at 20:36, Lucas Consoli Pereira disse:

Eu compro para carteira de longo prazo junto com renda variável, mas para renda fixa eu prefiro não arriscar a marcação negativa até o período, então o 2029 vai certinho com a data

Perfeito @Lucas Consoli Pereira,

Se vc já faz na prática isso, excelente!

Só um detalhe aí, q a marcação a mercado não se trata de renda variável, ok?

Renda fixa significa q vc já sabe previamente quanto vai ganhar, ao passo que renda variável vc não tem a mínima ideia se vai ou não ganhar com aquele ativo específico.

Então seus aportes em títulos lpca+ de longo prazo não deve ser integrado à carteira de renda variável, visto que são coisas distintas. Abs

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
51 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Perfeito @Lucas Consoli Pereira,

Se vc já faz na prática isso, excelente!

Só um detalhe aí, q a marcação a mercado não se trata de renda variável, ok?

Renda fixa significa q vc já sabe previamente quanto vai ganhar, ao passo que renda variável vc não tem a mínima ideia se vai ou não ganhar com aquele ativo específico.

Então seus aportes em títulos lpca+ de longo prazo não deve ser integrado à carteira de renda variável, visto que são coisas distintas. Abs

Sim, o próprio diagrama já separa os ativos conforme a porcentagem definida e classes cadastrados.

Editado por Lucas Consoli Pereira
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Aporta nos dois, no IPCA + irá se proteger da inflação. Já no CDB acima de 14% a expectativa é de que a taxa selic se mantenha, podendo variar pouco para cima ou para baixo (espero) e irá lucrar pouco mais. Usa a calculadora renda fixa e analisa a diferença que dá (fazendo 50% para cada aplicação; ou colocando todo o dinheiro na aplicação IPCA + ou no CDB acima de 14%)

On 21/09/2024 at 16:01, Lucas Consoli Pereira disse:

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...