Post popular Jefferson Kohler Postado 7 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 7 de Outubro Ola, alguem viu o video do Rodrigo Baltar onde ele acusa a XP de ter induzido ele a entrar num investimento onde ele perdeu mais de 100k? Aparentemente era um SWAP. Alguem sabe explicar como isso funciona? Fiquei curioso. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Edison Paulini Postado 8 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 8 de Outubro 4 horas atrás, Jefferson Kohler disse: Ola, alguem viu o video do Rodrigo Baltar onde ele acusa a XP de ter induzido ele a entrar num investimento onde ele perdeu mais de 100k? Aparentemente era um SWAP. Alguem sabe explicar como isso funciona? Fiquei curioso. Boa noite, @Jefferson Kohler ! Não vi esse vídeo e para ser franco não sei nem que é o Baltar 😅 Mas falando sobre sua curiosidade. SWAP é uma forma de operação derivativa (a qual não há uma negociação real de ativos) a qual se troca (daí o nome swap) rentabilidades de títulos. Vamos imaginar um cenário hipotético onde eu tenha um título que rende 100% do CDI e troco a rentabilidade do meu valor investido por uma prefixada de 13%a.a. Pensando em uma Selic a 11% (hipotético), a minha rentabilidade trocada é melhor pois os 13% estão acima da minha rentabilidade original de 100% do CDI. Mas isso é viável se eu acreditar e rezar para a Selic continuar abaixo da taxa a qual eu tinha. Assim, a rentabilidade que eu troquei de 13% é maior e a parte que trocou essa rentabilidade comigo irá me pagar os valores rendidos. Agora se o cenário muda e a taxa de juros sobe, quem vai estar ganhando mais seria a contraparte que pegou minha rentabilidade de 100% do CDI. E no final, sou eu quem paga o que foi rendido para contraparte. Na minha humilde opinião é uma bela salada para camuflar uma especulação pois estamos falando de "apostar" para quanto vai algum indexador e tentar lucrar mais nele. Mas se o cenário inverte, estamos falando de perdas pois a rentabilidade é menor ainda mais se considerarmos a inflação. Ou seja, fica a título de curiosidade como isso funciona mas se mantenha longe de qualquer coisa parecida Haha 7 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Henrique Magalhães Postado 8 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 8 de Outubro @Jefferson Kohler aqui a AUVP vera que optamos por formas de entender , cuidar e investir nosso dinheiro de maneira conservadora , responsável e minimizando os riscos , logo eu te diria , nem perca tempo com isso , foque na aulas , nas lives e na sua estratégia , e fuja da famosinha de 2 letras ! 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Elisangela Xavier Almeida Postado 8 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 8 de Outubro 14 minutes ago, Henrique Magalhães disse: @Jefferson Kohler aqui a AUVP vera que optamos por formas de entender , cuidar e investir nosso dinheiro de maneira conservadora , responsável e minimizando os riscos , logo eu te diria , nem perca tempo com isso , foque na aulas , nas lives e na sua estratégia , e fuja da famosinha de 2 letras ! Ainda bem que eu fugi dessa famosinha, caro Henrique! rsrs 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Elisangela Xavier Almeida Postado 8 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 8 de Outubro 25 minutes ago, Edison Paulini disse: Não vi esse vídeo e para ser franco não sei nem que é o Baltar 😅 Pensei que somente eu não sabia que era esse Baltar🤭 2 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Matheus Passos Silva Postado 8 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 8 de Outubro 1 hour ago, Elisangela Xavier Almeida disse: Pensei que somente eu não sabia que era esse Baltar🤭 E quem é ele mesmo? Rsrsrs 2 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Adriano Umemura Postado 8 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 8 de Outubro 11 horas atrás, Jefferson Kohler disse: Ola, alguem viu o video do Rodrigo Baltar onde ele acusa a XP de ter induzido ele a entrar num investimento onde ele perdeu mais de 100k? Aparentemente era um SWAP. Alguem sabe explicar como isso funciona? Fiquei curioso. Bom dia @Jefferson Kohler. O swap geralmente é uma operação que visa proteção, mas que quando usada com fins especulativos pode gerar perdas enormes, ja que acaba se tornando uma aposta e necessita de margem. Uma das formas de se usar de modo correto por exemplo é nos casos do swap cambial com empresas do ramo de importações, realizada com o Banco Central e demais instituições financeiras. Swap seria uma troca. Nos contratos derivativos que o BC utiliza, ele está trocando indicadores. No caso do swap cambial ele está trocando a variação do dólar pela variação da taxa de juros. O swap cambial é a mesma coisa que vender dólar a futuro, com o objetivo de controlar a volatilidade da taxa de câmbio. Suponhamos que o real está depreciando muito rápido e a taxa de câmbio está subindo. Existe um interesse em controlar a volatilidade, já que na maioria das vezes estes momentos são momentos pontuais de falta de liquidez. Um momento de crise ou desequilíbrio pode fazer que a ponta compradora se sobressaia, na maioria das vezes investidores estrangeiros resgatando os seus investimentos, fazendo com que a taxa de câmbio acabe subindo. Contudo, isso desencadeia um movimento de compra de dólar de pessoas que não necessariamente iriam precisar do dólar naquele momento. Imagine que você é um empresário importador que possui os pagamentos atrelados ao dólar. Quando se inicia este movimento de aumento da taxa de câmbio, ocorre um sentimento de apreensão que faz com que muitos importadores decidam garantir o dólar no preço atual antes que ele dispare., mas desta forma contribui para a ponta compradora e para o aumento da taxa de câmbio. O BC ao perceber este movimento, negocia contratos de swap cambial possibilitando que o importador não precise comprar o dólar à vista, entregando a variação do dólar e sendo pago em juros. A mensagem seria, não compre dólar agora que no momento que você tiver que pagar sua fatura, eu te entrego a variação do dólar, e em troca você me paga a rentabilidade da taxa de juros. Esta operação é feita pelo BC com as instituições financeiras que por sua vez faz com o empresário importador. O BC também poderia entrar na ponta vendedora, mas estaria gastando suas reservas em dólar neste movimento. No swap cambial reverso o raciocínio é o mesmo, mas relacionado a uma queda da taxa de câmbio. Assisti tambem o video que voce citou. No caso dele talvez tenha sido um swap utilizando a taxa de juros e algum ativo de renda variavel que se beneficiaria com esta queda da taxa, que como não aconteceu fez com que a operação cada vez aumentasse mais a margem requisitada e consequentemente o prejuizo. 4 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Elisangela Xavier Almeida Postado 8 de Outubro Compartilhar Postado 8 de Outubro 12 horas atrás, Matheus Passos Silva disse: E quem é ele mesmo? Rsrsrs Boa pergunta, Matheus!!😂 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Ângelo Cossa Ferreira Postado 8 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 8 de Outubro (edited) Eu vi o vídeo, não conheço o cara, mas pelo que entendi ele fez o seguinte: Apostou CDI (XP) x IPCA + 5,5 (ele) (acho que algo em torno desse valor, não vou procurar o vídeo pra conferir). Já saiu perdendo pq hj IPCA + 5,5 hoje é em torno de 9,74, quando ele fez a selic estava em 10,50 e ele apostou na queda (antes do BC arrumar desculpa esfarrada pra subir, todo mundo achava q ia descer). E o montante que vai de garantia (sobre o qual o dinheiro rende) foi de 1.000.000 r$. Ai como a taxa não só não caiu , como subiu ele esta até agora com quase 200.000 negativo. Dito isso, isso tá me cheirando a malandragem sabe. Ele alega q não sabia, e que foi enrolado pelo cara da XP, mas ele mostra o email que ele recebeu pra autorizar a operação e lá esta bem claro. 1. Que é swap 2. Qual o ativo, qual o passivo q ele assume 3. Data de termino 4. Valor q vai ser usado como garantia Enfim, se fosse uma pessoal qualquer, blz. Mas ele tem Empresa, canal de youtube, mais de 2.000.000 investidos na bolsa (pelo q deu pra perceber no vídeo). E fala como se fosse um cara q não sabe ler um email. O q me parece é q ele quis apostar pra ganhar uma grana fácil, a taxa de juros não desceu, ele se deu mal, e esta aproveitando q esta todo mundo acusando a XP de pilantragem, pra tentar usando o canal dele pra fazer a XP desfazer a operação sem prejuízo... Dito isso, a xp oferecer esse tipo de operação como "investimento" é realmente pilantragem, só o q quero dizer é q ele não me parece alguém q não sabe ler um email. Editado 8 de Outubro por Ângelo Cossa Ferreira 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jefferson Cunha Postado 9 de Outubro Compartilhar Postado 9 de Outubro 7 horas atrás, Ângelo Cossa Ferreira disse: Eu vi o vídeo, não conheço o cara, mas pelo que entendi ele fez o seguinte: Apostou CDI (XP) x IPCA + 5,5 (ele) (acho que algo em torno desse valor, não vou procurar o vídeo pra conferir). Já saiu perdendo pq hj IPCA + 5,5 hoje é em torno de 9,74, quando ele fez a selic estava em 10,50 e ele apostou na queda (antes do BC arrumar desculpa esfarrada pra subir, todo mundo achava q ia descer). E o montante que vai de garantia (sobre o qual o dinheiro rende) foi de 1.000.000 r$. Ai como a taxa não só não caiu , como subiu ele esta até agora com quase 200.000 negativo. Dito isso, isso tá me cheirando a malandragem sabe. Ele alega q não sabia, e que foi enrolado pelo cara da XP, mas ele mostra o email que ele recebeu pra autorizar a operação e lá esta bem claro. 1. Que é swap 2. Qual o ativo, qual o passivo q ele assume 3. Data de termino 4. Valor q vai ser usado como garantia Enfim, se fosse uma pessoal qualquer, blz. Mas ele tem Empresa, canal de youtube, mais de 2.000.000 investidos na bolsa (pelo q deu pra perceber no vídeo). E fala como se fosse um cara q não sabe ler um email. O q me parece é q ele quis apostar pra ganhar uma grana fácil, a taxa de juros não desceu, ele se deu mal, e esta aproveitando q esta todo mundo acusando a XP de pilantragem, pra tentar usando o canal dele pra fazer a XP desfazer a operação sem prejuízo... Dito isso, a xp oferecer esse tipo de operação como "investimento" é realmente pilantragem, só o q quero dizer é q ele não me parece alguém q não sabe ler um email. Eu comecei a ver o vídeo, pq o youtube me recomendou, não é atoa que vim aqui na comunidade pra entender melhor a cagada que ele fez, inclusive não terminei o vídeo pq eram 50min, e com uns 15min eu já vi que era latada e que ele se lascou na mão de corretor. Eu não julgaria, acho que ele realmente pode ter sido induzido ao erro, ele no vídeo falou que não tem conhecimento e que só investe de forma aleatória, que não sabe muito o que tá fazendo então assim, tem muita gente com dinheiro que não sabe investir e deixa parado em poupança por exemplo. Conheço milionários que não investem e não entendem de bolsa e que já me relataram prejuízos. Eu só fiz uma coisa no video desse cara, recomendei a AUVP pra ele kkkkkkk, pelo menos aqui a chance disso acontecer é nula. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Elisangela Xavier Almeida Postado 9 de Outubro Compartilhar Postado 9 de Outubro 2 horas atrás, Jefferson Cunha disse: Eu só fiz uma coisa no video desse cara, recomendei a AUVP pra ele kkkkkkk, pelo menos aqui a chance disso acontecer é nula. Boa, Jefferson! Aí cê deu aula! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Ângelo Cossa Ferreira Postado 9 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 9 de Outubro (edited) 12 horas atrás, Jefferson Cunha disse: Eu comecei a ver o vídeo, pq o youtube me recomendou, não é atoa que vim aqui na comunidade pra entender melhor a cagada que ele fez, inclusive não terminei o vídeo pq eram 50min, e com uns 15min eu já vi que era latada e que ele se lascou na mão de corretor. Eu não julgaria, acho que ele realmente pode ter sido induzido ao erro, ele no vídeo falou que não tem conhecimento e que só investe de forma aleatória, que não sabe muito o que tá fazendo então assim, tem muita gente com dinheiro que não sabe investir e deixa parado em poupança por exemplo. Conheço milionários que não investem e não entendem de bolsa e que já me relataram prejuízos. Eu só fiz uma coisa no video desse cara, recomendei a AUVP pra ele kkkkkkk, pelo menos aqui a chance disso acontecer é nula. Eu não duvido que os corretores induzam ao erro, e foi justamente a curiosidade de saber como eles te enrolam q me fez ver o vídeo até o final (em 2x é claro rs). E nesse vídeo ele só chora as pitangas. Mas ai o algoritmo me recomendou outro, onde ele pega o email que ele recebeu pra autorizar a transação e coloca no chatGPT pra ele explicar. E o email é de certa forma claro, não é aqueles emails com um contrato Kilometrico com letras miúdas, é bem sucinto e direto, tipo: Titulo: Swap bla bla bla Ativo: IPCA + X Passivo: CDI Prazo: x/x/2035 etc... Enfim, o corretor te fala uma coisa, te manda um email escrito outra coisa totalmente diferente, vc no mínimo desconfia antes de assinar, ainda mais se envolve um milhão de reais, mas enfim o cara pode ser realmente inocente, ele fala q lula é um clone no vídeo, mas sei lá... sabe quando algo não cheira bem, ele tá parecendo inocente DEMAIS pra quem esta no mercado a tanto tempo tocando empresa, etc... Mas isso é a minha percepção das coisas obviamente, posso estar completamente equivocado. Uma coisa é certa a XP tá com um política bem pilantra, e tem q estar sempre desconfiado de assessor financeiro. Editado 9 de Outubro por Ângelo Cossa Ferreira 3 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Deborah Gerasimovic Postado 9 de Outubro Compartilhar Postado 9 de Outubro On 07/10/2024 at 22:33, Elisangela Xavier Almeida disse: Pensei que somente eu não sabia que era esse Baltar🤭 também não faço ideia de quem seja... ahahahaha 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Deborah Gerasimovic Postado 9 de Outubro Compartilhar Postado 9 de Outubro 12 horas atrás, Jefferson Cunha disse: Eu comecei a ver o vídeo, pq o youtube me recomendou, não é atoa que vim aqui na comunidade pra entender melhor a cagada que ele fez, inclusive não terminei o vídeo pq eram 50min, e com uns 15min eu já vi que era latada e que ele se lascou na mão de corretor. Eu não julgaria, acho que ele realmente pode ter sido induzido ao erro, ele no vídeo falou que não tem conhecimento e que só investe de forma aleatória, que não sabe muito o que tá fazendo então assim, tem muita gente com dinheiro que não sabe investir e deixa parado em poupança por exemplo. Conheço milionários que não investem e não entendem de bolsa e que já me relataram prejuízos. Eu só fiz uma coisa no video desse cara, recomendei a AUVP pra ele kkkkkkk, pelo menos aqui a chance disso acontecer é nula. mas se ele pega o dinheiro dele e "investe" sem saber o que está fazendo a culpa não é da XP e sim dele de ir pra uma área desconhecida e brincar de cassino. Seria melhor neste caso ir pra Vegas uhahuauhahuahuahuahu pelo menos a diversão é garantida 1 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jefferson Kohler Postado 9 de Outubro Author Compartilhar Postado 9 de Outubro On 07/10/2024 at 19:03, Edison Paulini disse: Boa noite, @Jefferson Kohler ! Não vi esse vídeo e para ser franco não sei nem que é o Baltar 😅 Mas falando sobre sua curiosidade. SWAP é uma forma de operação derivativa (a qual não há uma negociação real de ativos) a qual se troca (daí o nome swap) rentabilidades de títulos. Vamos imaginar um cenário hipotético onde eu tenha um título que rende 100% do CDI e troco a rentabilidade do meu valor investido por uma prefixada de 13%a.a. Pensando em uma Selic a 11% (hipotético), a minha rentabilidade trocada é melhor pois os 13% estão acima da minha rentabilidade original de 100% do CDI. Mas isso é viável se eu acreditar e rezar para a Selic continuar abaixo da taxa a qual eu tinha. Assim, a rentabilidade que eu troquei de 13% é maior e a parte que trocou essa rentabilidade comigo irá me pagar os valores rendidos. Agora se o cenário muda e a taxa de juros sobe, quem vai estar ganhando mais seria a contraparte que pegou minha rentabilidade de 100% do CDI. E no final, sou eu quem paga o que foi rendido para contraparte. Na minha humilde opinião é uma bela salada para camuflar uma especulação pois estamos falando de "apostar" para quanto vai algum indexador e tentar lucrar mais nele. Mas se o cenário inverte, estamos falando de perdas pois a rentabilidade é menor ainda mais se considerarmos a inflação. Ou seja, fica a título de curiosidade como isso funciona mas se mantenha longe de qualquer coisa parecida Haha Obrigado pelo esclarecimento. Foi show! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jefferson Kohler Postado 9 de Outubro Author Compartilhar Postado 9 de Outubro On 08/10/2024 at 02:25, Adriano Umemura disse: Bom dia @Jefferson Kohler. O swap geralmente é uma operação que visa proteção, mas que quando usada com fins especulativos pode gerar perdas enormes, ja que acaba se tornando uma aposta e necessita de margem. Uma das formas de se usar de modo correto por exemplo é nos casos do swap cambial com empresas do ramo de importações, realizada com o Banco Central e demais instituições financeiras. Swap seria uma troca. Nos contratos derivativos que o BC utiliza, ele está trocando indicadores. No caso do swap cambial ele está trocando a variação do dólar pela variação da taxa de juros. O swap cambial é a mesma coisa que vender dólar a futuro, com o objetivo de controlar a volatilidade da taxa de câmbio. Suponhamos que o real está depreciando muito rápido e a taxa de câmbio está subindo. Existe um interesse em controlar a volatilidade, já que na maioria das vezes estes momentos são momentos pontuais de falta de liquidez. Um momento de crise ou desequilíbrio pode fazer que a ponta compradora se sobressaia, na maioria das vezes investidores estrangeiros resgatando os seus investimentos, fazendo com que a taxa de câmbio acabe subindo. Contudo, isso desencadeia um movimento de compra de dólar de pessoas que não necessariamente iriam precisar do dólar naquele momento. Imagine que você é um empresário importador que possui os pagamentos atrelados ao dólar. Quando se inicia este movimento de aumento da taxa de câmbio, ocorre um sentimento de apreensão que faz com que muitos importadores decidam garantir o dólar no preço atual antes que ele dispare., mas desta forma contribui para a ponta compradora e para o aumento da taxa de câmbio. O BC ao perceber este movimento, negocia contratos de swap cambial possibilitando que o importador não precise comprar o dólar à vista, entregando a variação do dólar e sendo pago em juros. A mensagem seria, não compre dólar agora que no momento que você tiver que pagar sua fatura, eu te entrego a variação do dólar, e em troca você me paga a rentabilidade da taxa de juros. Esta operação é feita pelo BC com as instituições financeiras que por sua vez faz com o empresário importador. O BC também poderia entrar na ponta vendedora, mas estaria gastando suas reservas em dólar neste movimento. No swap cambial reverso o raciocínio é o mesmo, mas relacionado a uma queda da taxa de câmbio. Assisti tambem o video que voce citou. No caso dele talvez tenha sido um swap utilizando a taxa de juros e algum ativo de renda variavel que se beneficiaria com esta queda da taxa, que como não aconteceu fez com que a operação cada vez aumentasse mais a margem requisitada e consequentemente o prejuizo. Sua explicacao foi bastante clara. Muito obrigado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jefferson Kohler Postado 9 de Outubro Author Compartilhar Postado 9 de Outubro On 07/10/2024 at 19:33, Elisangela Xavier Almeida disse: Pensei que somente eu não sabia que era esse Baltar🤭 rss eu tb nao conhecia ate aparecer como recomendado. 😉 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jefferson Cunha Postado 11 de Outubro Compartilhar Postado 11 de Outubro On 09/10/2024 at 09:26, Ângelo Cossa Ferreira disse: Eu não duvido que os corretores induzam ao erro, e foi justamente a curiosidade de saber como eles te enrolam q me fez ver o vídeo até o final (em 2x é claro rs). E nesse vídeo ele só chora as pitangas. Mas ai o algoritmo me recomendou outro, onde ele pega o email que ele recebeu pra autorizar a transação e coloca no chatGPT pra ele explicar. E o email é de certa forma claro, não é aqueles emails com um contrato Kilometrico com letras miúdas, é bem sucinto e direto, tipo: Titulo: Swap bla bla bla Ativo: IPCA + X Passivo: CDI Prazo: x/x/2035 etc... Enfim, o corretor te fala uma coisa, te manda um email escrito outra coisa totalmente diferente, vc no mínimo desconfia antes de assinar, ainda mais se envolve um milhão de reais, mas enfim o cara pode ser realmente inocente, ele fala q lula é um clone no vídeo, mas sei lá... sabe quando algo não cheira bem, ele tá parecendo inocente DEMAIS pra quem esta no mercado a tanto tempo tocando empresa, etc... Mas isso é a minha percepção das coisas obviamente, posso estar completamente equivocado. Uma coisa é certa a XP tá com um política bem pilantra, e tem q estar sempre desconfiado de assessor financeiro. Lula um clone kkkkkkkkkk Então o cara tem sérios problemas. Eu não me aprofundei no assunto, mas assim, pode ser que ele tá se fazendo de vitima mesmo tentando de certa forma prejudicar a XP, que já tá ficando queimada, já vi mais pessoas reclamando da XP. Agora ele ter sido enganado é uma das hipóteses. Enfim, nunca saberemos! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Jefferson Kohler
Ola, alguem viu o video do Rodrigo Baltar onde ele acusa a XP de ter induzido ele a entrar num investimento onde ele perdeu mais de 100k? Aparentemente era um SWAP. Alguem sabe explicar como isso funciona? Fiquei curioso.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
4
4
2
2
DIAS POPULARES
8/Out
8
9/Out
8
11/Out
1
7/Out
1
Top Posters For This Question
Jefferson Kohler 4 posts
Elisangela Xavier Almeida 4 posts
Jefferson Cunha 2 posts
Ângelo Cossa Ferreira 2 posts
DIAS POPULARES
8/Out 2024
8 posts
9/Out 2024
8 posts
11/Out 2024
1 post
7/Out 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Edison Paulini
Boa noite, @Jefferson Kohler ! Não vi esse vídeo e para ser franco não sei nem que é o Baltar 😅 Mas falando sobre sua curiosidade. SWAP é uma forma de operação derivativa (a qual não
Matheus Passos Silva
E quem é ele mesmo? Rsrsrs
Adriano Umemura
Bom dia @Jefferson Kohler. O swap geralmente é uma operação que visa proteção, mas que quando usada com fins especulativos pode gerar perdas enormes, ja que acaba se tornando uma aposta e necessita de
17 respostas para essa pergunta
Recommended Posts