Jump to content
  • 0

Oportunidade fora do Diagrama do Cerrado

Pergunta

Bom dia, tenho uma duvida com relação a execução do diagrama do cerrado.

Criando um cenário para ilustrar minha duvida.

Realização de um aporte de 20k, o diagrama sugere 40% em ações nacionais, 15% em ações internacionais, 5% em reits, 20% em FIIs, 20% em Fixa.

Porém ao abrir o app da AUVP/BTG você se depara com um CDB de 18%a.a, ou mais, dando sopa lá, de uma instituição boa, coberto pelo FGC no valor total do aporte, caso faça os 20k.

O que é recomendado? Segue o diagrama ou aproveita a mosca branca e no próximo aporte reequilibra o Diagrama?

• Brabo 3
Link para compartilhar

20 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
17 minutes ago, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

Bom dia, tenho uma duvida com relação a execução do diagrama do cerrado.

Criando um cenário para ilustrar minha duvida.

Realização de um aporte de 20k, o diagrama sugere 40% em ações nacionais, 15% em ações internacionais, 5% em reits, 20% em FIIs, 20% em Fixa.

Porém ao abrir o app da AUVP/BTG você se depara com um CDB de 18%a.a, ou mais, dando sopa lá, de uma instituição boa, coberto pelo FGC no valor total do aporte, caso faça os 20k.

O que é recomendado? Segue o diagrama ou aproveita a mosca branca e no próximo aporte reequilibra o Diagrama?

Olá Pedro,

Se são 20% de renda fixa, então você investe R$ 4 mil rsrsrs.

Afinal, o Diagrama é feito exatamente pra gente evitar este tipo de situação - ou seja, para nos proteger da gente mesmo.

É tentador (ohh como é rsrsrs), mas acho complicado você fugir da estratégia definida para a liberdade financeira.

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Thiago Moreira Borges disse:

Desbalancear o diagrama do cerrado vai te fazer no proximo aporte colocar dinheiro onde possivelmente ele não indicaria...
Veja bem, normalmente o diagrama vai te pedir pra aportar em ativos que cairam aproveitando as flutuações do mercado, fazendo um desbalanceamento artificial assim ele vai mandar aportar em ativos que podem estar até mais caros do que deveriam.

Se quer aproveitar oportunidades como essas na renda fixa o que EU faria: Aporta a quantidade que quer nesses de 18 a.a. mas não insere no diagrama no valor cheio, insere lá somente o que ele mandou aportar e segue o jogo.

Mas aí não seria um desbalanceamento extra oficial? 🤔

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Pessoal melhor seguirem o diagrama , se o Raul ler este post ele vai a pé na casa de cada 1 ofender e dar uma açoitadas kkkk

isso se chama microgerenciamento , você quer burlar sua própria estratégia , usando seu viés , uma vez pode acertar , duas , até três , mas vai chegar o momento que vai dar errado , então não olhem pro abismo e fujam , não pequem mais!

já da pra abrir um post “citem como vcs distorcem o diagrama na prática “

Henrique, parece até que o Raul estava adivinhando uma fuleration dessa ao preparar a live de ontem. Oh pai! kkkkkk

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Pessoal melhor seguirem o diagrama , se o Raul ler este post ele vai a pé na casa de cada 1 ofender e dar uma açoitadas kkkk

isso se chama microgerenciamento , você quer burlar sua própria estratégia , usando seu viés , uma vez pode acertar , duas , até três , mas vai chegar o momento que vai dar errado , então não olhem pro abismo e fujam , não pequem mais!

já da pra abrir um post “citem como vcs distorcem o diagrama na prática “

Não vejo com microgerenciamento, afinal não tem nada relacionado a ficar conferindo a carteira o tempo todo, vendo se tá caindo, se está subindo, criando aquela ansiedade e doideira na galera.

Seria mais questão de oportunidade e a relação dessa oportunidade dentro do diagrama.

Acredito que os mais antigos já possam ter se deparado com alguma situação parecida e posso passar um pouco dessa experiência, afinal ninguém é tão perfeito que está blindado de erros, o Raul mesmo disse em uma live que já gastou parte do seu FGC, será que errou ao analisar a instituição, ou foi um erro calculado, ou aproveitou alguma oportunidade que surgiu estando garantido na perda (apesar da dor de cabeça) e com possibilidades de ganhos acima da média?

Link para compartilhar

• 0
32 minutes ago, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

Não vejo com microgerenciamento, afinal não tem nada relacionado a ficar conferindo a carteira o tempo todo, vendo se tá caindo, se está subindo, criando aquela ansiedade e doideira na galera.

Seria mais questão de oportunidade e a relação dessa oportunidade dentro do diagrama.

Acredito que os mais antigos já possam ter se deparado com alguma situação parecida e posso passar um pouco dessa experiência, afinal ninguém é tão perfeito que está blindado de erros, o Raul mesmo disse em uma live que já gastou parte do seu FGC, será que errou ao analisar a instituição, ou foi um erro calculado, ou aproveitou alguma oportunidade que surgiu estando garantido na perda (apesar da dor de cabeça) e com possibilidades de ganhos acima da média?

Boa tarde, @Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior !

Eu iria na linha citada pelos amigos de seguir o diagrama. Obviamente ora ou outra podemos cometer erros afinal, ninguém é perfeito. Porém, quanto mais tentarmos evitar e mitigar erros, melhor é para nosso acúmulo de patrimônio. Um aporte grande que dá uma desbalanceada forte na nossa carteira entendo que traz uma margem maior de riscos. A depender do tamanho dos nossos aportes mensais, poderemos levar meses até equilibrar a carteira novamente. E aportes muito constantes em uma categoria pode não ser saudável pois podemos ser infelizes em pegar uma fase não muito boa. Como buy and holders, um dos nosso principais quesitos no longo prazo é a gestão de riscos. Quanto mais mitigarmos riscos, melhor. E um aporte extra é se abrir a um risco que poderia ser tranquilamente evitado.

O microgerenciamento acaba sendo considerado aqui pois isso vai além de ficar olhando as cotações. O conceito do microgerenciamento é um estilo de controle excessivo. Logo, quando estamos querendo pegar oportunidades fora do que o diagrama já oferece nos protegendo de nós mesmos, podemos dizer que estamos sim fazendo um microgerenciamento ainda mais se estamos buscando oportunidades fora do dia do aporte pois nem deveríamos estar procurando o pelo do ovo. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá @Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior,

Um outro ponto a se refletir é o seguinte: você citou "ah, será que ninguém nunca errou?, e obviamente o questionamento faz todo o sentido.

Mas uma coisa seria você errar por falta de conhecimento e outra coisa errar "propositadamente". Ou seja, se eu invisto neste ou naquele ativo sem ter noção de investimentos (ou, ao menos, sem ter conhecimento da filosofia apresentada durante o curso), talvez seja possível dizer que foram erros por falta de conhecimento. Mas se a gente faz o curso, conhece a lógica por trás da filosofia, e mesmo assim quer "fugir" dela, aí seria o erro que chamei de "proposital". E acho que é aqui que entram os comentários sobre microgerenciamento do @Henrique Magalhães e do @Edison Paulini.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Glaucia Caputo disse:

Não vou nem comentar sobre o diagrama pq já falaram bastante, a minha dúvida é onde tá esse cdb de 18% a.a dando sopa 

Com muita sagacidade o máximo que eu peguei foi 17,45% 🫠

Foi hipotético , se tivesse 19 íamos saber , só master consegue esta façanha kkkk

• HAHAHAHA 4
Link para compartilhar

• 0

Para esses casos, talvez possa ser usado a "reserva de oportunidade", seria o caminho?

Fico em dúvida de como usar essa reserva, pois inevitavelmente, ela vai desbalancear o diagrama de toda forma. Mas ela é justamente para aproveitar as boas oportunidades. 

Quais as sugestões para utilizá-la? Aporto o valor mensal em todos os ativos conforme o diagrama, mas coloco o valor a mais da reserva de oportunidade no ativo específico. Preferencialmente um valor que não elimine a reserva de oportunidade por completo, mas que me faça aproveitar melhor um bom ativo disponível.

Seria o caminho? 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Taína Martins Magalhães disse:

Para esses casos, talvez possa ser usado a "reserva de oportunidade", seria o caminho?

Fico em dúvida de como usar essa reserva, pois inevitavelmente, ela vai desbalancear o diagrama de toda forma. Mas ela é justamente para aproveitar as boas oportunidades. 

Quais as sugestões para utilizá-la? Aporto o valor mensal em todos os ativos conforme o diagrama, mas coloco o valor a mais da reserva de oportunidade no ativo específico. Preferencialmente um valor que não elimine a reserva de oportunidade por completo, mas que me faça aproveitar melhor um bom ativo disponível.

Seria o caminho? 

Boa tarde, @Taína Martins Magalhães !

Acredito que a melhor alternativa é não ter uma reserva de oportunidade  😅

Explico.

A primeira coisa a se pensar seria se de fato a reserva de oportunidade faria sentido para quem está construindo patrimônio. Um fator importante a se pensar na reserva de oportunidade é a compensação da reserva Vs aporte. Isto é, pensar se a reserva de oportunidade estará parada em algum lugar esperando o "momento certo". O X da questão é onde essa reserva estaria onde ela rendesse algo e tivesse uma boa liquidez para ser sacada para se aplicar o valor no momento oportuno? Hoje até poderíamos falar do tesouro Selic como você bem citou. Mas e há uns 4 anos atrás quando a Selic estava aos 2%. Perceba que seria um momento onde a reserva estaria se desvalorizando por assim dizer. O mesmo valeria para quando deixamos nas caixinhas de bancos que rendem um percentual do CDI.

Dentro da filosofia do buy and hold nossa estratégia é estar sempre posicionado com aportes regulares em uma carteira com ativos de qualidade. Isso na minha opinião se torna matematicamente mais viável quando estamos construindo nosso patrimônio por estamos com nosso dinheiro sempre em uma posição de mais rendimento que seria nossa carteira. Inclusive até existem estudos que mostram essa matemática da reserva de oportunidade não fecha em comparação com os investimentos constantes no longo prazo.

Quando já temos um patrimônio mais consolidado e ainda queremos algum tipo de ganho, aí acho mais viável pois seria um dinheiro que não abalaria nosso patrimônio ali parado esperando um tal oportunidade aparecer pois não teríamos nada a perder por assim dizer. 

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
36 minutes ago, Taína Martins Magalhães disse:

Legal @Edison Paulini, entendi seu ponto. Fiquei com essa dúvida pois meu PIAR sugere uma % para reserva de oportunidade, e para meu perfil, emocionalmente até gosto da ideia. Mas entendi que pode ser considerada para outra fase dos investimentos. Obrigada pela contribuição.

Em épocas remotas (quando tudo aqui era mato Haha) o Raul do velho testamento até falava sobre reservas de oportunidade. Mas com o passar do tempo o próprio foi reavaliando seus conceitos sobre.

Além disso, o PIAR ele serve como um norteador para nós. Então, mesmo que ele eventualmente indique um percentual para uma reserva de oportunidade, é cabível ao investidor avaliar se ele está em uma fase que cabe ter essa parcela de valor destinada para isso onde a fase de construção de patrimônio não seria a melhor ideia.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá @Taína Martins Magalhães,

Só para reforçar o ponto do amigo Edison.

Basicamente esta imagem mostra que, em longo prazo, quem efetivamente está posicionado em ativos - ou seja, compra com regularidade, sem fazer reserva de oportunidade ("DCA") - tem mais vantagens do que quem fica esperando o momento "certo" para entrar no ativo usando reserva de oportunidade ("buy the dip").

Espero ter ajudado!

buy-the-dip-vs-dca.png

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...