Jump to content
  • 0

Rentabilidade baixa


Ian Delgado

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Ian Delgado !

Alguns pontos que acho válido considerar. 

Primeiro, difícil um pouco de dizer aqui se a carteira é boa sem saber seus objetivos. O que pode ser bom para um não necessariamente é para outro.

Dando um pitaco de fora, eu diria que a carteira é boa.  Mas isso em relação aos meus objetivos e princípios. 

Mas eu ainda firmaria isso pensando no fato de que a carteira foi montada pela consultoria da AUVP como comentou. Os objetivos são devidamente alinhados. 

Outro ponto a considerar é que acredito que o status invest lhe mostre a rentabilidade baseada também no passado. Ou seja, se existiram ativos que deram prejuízo e foram vendidos, isso "macha" a rentabilidade hoje. Não dá para firmar pois não sabemos a finco como que a plataforma calcula a rentabilidade e cada plataforma pode fazer de maneira distinta.

 

A única coisa que eu mexo no diagrama no dia do aporte é atualizar os valores da renda fixa para o diagrama fazer a sugestão de aporte. No mais, só sigo o que ele diz sem observar preço.

Hmmm pode ter sido isso.... 

Vcs fazem reavaliação das empresas em sua carteira de vez em quando? Se sim de quanto em quanto tempo? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Hugo Barone disse:

Oi @Ian Delgado, tudo bem? Particularmente, sem conhecer seus objetivos, gostei da sua carteira de ações. Empresas sólidas, lucrativas e com perspectiva de crescimento. Veja que a rentabilidade delas foi muito boa.

Em relação aos FIIs (que eu não sou fã para a fase de construção de patrimônio, justamente por dar essa "atrasada" na carteira) temos que analisar quais são seus objetivos com eles. Provavelmente seja para gerar renda mensal, já que mais de 1/3 do seu patrimônio está nessa alocação. Então para fazer o cálculo mais fidedigno da sua rentabilidade precisaríamos também considerar essa entrada mensal dos FIIs como retorno.

Agora se você me permite, meus pitacos pessoais. Ficar vendo curva de rentabilidade é masoquismo. Ela vai te consumir e pior do que isso, te influenciar a fazer malabarismos justificados pelos nossos pensamentos intrusivos rsrs. Nossa mente é ardilosa nesse quesito. Ao invés disso concentre-se em avalaiar as empresas e os seus FIIs. Eu acredito que avaliação semestral das ações pode ser feita sem muito trabalho. E olhar os informes trimestrais é obrigatório, principalmente para FIIs. Não fico olhando o preço no momento da compra, não faz sentido para nossa estratégia.

Por fim, sem de forma alguma ser uma recomendação, eu reavaliaria a necessidade do peso dos FIIs na sua carteira ser tão grande. Se não for tão grande eu modicaria as metas no diagrama por exemplo para balancear os aportes. 

Fé no buy and hold!

Concordo com isso.

Eu coloquei apenas 15% da minha carteira em FIIs, e hoje já julgo que foi muito rsrs

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Eu tô na mesma. Coloquei 15% e estou começando a achar que foi demais rsrsrs.

Oloko @Matheus Passos Silva e @Nelson Pimentel Carriati...

To lascado então, pq deixo em mais ou menos 50% em cada... Penso que já tô ficando velho pra pensar no acúmulo e já tô construindo concomitante a renda passiva aí...

Será q exagerei é? 🤣🤣

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Oloko @Matheus Passos Silva e @Nelson Pimentel Carriati...

To lascado então, pq deixo em mais ou menos 50% em cada... Penso que já tô ficando velho pra pensar no acúmulo e já tô construindo concomitante a renda passiva aí...

Será q exagerei é? 🤣🤣

Olá Arthur,

Não sei quantas primaveras você já fez (rsrsrs), mas aqui onde moro há um esquema de complemento de pensão e eles dizem o seguinte: se a pessoa tem até 55 anos, ainda está na fase de acumulação (e eles recomendam investimentos mais agressivos). Mas se a pessoa passou dos 55, aí o ideal é investir em ativos mais seguros.

Por isso que eu estou mudando minha cabeça. Por enquanto está 60% ações, 25% renda fixa e 15% FIIs, mas estou pensando em reduzir a porcentagem de FIIs e rebalancear para o restante. Investimentos internacionais está em outra estratégia.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Oloko @Matheus Passos Silva e @Nelson Pimentel Carriati...

To lascado então, pq deixo em mais ou menos 50% em cada... Penso que já tô ficando velho pra pensar no acúmulo e já tô construindo concomitante a renda passiva aí...

Será q exagerei é? 🤣🤣

Pow, pela foto você parece bem longe de estar velho. 

Mas tudo depende também, as vezes o seu projeto é se aposentar bem novo também. Quantos anos mais você planeja ficar na fase de acumulação?

Se forem mais de 5.... acho que 50% realmente é uma quantia exagerada viu. Isso aí já é % pra quando for viver de renda mesmo....e talvez tenha quem prefira ter até na renda fixa do que em FIIs...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Olá Arthur,

Não sei quantas primaveras você já fez (rsrsrs), mas aqui onde moro há um esquema de complemento de pensão e eles dizem o seguinte: se a pessoa tem até 55 anos, ainda está na fase de acumulação (e eles recomendam investimentos mais agressivos). Mas se a pessoa passou dos 55, aí o ideal é investir em ativos mais seguros.

Por isso que eu estou mudando minha cabeça. Por enquanto está 60% ações, 25% renda fixa e 15% FIIs, mas estou pensando em reduzir a porcentagem de FIIs e rebalancear para o restante. Investimentos internacionais está em outra estratégia.

Espero ter ajudado!

@Matheus Passos Silva,

Exatas 44 primaveras... 

Acho q estou no auge profissional e tal, tenho gás e maturidade para continuar... Mas diante disso tudo vou começar a pensar em reduzir um pouco os fiis.

Na vdd estou nuns 50% RF, 20%RV, 20% Fii e 10% internacional (aqui dentro um pouco mais de peso nos EUA do que na Europa e Ásia).

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Matheus Passos Silva,

Exatas 44 primaveras... 

Acho q estou no auge profissional e tal, tenho gás e maturidade para continuar... Mas diante disso tudo vou começar a pensar em reduzir um pouco os fiis.

Na vdd estou nuns 50% RF, 20%RV, 20% Fii e 10% internacional (aqui dentro um pouco mais de peso nos EUA do que na Europa e Ásia).

Tá novo, eu tô nos 47 hahaha.

Mas acho que sim, valeria a pena dar uma "apertada" na acumulação. Mas claro que vai depender da sua estratégia e do seu estômago, meu amigo!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...