Jump to content

Numero de ações

Recommended Posts

Acho muito, mesmo baixando para 15 ou 20. Vai de cada um, mas penso que acompanhar esse número de empresas (você falou em ações, então presumi que seriam ativos de empresas), seja meio complicado, principalmente no longo prazo. 

Editado por Rodrigo Delamary Azevedo Martins
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

9 minutes ago, Ricardo Fernandes disse:

qual a quantidade de ações seria o ideal pra uma carteira diversificada, to com 30 acoes (de tudo um pouco kkkk) e to pensando em baixar pra 15 ou 20 acoes usando como base o triangulo invertido da aula, qual a opiniao de vcs?

Nao existe um numero mágico, mas sim a quantidade de empresas que voce consegue acompanhar/analisar de tempos em tempos.

Alias voce tem que saber por que escolheu cada uma (ja seria um otima resposta para iniciar sua redução)

• Brabo 2
Link para compartilhar

Eu pensei aqui, e trinta pode ser pouco se você não tiver diversificação em outras classes de ativos. Tipo FIIs, Reits ou ações internacionais.

Para mim, 30 é um número muito alto, com muito menos que isso você consegue estar exposto em todos os setores da bolsa. Você só tem que conseguir analisar periodicamente seus investimentos. No livro Investidor inteligente ele disse algo sobre 6 meses ou 1 ano (acredito que seja esse último). Uma boa empresa, que já foi bem analisada não vai custar muito do seu tempo, quando estiver acompanhando o balanço dela, daqui 1 ano.

Quando tiver reduzindo o número, vale lembrar que você não deve manter somente as empresas que estão no lucro e descartar as que deram prejuízo. Use outras métricas, e aproveite para fazer uma compensação de perdas com alguma ação que tenha se valorizado e que não faça tanto sentido na sua carteira.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

On 13/01/2025 at 17:14, Ricardo O disse:

para ser diversificada, tem que evitar o correlacionamento

Se analisar, descobrira que sua carteira não esta diversificada

Calma lá amigo, quer dizer que um ETF ou um fundo também não está diversificado? E se o cara tiver diversificação setorial?

Editado por Ademilton Carvalho
Correção que->quer
  • Brabo 1
Link para compartilhar

12 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi Ademilton,

Não entendi o que você quis dizer com seu comentário 👼

Eu errei na hora de escrever, vê se está mais claro agora.

Mas me refiro que a quantidade de ações está diretamente ligada a diversificação. É possível que com 30 ações ele não tenha diversificação? Talvez, mas bem improvável.

• Brabo 1
Link para compartilhar

8 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Eu errei na hora de escrever, vê se está mais claro agora.

Mas me refiro que a quantidade de ações está diretamente ligada a diversificação. É possível que com 30 ações ele não tenha diversificação? Talvez, mas bem improvável.

Oi Ademilton,

Agora entendi rsrsrs.

Então, é possível sim. Imagina que ele tem 30 ações de 5 setores diferentes, ou seja, seis ações por setor. Não vejo aqui como estando diversificado.

Porque por mais que ele tenha 5 setores diferentes, se um deles for mal, aquela parte da carteira vai mal.

Imagine que são 6 empresas do setor de energia. Se houver uma crise hidrelétrica como ocorreu no período do FHC, todas elas poderão ter problemas. E aí 20% da carteira dele fica comprometida.

Isso sem falar que se faltar energia, provavelmente outras partes da carteira também serão prejudicadas hehehe.

Por isso que nem sempre a quantidade de ações leva à diversificação. Tudo vai depender do que ele tem na carteira.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...