railson Alexandre da silva Postado 10 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2022 Se eu mesmo diversificar comprando vários CRIs não seria melhor do que investir FIIs de papel já que eu não sofreria com a variação da cota e nem pagaria taxa de performance? Qual a opinião de vocês? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Leonardo Salles Binato Postado 10 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2022 Por um tempo eu também me fazia a mesma pergunta, no entanto, quando você vai analisar a composição da carteira dos ativos que compõe o fundo de papel você vai ver que o % de retorno é bem maior dos que o que você consegue contratar no mercado. Pelo fator de que o FII consegue "emprestar" uma quantidade de $ muito maior que a pessoa física, eles conseguem negociar rentabilidade muito melhor, além de que você terceiriza o trabalho da análise do risco, rentabilidade, prazo e etc para o gestor do Fundo. Claro que você também tem que analisar o risco do FII de papel que você quer comprar, dar uma olhadinha na composição de carteira do fundo, preço negociado e etc. Mas ao meu ver possui sim algumas vantagens de ter FIIs de papel. Mas isso não exclui a possibilidade de você diversificar a sua carteira de renda fixa colocando alguns CRIs/CRAs que fazem sentido na sua estratégia. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 10 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2022 Quando você compra através de um FII você consegue diversificar mais, consegue comprar CRIs que não esta a disposição do investidor comum, sem contar que tem um gestor especializado em gestão de risco, uma equipe gigante trabalhando para você. E se por acaso acontecer algum problema, vai representar um porcentual muito pequeno do patrimônio do FII 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Time AUVP (Admin) Leonardo Grigorio Araujo Postado 10 de Outuro de 2022 Time AUVP (Admin) Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2022 Bom dia Railson, Acredito que essa dúvida seja o mesmo raciocínio para: comprar ações ou investir em ETFs/Fundos? comprar imóveis ou investir em FIIs? Cada caso tem uma explicação mais "técnica", mas ao meu ver, chegamos fundamentalmente em duas variáveis: 1. Montante para investir Acredito que investir com pouco dinheiro te coloca num risco maior pela impossibilidade da diversificação. Exemplo: O BOVA11 está custando R$112,07. Ou seja, com esse custo aí conseguiríamos diversificar, consequentemente reduzindo nosso risco, entre 93 ativos diferentes só por estar posicionado num ETF. Por outro lado, a diversificação limita sua rentabilidade, além de taxas como a de performance que citou. É aí que entra o conhecimento... 2. Conhecimento Acho que esse aqui é, em maior parte, a real resposta para a dúvida. Justamente porque se você realmente entende no que está investindo o risco é menor. Os donos desses fundos provavelmente tem uma equipe estudando para investir nos melhores papéis possíveis com um risco moderado (ao menos essa é a intenção né haha). Você está pagando a taxa de performance ou de administração justamente por esses esforços, se acha que tem conhecimento suficiente para fazer o trabalho deles melhor, então possivelmente vale a pena você mesmo pesquisar e investir. Este conhecimento seria tanto sobre os indicadores, fundamentalmente, talvez até empiricamente para chegar numa boa análise. Sendo assim, acredito que a gigantesca maioria das pessoas se sairiam melhor focando em seu próprio trabalho e aumentando seus aportes do que desviando de suas funções para tentar ganhar 1% a mais ou menos de aportes quase que fixos por longos períodos. Seguindo o raciocínio do parágrafo acima, no entanto, geraria a dúvida de "ah, pra quê aprender a investir então? só colocar num fundo e f*dse". A ideia, ao menos ao meu ver, é de ignorar a zona de conhecimento/esforço "plateau" no qual pertence à profissionalização daquele determinado conhecimento. Muito tempo para pouca diferença na rentabilidade. O gráfico lá embaixo explica melhor. As pessoas, no geral, estão lá na pontinha entre o eixo X e Y sem quaisquer conhecimentos sobre investimento e provavelmente terceirizam suas decisões financeiras deixando na famosa poupança do banco. Ir do zero até o plateau, em termos de conhecimentos, leva bem menos tempo que continuar tentando se especializar. Assim, com pouco tempo se chega num nível onde a diferença em rentabilidade é absolutamente notável. Acredito que a UVP, por exemplo, é um curso que deixa as pessoas num nível de pré-especialização, justamente nessa zona do plateau. Ficam aptas a entender se entraram num bom ETF, FII ou se diversificaram seus investimentos bem o suficiente entre ações sejam de crescimento ou boas pagadoras de dividendos. Sendo assim, estão tendo rentabilidades reais em cima de seus patrimônios e podendo focar ao nível Plateau em suas profissões, o que garante um retorno de longo prazo bem mais próspero. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Douglas Quintanilha Miranda De Souza Postado 3 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Novembro de 2022 Tem a questão que bons FII's de papel conseguem o imóvel do CRI e LCI como garantia em caso de inadimplencia. Diferente de meros mortais como nós se comprarmos Renda Fixa não coberta pelo FGC. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Heberth Jorge Feres Postado 3 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Novembro de 2022 Pessoal ai já deu aula... 👆 As vezes a taxa de administração se perde nas percentagens a menos de premio que você conseguiria investindo por si próprio. Isso que na IsaEx você tem taxa melhor do que nas outras corretoras. IPCA+ 13,50% no MFCR11. Olha que absurdo esse premio. Num dia bom você consegue IPCA + 9% em um título arriscadíssimo como da BRK Financeira. Acho que é bom ter de tudo um pouco. Porque não ter FIIs e CRIs na carteira? Não precisa se um ou outro. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
railson Alexandre da silva
Se eu mesmo diversificar comprando vários CRIs não seria melhor do que investir FIIs de papel já que eu não sofreria com a variação da cota e nem pagaria taxa de performance? Qual a opinião de vocês?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
10/Out
4
3/Nov
2
Top Posters For This Question
Leonardo Grigorio Araujo 1 post
Leonardo Salles Binato 1 post
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 1 post
railson Alexandre da silva 1 post
DIAS POPULARES
10/Out 2022
4 posts
3/Nov 2022
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Leonardo Salles Binato
Por um tempo eu também me fazia a mesma pergunta, no entanto, quando você vai analisar a composição da carteira dos ativos que compõe o fundo de papel você vai ver que o % de retorno é bem maior dos q
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
Quando você compra através de um FII você consegue diversificar mais, consegue comprar CRIs que não esta a disposição do investidor comum, sem contar que tem um gestor especializado em gestão de risco
Leonardo Grigorio Araujo
Bom dia Railson, Acredito que essa dúvida seja o mesmo raciocínio para: comprar ações ou investir em ETFs/Fundos? comprar imóveis ou investir em FIIs? Cada caso tem uma explica
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts